As 15 melhores frases de filmes de super-heróis!
As 15 melhores frases de filmes de super-heróis!
Porque o bom do cinema é deixar frases marcantes para a eternidade!
Nós, frequentemente, nos pegamos repetindo frases e diálogos de filmes famosos. Não necessariamente porque são boas ou inspiradoras, mas porque elas às vezes possuem grande importância para a trama de algum longa e logo são gravadas em nossas memórias.
Com filmes de super-heróis não é nem um pouco diferente e por isso, resolvemos separar quinze frases, diálogos e citações de filmes baseados em quadrinhos de super-heróis.
Contudo, não espere ver bordões de personagens aqui, como “Hulk esmaga!” ou “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades“, uma vez que demos preferência a frases originais.
Créditos: Divulgação
"Esse é o meu segredo, Capitão. Eu estou sempre com raiva."
Embora não pareça, o Hulk é um dos personagens mais complexos e marcantes dos quadrinhos, principalmente por toda sua conflituosa relação com seu alter-ego humano, o cientista Bruce Banner.
Em Os Vingadores, em um momento de descarga emocional e catarse do público, o cientista chega no meio do campo de batalha e logo se propõe a enfrentar um leviatã Chitauri... mas não antes de proferir essa icônica frase.
"Você já dançou com um demônio à luz do luar?"
Apesar do personagem ter ganhado diversas interpretações no cinema, o Coringa de Jack Nicholson, em Batman é certamente uma das versões mais queridas do vilão pelos fãs.
Cheio de frases ácidas e cruéis, o personagem consegue ter um charme maníaco, ao mesmo tempo em que se mostra um pensador nato. Essa frase é dita em uma cena com Vicki Vale e com o próprio Batman, e define bem o lado sádico do vilão.
"Quaisquer sejam as coisas que a vida guarde para mim, nunca me esquecerei dessas palavras: 'Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.' Esse é meu dom. Minha maldição. Quem eu sou? Eu sou o Homem-Aranha."
Mais do que tudo, um filme precisa saber bem como começar e como terminar. O primeiro Homem-Aranha de Sam Raimi sabe fazer isso maravilhosamente bem. O longa abre com um belo discurso de Peter Parker se questionando quem é.
Ao longo do filme, o personagem vai ganhando força e se torna, de um rapaz normal, em um grande super-herói para a cidade de Nova York. E essa citação fecha o filme, mostrando toda a evolução do personagem e o fim de sua jornada... ou melhor, o começo.
"Ou você morre herói ou vive o suficiente para se ver tornando-se um vilão."
Batman: O Cavaleiro das Trevas é um filme excelente, que trouxe diversas citações marcantes consigo (e você verá algumas delas adiante). Em diversos momentos, os personagens trazem, em seus diálogos, simbologias e representações que mostram um pouco do que eles significam.
O Duas-Caras tem um desses momentos no filme - e trouxe uma frase que ficou eternizada pelos fãs. Em uma conversa com Bruce Wayne e Rachel Dawes, Harvey Dent solta essa brilhante frase, que acompanharia seu personagem durante todo o longa-metragem.
"Você dará ao povo da Terra um ideal pelo qual se guiar. Eles irão correr atrás de você. Eles vão tropeçar, eles vão cair. Mas quando a hora chegar, eles vão se juntar a você no sol, Kal. Quando a hora chegar, você os ajudará a realizarem maravilhas."
O Superman representa um ideal fantástico para um mundo cheio de esperança e prosperidade. Isso é matéria para diversos quadrinhos, séries e filmes ao longo da história.
Embora Homem de Aço tenha sido criticado justamente pela forma como representa o seu herói titular, o filme conseguiu reunir belos diálogos e, em um deles, o pai do Superman, Jor-El explica todo o potencial do filho antes de enviá-lo à Terra.
"Às vezes, quando você aprisiona a fera, a fera fica irada."
A saga dos X-Men nos cinemas é pontuada por altos e baixos. X-Men: O Confronto Final, terceiro filme da trilogia original, é certamente considerada um pico negativo, mas tem seus momentos de brilho.
Em determinado momento do filme, Wolverine tem uma grande discussão com Xavier a respeito das amarras mentais colocadas em Jean Grey. Ao longo da conversa, ele solta essa frase que serve não apenas para representar o poder destrutivo da Fênix, mas também para relembrar o passado sombrio de Logan.
"É melhor dessa forma... Eu não sirvo para isso... Coisas ruins acontecem com as pessoas com as quais eu me importo."
"Então eu ficarei bem."
Logan é certamente um filme que veio para arrancar lágrimas do público. Desde seu início, a última aventura do Wolverine mostra não apenas sua luta por sobrevivência, mas também como o surgimento da X-23 afeta sua vida.
Em um dos momentos mais dramáticos do longa, os dois personagens conversam sobre tudo que deu errado em sua jornada, e por fim, o Wolverine acaba dizendo que é melhor dessa forma... O que não esperávamos é que a resposta de Laura fosse tão bruta e dolorosa.
