As 5 melhores e as 5 piores teorias sobre Game of Thrones!

Capa da Publicação

As 5 melhores e as 5 piores teorias sobre Game of Thrones!

Por Márcio Jangarélli

A base de fãs de Game of Thrones adquiriu essa cultura de teorias, especulando sobre cada pedacinho da história da guerra pelo Trono de Ferro, gerando histórias bem legais e rumores, pra dizer o mínimo, absurdos. Escolhemos as 5 melhores e as 5 piores teorias sobre Game of Thrones! Sobre as piores, as colocadas aqui ainda não estão no nível absurdo, só são um tanto improváveis mesmo. Se a sua teoria favorita não está na lista, deixa aí nos comentários.

Tema sugerido pelo leitor Kauã Maia!

Imagem de capa do item

Piores #1 - Dragão de Gelo

Ainda que seja uma ideia de encher de ansiedade qualquer fã de histórias fantásticas, a teoria do Dragão de Gelo não faz muito sentido. A especulação é que, dentro da Muralha, um Dragão de Gelo gigantesco estaria adormecido e, quando o momento chegar, ele iria acordar e derrubar tudo aquilo, não deixando muito certo de que lado da batalha a criatura ficaria, provavelmente com os Outros.

O problema nessa teoria é que ela parece fantástica demais até para GoT. É dito que a Muralha foi construída 8000 anos antes do tempo da história, depois da Batalha pela Aurora, por Bran, o Construtor, para impedir que os Outros atravessassem. As Crianças da Floresta teriam usado mágica na construção da Muralha também, para impedir os Caminhantes Brancos e qualquer tipo de ser corrompido de atravessá-la. Sem dragões.

Não que não possa existir um Dragão de Gelo. O Martin escreveu um livro infantil com esse título e, bom, nunca se sabe que tipo de monstros o Rei da Noite tem ao seu dispor, porém, dentro da Muralha, é muito improvável.

Imagem de capa do item

Piores #2 - Bran mexendo na linha do tempo

Essa é mais ligada à série, depois de mostrada a história do Hodor. Quando Bran warga no Hodor mais novo dentro de uma de suas visões do passado, ele traumatiza o jovem Sir Willis o transformando no gigante problemático que conhecemos. Muitos começaram criar teorias sobre a interferência no tempo feita pelo Bran e em como o Bran já poderia ter interferido no tempo de outras formas, ou o próprio Corvo poderia ter feito isso, criando as teorias mais malucas possíveis. Improvável.

O episódio do Hodor foi mostrado como uma ocasião específica que, no final, serviu mais como um loop no tempo, algo que desde sempre iria acontecer, seguindo a ideia do tempo cíclico, que não é, necessariamente, o Bran estragando a linha temporal. Não que algo do tipo não possa acontecer de novo, mas se acontecer, o que é difícil, vai seguir a mesma ideia de ciclo, sem aquelas tramas de super-heróis que mexem no tempo, como Flash ou os X-Men. Não vai ter Flashpoint em Westeros.

Imagem de capa do item

Piores #3 - Tyrion Targaryen

Muitos acreditam que o Tyrion seria filho do Rei Aerys II com a Joanna, mulher do Tywin, o que contribuiria para a ideia do anão ser uma das “três cabeças do dragão” e etc. Em certos pontos, a teoria faz sentido, por conta da relação entre Aerys e Tywin ficar turbulenta depois de um tempo, além do ódio do pai Lannister por seu filho e o fascínio de Tyrion por dragões.

No entanto, todos esses pontos tem outras explicações, como o ciúme e a loucura do Rei Aerys afetando sua relação com a Mão do Rei, Joanna ter morrido ao dar à luz ao Tyrion, um bebê deformado, levando o amor da vida de Tywin embora, e, bom, quem não gosta de dragões, certo?

Ainda, essa teoria vai contra o desenvolvimento do Tyrion, que entrou em um caminho para se tornar cada vez mais parecido com seu pai, pelo menos em certos aspectos. Tyrion não precisa ser Targaryen para ganhar importância. Nem todo mundo é Targaryen. Lidem com isso.

Imagem de capa do item

Piores #4 - Homens Sem Rosto por toda parte

Essa vale mais para os livros que para a série. Quando a ideia dos Homens Sem Rosto surgiu, junto dela veio uma enxurrada de teorias sobre os mais diversos personagens serem Homens Sem Rosto. Desde o Ned Stark, decapitado, que ainda estaria vivo e aquele era um Homem Sem Rosto, até aquela tradicional dos fãs querendo reviver o Syrio Forel de todas as formas possíveis, tentando fazer dele um dos sem rosto.

Algumas teorias sobre os assassinos são sim plausíveis, como a ideia de Baelon Greyjoy ter sido assassinado por um dos servos do Deus de Muitas Faces contratados por Euron Greyjoy, por exemplo.

Imagem de capa do item

Piores #5 - E viveram felizes para sempre

Para fechar essa parte, falemos sobre as teorias do final da saga. É incrível, mas muita gente realmente acredita que Game of Thrones ou ACGF vão ter um final feliz, lotado de justiça, com Daenerys se casando com Jon Snow e instaurando um governo democrático em Westeros.

Pessoal, as coisas não funcionam assim. O próprio autor já disse que o final da saga será “agridoce”. Não esperem grandes casamentos, festividades, amor e felicidade para GoT, afinal, sempre que um evento desses acontece na história, ele é seguido de muito sangue.

