As 8 melhores séries derivadas de Star Wars, ranqueadas

Capa da Publicação

As 8 melhores séries derivadas de Star Wars, ranqueadas

Por Equipe Legião dos Heróis

Iniciada nos anos 70, Star Wars se tornou uma das franquias mais populares do mundo graças ao carismático universo criado por George Lucas. Desde então, a saga galáctica continuou crescendo com os lançamentos de novas produções, como as séries derivadas que seguem expandindo o cânone com programas excelentes.

Pensando nessas produções seriadas de qualidade, nesta lista você encontra as 8 melhores séries derivadas de Star Wars, ranqueadas!

Imagem de capa do item

8 - Obi-Wan Kenobi

Marcando o retorno de Ewan McGregor e Hayden Christensen à franquia, a minissérie Obi-Wan Kenobi chegou ao Disney+ em 2022 para explorar os anos de exílio do famoso Mestre Jedi. Situada entre os eventos de A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, a produção acompanha Ben Kenobi em uma complicada missão de resgate envolvendo a pequena Leia Organa.

Embora não seja perfeita, Obi-Wan Kenobi fez sucesso entre o público graças ao carisma do personagem, que é um dos mais adorados da franquia. Além disso, o retorno de Christensen para mostrar os primeiros anos de Anakin Skywalker na armadura de Darth Vader, assim como as inseguranças de Kenobi em relação ao antigo aprendiz, foram bons acertos da minissérie.

Imagem de capa do item

7 - Star Wars: The Bad Batch

Ambientada após os eventos de A Vingança dos Sith, a série animada The Bad Batch explora os primeiros anos do Império, trazendo mais detalhes sobre um período não tão explorado pelos filmes da franquia.

Na trama, acompanhamos os membros de um esquadrão de clones experimentais depois das intensas Guerras Clônicas. E é aqui que está o lado interessante da série, já que a produção mostra como foi feita a substituição dos Clones por Stormtroopers à medida que o Império ganhava cada vez mais força.

Apesar de ter altos e baixos em seus episódios, The Bad Batch segue como uma das melhores séries da franquia por contar com personagens cativantes e boas sequências de ação, assim como mistérios no enredo que são muito bem explorados.

Imagem de capa do item

6 - Ahsoka

Um dos lançamentos mais recentes da franquia no Disney+, a série Ahsoka também está entre as melhores séries derivadas de Star Wars. Estrelada por Rosario Dawson, que vive a personagem titular, a produção conseguiu captar o interesse dos fãs ao contar com uma atmosfera similar à dos filmes clássicos e uma emocionante aventura pela galáxia.

Quase uma continuação da animação Star Wars Rebels, Ahsoka surpreendeu por colocar no centro do debate toda a questão envolvendo os dois lados da Força, além de explorar a personalidade da personagem no live-action (que tinha feito uma participação especial breve em The Mandalorian) e apresentar vilões do universo expandido.

Imagem de capa do item

5 - The Mandalorian

Já que falamos de The Mandalorian acima, aqui vai mais uma boa produção derivada de Star Wars no universo da TV. Apesar da terceira temporada da série estrelada por Pedro Pascal ter sofrido uma queda na qualidade, ainda assim não dá para não citar o programa criado por Jon Favreau.

Primeira série live-action de Star Wars no Disney+, The Mandalorian conquistou o público quando estreou em 2019 no streaming graças ao encontro de Din Djarin e Grogu, apelidado carinhosamente de Baby Yoda na época. Com uma trama ambientada poucos anos após os eventos de O Retorno de Jedi, a série fez um baita sucesso ao mostrar a jornada de um guerreiro solitário que embarca em várias aventuras por territórios esquecidos, revitalizando toda a atmosfera contagiante dos clássicos da franquia.

Imagem de capa do item

4 - Star Wars: The Clone Wars

The Clone Wars é, de longe, uma das séries derivadas de Star Wars mais bem-sucedidas da franquia. Com sete temporadas no total, a animação teve lá seus momentos ruins, mas o saldo final sempre foi muito positivo justamente pela produção ter explorado acontecimentos, conceitos e personagens (como a própria Ahsoka Tano) da saga com ousadia.

Situada durante a era da Queda dos Jedi, The Clone Wars mostra o período das Guerras Clônicas com o formato de antologia, o que abriu espaço para contar diferentes histórias ambientadas no período. Influente em todos os aspectos, a série animada abriu portas para que a franquia expandisse ainda mais o seu cânone, influenciando até mesmo produções como The Mandalorian.

Imagem de capa do item

3 - Andor

Atire a primeira pedra quem achou que uma série derivada do filme Rogue One poderia se tornar uma das melhores produções de Star Wars. Estrelada por Diego Luna, que volta a viver seu personagem de Rogue One na série, Andor pegou todo mundo de surpresa com uma trama envolvente que escancara o governo ditatorial comandado pelo Império à medida que a Aliança Rebelde começa a dar seus primeiros passos.

Apesar de ter tido um pouco de dificuldade em amarrar pontas soltas envolvendo o passado de Cassian, Andor é facilmente a melhor série live-action de Star Wars, já que soube explorar um período sombrio da franquia sem medo de colocar o dedo na ferida, expondo as ações totalitárias do Império e a maneira como o povo sofreu nas mãos desse governo. Com um elenco de peso, a produção ainda mostrou os bastidores do Senado e como uma união de rebeldes começou a surgir na galáxia.

Imagem de capa do item

2 - Histórias dos Jedi

Com seis episódios breves, a antologia animada Histórias dos Jedi também surpreendeu ao entregar qualidade do começo ao fim. Altamente elogiada pela crítica especializada e pelos fãs de Star Wars, a série acompanhou a jornada de dois personagens icônicos da franquia: Ahsoka Tano e Conde Dookan.

Mesmo com capítulos chegando a 15 minutos de duração, Histórias dos Jedi conseguiu explorar com maestria o passado de ambos os protagonistas, evidenciando momentos marcantes de cada vivência. Por mais clichê que possa parecer, a produção antológica focada nos Jedi foi praticamente uma carta de amor aos fãs de Star Wars.

Imagem de capa do item

1 - Star Wars Rebels

Em primeiríssimo lugar, Star Wars Rebels reúne tudo do melhor que há na franquia. Situada após a queda do Império, a série animada abraçou a influência de The Clone Wars aprimorando a narrativa com personagens carismáticos e uma trama muito original.

Ao longo de quatro temporadas, Rebels acompanha as aventuras de uma equipe rebelde que tenta acabar com o que restou do Império, uma missão que leva o grupo a enfrentar novos inimigos e desafios perigosos. Marcada por acontecimentos icônicos (como a batalha final entre Obi-Wan Kenobi e Darth Maul), a animação expandiu a franquia sem medo e com uma qualidade absurda do começo ao fim.