"Grande homem em uma armadura de metal. Tire isso e o que você é?"
"Gênio, bilionário, playboy e filantropo."
Embora tenha sido em Capitão América: Guerra Civil que Steve Rogers e Tony Stark tenham finalmente caído na porrada, a tensão entre os dois existiu desde seu primeiro encontro, em Os Vingadores.
Essa cena, em especial, mostra um pouco da realidade dos dois heróis. Lutando sempre por seus ideias, o Capitão América acaba vendo o Homem de Ferro como um homem arrogante... e ele não está de todo errado.
"Alguns homens não procuram algo lógico, como dinheiro. Eles não podem ser comprados, intimidados, racionalizados ou negociados. Alguns homens só querem ver o mundo queimar."
Brilhantemente interpretado por Michael Caine, o Alfred sempre foi uma parte fundamental da trilogia d'O Cavaleiro das Trevas, agindo além de seus deveres de mordomo e sendo um verdadeiro amigo e conselheiro para Bruce.
No segundo longa da franquia, ele conversa com seu chefe sobre o Coringa e nos dá uma brilhante citação, na qual descreve perfeitamente a irracionalidade do vilão.
"Diga-me: você sangra?... Vai sangrar."
Possivelmente o filme de super-heróis mais controverso de todos os tempos, Batman vs Superman: A Origem da Justiça ainda é motivo de debates e discussões em todo o mundo. Ao mesmo tempo, ele ofereceu ao público uma versão do Batman que ficará marcada por toda a eternidade.
Essa frase, presente desde os primeiros trailers do filme, mostra não apenas que o Cavaleiro das Trevas não está para brincadeiras, como também dá uma noção do escopo do confronto entre ele e o Homem de Aço.
"Diário de Rorschach, 12 de outubro de 1985. Carcaça de um cão morto no beco hoje de manhã com marcas de pneu no estômago rasgado. A cidade tem medo de mim. Eu vi sua verdadeira face. As ruas são sarjetas dilatadas cheias de sangue e quando os bueiros transbordarem, todos os vermes vão se afogar. A imundice de todo sexo e matanças vai espumar até a cintura e as putas e os políticos vão olhar para cima gritando 'salve-nos'... e eu vou olhar para baixo e sussurrar 'não'."
Uma obra monumental à frente de seu tempo, Watchmen ganhou um filme que reproduziu, à altura, todos os conceitos inseridos em sua graphic novel. Além disso, o longa conseguiu trazer de vez uma adaptação crua e cruel do Rorschach, um vigilante implacável.
Em seu diário, ele registra todos os problemas da cidade e planos macabros envolvendo super-heróis. Essa frase épica, dita em um dos momentos mais visualmente impressionantes do filme, certamente é algo a ser lembrado.
"Escute-me bem atentamente, meu amigo: matar Shaw não vai lhe trazer paz."
"Paz nunca foi uma opção"
A rivalidade entre o Professor Xavier e Magneto é um tema recorrente do Universo dos X-Men. Após serem bem apresentados na trilogia original, os personagens ganharam suas próprias origens em X-Men: Primeira Classe.
Nessa cena, começamos a ver as rupturas ideológicas entre os dois amigos e como isso os levar em uma jornada auto-destrutiva e antagônica pelo resto de suas vidas.
"Por que tão sério?"
Não há discussão: o Coringa de Heath Ledger é o melhor vilão de um filme baseado em histórias em quadrinhos. Mesmo tendo aparecido apenas em Batman: O Cavaleiro das Trevas, o personagem cravou uma marca eterna no mundo.
Ao longo do filme, ele parece repetir um bordão constante, que representa bem sua personalidade insana e maníaca... e o pior acontece quando ele conta a origem dessa frase.
"Estou aqui para lutar pela verdade, justiça e pelo estilo americano de viver."
Não há personagem mais icônico que o Superman e, embora poucos filmes tenham conseguido fazer justiça ao legado que ele representa, o primeiro longa de Richard Donner mostra bem o símbolo que o herói carrega.
Aliás, ele não apenas mostra, como também expõe ao público, em uma conversa com Lois Lane. Aqui, notamos como o herói é um ícone americano desde sua criação e como ele foi transportado para os cinemas dessa forma.
"Eu acredito que há um herói em todos nós, que nos mantém honestos, nos dá forças, nos torna nobres. E finalmente nos deixa morrer com orgulho. Mesmo que às vezes precisemos nos manter firmes e desistir das coisas que mais queremos, mesmo os nossos sonhos."
A trilogia de Sam Raimi para o Homem-Aranha volta a tomar um espaço nessa lista. Aqui, vemos Tia May esbanjando um pouco de sabedoria, enquanto fala algumas verdades sobre o papel de um super-herói no mundo.
Em Homem-Aranha 2, Peter quase desiste de se tornar o herói por alguns problemas internos e é essa frase de May que o impulsiona para lutar novamente. E ela sem dúvidas mostra que super-heróis vivem em todos os lugares e não apenas na ficção.