Imagem de capa do item

Melhores #1 - Fogo-Vivo x Outros

Uma ideia que deixou muitos fãs animados depois do episódio com as visões do Bran sobre o fogo-vivo é que essa pode ser uma arma eficaz contra os Outros e seus Wights.

Já sabemos que os mortos-vivos mesmo são vulneráveis ao fogo, tanto que muita gente está esperando para ver uma dizimação de zumbis por fogo de dragão no futuro. Quem sabe fogo-vivo não é uma arma melhor ainda? Isso se a Cersei economizar seus estoques, certo?

Imagem de capa do item

Melhores #2 - Rainha Louca

A Teoria da Rainha Louca se refere a duas personagens: Cersei e Daenerys. No caso da Cersei, já vimos que o caminho dela está mais do que traçado, fazendo todos os paralelos possíveis com a história do Rei Aerys II, seu aprisionamento, loucura e paixão por fogo. Já para parte da Mãe dos Dragões, a coisa é um pouco mais submersa, falando sobre a herança da loucura em seu sangue.

Existe esse ditado na história de que, quando um bebê Targaryen nasce, joga-se uma moeda para saber se ele vai ser um grande governante ou um da linhagem dos loucos. Daenerys já se mostrou extremamente impiedosa e, muitas vezes, descontrolada, questionando a si mesma o quanto herdara do pai. Quantas Rainhas Loucas cabem na história?

Imagem de capa do item

Melhores #3 - Valonqar

O Valonqar é uma das profecias feitas pela Maggy, a Rã, para a Cersei, quando ela ouviu também sobre seu casamento, a morte de seus três filhos e a rainha mais jovem que tomaria seu lugar. No caso, a profecia fala que o valonqar, que vem do valiriano, algo traduzido como “irmão mais novo”, seria responsável pela morte da Rainha Lannister.

Para a Cersei, é mais que óbvio que esse é o Tyrion, seu irmão mais novo, por isso todo o ódio da Lannister pelo anão. Porém existem várias teorias apontando outros candidatos, como o Jaime, que também é seu irmão mais novo, ainda que sejam irmãos gêmeos, ela nasceu primeiro. Essa é a ideia mais aceita, algo trágico e romântico. Ainda, já foi dito que a tradução é um tanto errônea, e valonqar não possui gênero, então poderia ser irmã mais nova. E nem precisa ser irmão ou irmã da Cersei, basta ser o caçula da família. Nisso, o leque se abre em várias possibilidades, como a Arya, garota mais nova dos Stark, Sandor Clegane, mais novo que o Montanha, o próprio Tommen, caçula dos filhos da Cersei, etc.

Imagem de capa do item

Melhores #4 - A queda da Muralha

E a Muralha, vai cair? A Muralha é o único impedimento, físico e mágico, para os Outros em sua busca por invadir Westeros, então sim, uma hora a Muralha vai cair. As teorias sobre a queda da Muralha vão desde o Dragão de Gelo, lá atrás, até o Bran, marcado pelo Rei da Noite, atravessando e derrubando a Muralha da forma mais mundana possível.

Dentro dessas especulações, temos a ideia do Berrante de Joramun, um berrante feito por Joramun, um dos Reis-Pra-Lá-Da-Muralha, que podia acordar os “gigantes da terra” quando soprado. É dito que, no tempo atual, o berrante seria capaz de derrubar a muralha. Alguns personagens já foram vistos com berrantes que podem ser o Berrante de Inverno, como o que o Sam encontra no Punho dos Primeiros Homens, o falso Berrante do Mance Rayder e o berrante que pode domar dragões, em posse de Euron Greyjoy, que diz tê-lo encontrado nas ruínas de Valiria. Quem sabe como e por quem a Muralha vai cair?

Imagem de capa do item

Melhores #5 - As Três Cabeças do Dragão

A ideia vinda do estandarte da família Targaryen, com o dragão de três cabeças, da conquista de Westeros com suas duas irmãs-esposa e algumas visões. As três cabeças do dragão são três pessoas que vão montar dragões, provavelmente junto da Daenerys, para algum grande propósito no futuro, podendo ser a batalha contra os Outros ou uma retomada de Westeros depois de algum governo terrível.

Alguns acreditam que apenas Targaryens fazem parte dessa lenda, então seria Daenerys, Jon, no caso de ele ser Targaryen, o que foi comprovado agora, e algum outro sangue-de-dragão perdido, possivelmente Aegon, o sobrinho dado como morto da Daenerys, que pode estar vivo nos livros.

Outros acreditam que não, não precisa ser Targaryen para participar dessa dança. Então, as teorias abrangem inúmeros personagens, desde alguns Stark, como a Arya ou Bran, que wargaria em um dragão, até o Tyrion e seu amor pelos répteis. No caso, essa teoria implica também na especulação do Tyrion Targaryen, mas, como vimos na série, parece que nem todos os estrangeiros serão tostados, como Quentyn Martell nos livros, pelos dragões em uma tentativa de contato. Daenerys, Jon e Tyrion? Bran? Arya? Cersei e seu dragão de fogo vivo? O Viseryon e o Rhaegal ainda estão com espaço vago.

Imagem de capa do item

#Bônus: Lady Stoneheart

Essa é apenas sobre a série. Gente, chegou a famosa hora de parar. Muitos ainda estão criando teorias e esperanças da Senhora Coração de Pedra aparecer na próxima temporada. Se ela não apareceu na terceira, na quarta e nem nessa última temporada, ela não vai aparecer mais. Chega. Os produtores estavam falando sério sobre o assunto. Abandonem o barco.