As 15 melhores reviravoltas do Universo Cinematográfico da Marvel!
As 15 melhores reviravoltas do Universo Cinematográfico da Marvel!
Porque todos nós gostamos de um bom plot twist!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Ao longo de quase uma década, o Universo Cinematográfico da Marvel ficou recheado de filmes, séries, curtas-metragens e outras produções menores. E algo que nunca faltou a esses projetos foi emoção. Muitos filmes trouxeram consigo grandes reviravoltas e isso também foi espelhado na TV.
Nesta lista, listamos as quinze melhores reviravoltas e plot twists do MCU, então já fique alertado de alguns possíveis spoilers a seguir…
Imagens: Reprodução
Não me viu chegando?
Quando Vingadores: Era de Ultron estreou em 2015, o filme trouxe consigo novas adições para os Heróis Mais Poderosos da Terra, que incluíam o Mercúrio e a Feiticeira Escarlate. Contudo, ninguém esperava que um deles fosse morrer logo no próprio filme de estreia.
Infelizmente foi o que aconteceu com o Mercúrio. Após ter uma rivalidade amigável com o Gavião Arqueiro, o velocista se sacrificou para salvar o herói e uma criança, presas na linha de tiro de Ultron. E isso deixou os fãs chocados.
Jogo de cena
Por mais que eu seja apedrejado com esse item, preciso dizer: a reviravolta do Mandarim em Homem de Ferro 3 é uma das mais bem construídas pela Marvel. Aqui, o vilão ameaçador que estava sendo construído ao longo do filme é revelado como um ator, enquanto o "verdadeiro" Mandarim é Aldrich Killian, motivado por uma birra contra Tony Stark.
Contudo, o que torna essa reviravolta tão interessante é a forma como ela serve para discutir temas da política e mídia atual, e como o ocidente busca inimigos no oriente para criar ameaças internas e uma "face" para o mal e o terrorismo no mundo. E além do mais, o princípio de uma boa reviravolta é surpreender o público, algo que definitivamente aconteceu aqui.
A morte de um Vingador
Os Vingadores foi o primeiro filme que nos fez admirar a escala do Universo Cinematográfico da Marvel. O filme uniu heróis apresentados ao longo de outros longa-metragens, criando uma super-equipe poderosa e disposta a salvar o mundo de qualquer ameaça que surgir no horizonte.
Mas para que a equipe se unisse, alguém precisaria se sacrificar. Um dos momentos mais desesperadores e chocantes acontece quando Loki perfura o coração do Agente Coulson com seu cetro. Eventualmente, Coulson seria ressuscitado pela S.H.I.E.L.D. e protagonizaria sua própria série, mas até aqui, foi um grande choque para os fãs do carismático agente.
O nascimento do Monge de Ferro
Embora a Marvel tenha um problema constante com seus vilões, alguns deles são memoráveis. É o caso do Monge de Ferro, que apareceu em Homem de Ferro, de 2008. O personagem interpretado por Jeff Bridges parecia ser um aliado de Tony Stark, mas logo se revelou uma cobra preparada para destilar todo seu veneno.
A cena em que ele finalmente se revela, em um evento, é definitivamente uma boa surpresa não apenas para o público, mas também para o próprio Tony, que fica chocado com a traição do sócio. Pouco depois, outra cena marcante mostra ele paralisando e quase matando Stark em busca de sua tecnologia.
O Soldado Invernal
A morte de Bucky Barnes é certamente um dos momentos mais sentimentais de Capitão América: O Primeiro Vingador. É lá que Steve Rogers se dá conta de que perdeu seu melhor amigo e aliado. Contudo, em O Soldado Invernal, as coisas mudam drasticamente.
Enquanto Steve investiga o misterioso vilão que dá nome ao filme, ele descobre que se trata de ninguém menos que o próprio Bucky, completamente amnésico com relação ao passado. Embora a reviravolta já fosse esperada pelos fãs de quadrinhos, o público geral definitivamente se surpreendeu com o retorno de Barnes.
Um conquistador cruel
O mais recente filme lançado pela Marvel Studios foi Guardiões da Galáxia Vol. 2, trazendo consigo uma nova história que revela de vez quem era o pai de Peter Quill. Trata-se de Ego, o Planeta Vivo, uma entidade que viajou pelo universo e engravidou a mãe do Senhor das Estrelas, antes de retornar para o espaço.
Contudo, conforme a história vai avançando, nós descobrimos a história macabra por trás do personagem. Logo é revelado que ele engravidou mulheres de diversas raças, atraiu seus filhos e os matou, um a um. Isso sem contar o fato de que foi ele o responsável pelo câncer de Meredith Quill. Ainda bem que Peter consegue destruí-lo ao final do longa.
Saudando o rei
Para todos os que ficaram ultrajados com a reviravolta do Mandarim em Homem de Ferro 3, há uma saída simples lançada em Todos Saúdam o Rei, um curta-metragem que acompanhou o Blu-Ray de Thor: O Mundo Sombrio.
Aqui, vemos Trevor Slattery na prisão, sendo entrevistado por seus crimes. A reviravolta acontece quando o seu entrevistador se revela como um aliado dos Dez Anéis e sequestra Slattery para o verdadeiro Mandarim - que sim, existe e ainda está à solta, enfurecido com a farsa montada por Slattery e por Aldrich Killian.
Queda nos negócios
Quando Luke Cage foi lançada, a Netflix já tinha se estabelecido com Demolidor e Jessica Jones, séries que possuem vilões muito fortes e marcantes. Não foi diferente quando a série do Herói Blindado apresentou Boca de Algodão, um chefão do crime que comandava sua própria casa noturna no Harlem.
Contudo, o grande ponto de virada da série acontece quando o vilão é morto por sua prima, Mariah, na metade da primeira temporada. Todos os fãs ficaram completamente embasbacados com a repentina reviravolta, que ajudou a sedimentar outro vilão do herói, o Cascavel - ainda que ele não tenha se saído muito bem, comparado ao Boca de Algodão.
Despertar inumano
Quando Agentes da S.H.I.E.L.D. começou a ser exibida em 2013, um dos maiores segredos da série dizia respeito à identidade secreta de Skye, uma menina com um passado misterioso recém-recrutada pela S.H.I.E.L.D.. A primeira temporada chegou ao fim e esses mistérios ainda não foram respondidos, até que veio o segundo ano da série.
Aos poucos, a série começou a apresentar o conceito dos Inumanos, sem sequer dar nome à raça. Porém, na midseason finale de sua segunda temporada, a surpresa veio quando descobrimos que Skye era uma deles e que se chamava Daisy Johnson, a heroína conhecida como Tremor nas HQs.
A Fase 2
Mais uma vez, retornamos a Os Vingadores. O filme possui a batalha final mais memorável de todos os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, e boa parte disso se deve à invasão Chitauri conduzida por Loki. A surpresa vem quando o alto-conselho da S.H.I.E.L.D. revela o segredo por trás dos planos da chamada "Fase 2".
Na Fase 2, a própria S.H.I.E.L.D. usa armas de destruição em massa como último recurso para se salvar de ameaças extremas. E dessa forma, o governo autoriza o lançamento de uma bomba nuclear em meio a Nova York. Com sorte, Tony Stark consegue jogá-la em um buraco de minhoca no espaço.
Divididos cairemos
Lançado no ano passado, Capitão América: Guerra Civil é um dos filmes favoritos dos fãs em meio ao MCU. Aqui, o vilão Zemo traça um plano cauteloso para colocar os Vingadores contra si próprios, quebrando a equipe ao meio e deixando o mundo mais desprotegido.
Tudo isso chega a um ponto de ebulição quando o vilão finalmente revela algo chocante que liga o passado do Homem de Ferro, do Capitão América e do Soldado Invernal: foi Bucky Barnes o responsável pela morte dos pais de Tony e isso é a gota d'água para que o Vingador ataque o Soldado Invernal e o Capitão América, que estava o defendendo.
O Deus da Trapaça
Thor: O Mundo Sombrio é um filme geralmente bem esquecido pelos fãs, principalmente por não conter vilões bons ou uma trama muito original. Porém, é o filme que melhor explora a relação entre Thor e Loki, e é certamente abrilhantado pelo talento de Tom Hiddleston.
Ao longo do filme, Loki supostamente morre graças ao Kurse e isso causa grande dor ao seu meio-irmão. Contudo, ele é o Deus da Trapaça e ao final do filme, podemos ver que ele conseguiu substituir Odin no trono de Asgard.
Titã Louco e Mestre das Marionetes
No ano que vem, Vingadores: Guerra Infinita chega aos cinemas, mostrando os Heróis Mais Poderosos da Terra imersos em uma voraz batalha contra Thanos, o Titã Louco. Contudo, o vilão fora apresentado pela primeira vez em Os Vingadores, em uma cena pós-créditos que fez os fãs perderem a cabeça.
Aqui, vemos que Thanos foi o responsável por enviar Loki à Terra, em busca do Tesseract. Além disso, ele parece estar por trás de diversos eventos relacionados aos Vingadores, o que mostra que ele já está mais do que preparado para combater a equipe.
Lobo em pele de cordeiro
Capitão América: O Soldado Invernal foi um grandioso ponto de virada para o Universo Cinematográfico da Marvel, apresentando uma gigantesca reviravolta que definiria o curso de tudo que estava por vir. E Agentes da S.H.I.E.L.D. foi uma das maiores beneficiadas desse plot twist.
Ao final da primeira temporada, descobrimos que Grant Ward sempre foi um agente da HIDRA disfarçado dentro da equipe e a cena em que ele se revela, matando Victoria Hand é definitivamente um dos momentos mais surpreendentes da história da série.
Salve a HIDRA!
Por fim, resta falar de algo que já mencionamos no item anterior. Capitão América: O Soldado Invernal é um filme que trouxe consigo diversas reviravoltas, mas uma se destaca com maestria: a sobrevivência e a infiltração da HIDRA na S.H.I.E.L.D.
O filme faz um excelente trabalho ao mostrar que a organização nazista está mais viva do que nunca e conseguiu plantar raízes nas mais importantes elites políticas do globo. Vale lembrar, também, que a reviravolta impactou todo o Universo Cinematográfico da Marvel, criando uma trama que causa consequências até hoje.