As 13 maiores bruxas dos quadrinhos!

Capa da Publicação

As 13 maiores bruxas dos quadrinhos!

Por Márcio Jangarélli

As bruxas são o ápice do sobrenatural na ficção. Elas estão presentes em todo tipo de história, com ou sem monstros, servindo como uma ponte entre o mundo real e o oculto. O Halloween no Brasil é chamado Dia das Bruxas, então, em homenagem às portadoras da magia, separamos aqui as 13 maiores bruxas dos quadrinhos! Nunca coloque sua fé em um super-herói. Quando precisar de um milagre, confie em uma bruxa.

*W.B. Yeats

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

A bruxa mutante mais famosa de todos os tempos, Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate. Nem sempre a moça trabalhou com magia – em suas primeiras histórias, ela usava apenas seus poderes mutantes.

No meio do caminho, Wanda descobriu suas habilidades com a feitiçaria, magia do caos e seus derivantes, fazendo jus ao codinome. Por fim, em sua revista solo mais recente, a moça descobriu um pouco mais sobre o lado místico de seus poderes, quando é revelado que a “Feiticeira Escarlate” é um manto passado por suas ancestrais.

Imagem de capa do item

Circe

Invocando o nome de uma das maiores bruxas da história Grega, assim como a maior parte do cânone da heroína vem da mitologia, Circe é uma das principais vilãs da Mulher-Maravilha e suas irmãs Amazonas.

Nos quadrinhos, Circe é famosa por transformar homens em animais e recebeu seus poderes da Deusa Hecate, depois que ela desistiu do Olimpo. Em uma das versões do mito, Circe é filha de Hecate, conhecida como Deusa da Lua Nova.

Imagem de capa do item

Nimue

Vinda das lendas do Rei Artur, a Nimue é a responsável pela morte do Hellboy nos quadrinhos. Na trama, ela é considerada uma das bruxas mais temidas de todos os tempos, aprisionada por suas próprias irmãs feiticeiras por mais de 1500 anos.

Ela retorna quando o conselho das bruxas precisa de uma nova líder, com a derrota da Hecate, assumindo o posto de Rainha das Bruxas e lançando uma guerra contra o Hellboy e os mortais.

Imagem de capa do item

Magia

Antes de sua encarnação nos cinemas, a Magia causou muita destruição nos quadrinhos. Vinda de 1966, a bruxa é uma persona independente de June Moon – tanto que já atuou sozinha em algumas tramas, enquanto em outras se fundiu completamente com a hospedeira. Ela é uma bruxa antiga e extremamente poderosa, que agiu como vilã e até heroína alguns casos.

Imagem de capa do item

Zatanna

Não deixe o visual showgirl dela te enganar, Zatanna Zatara é uma bruxa. Uma bruxa muito poderosa.

Ela possui uma descendência brilhante, quando é filha do mágico Giovanni Zatara e da Homo Magi – humanos com poderes mágicos – Sindella, de onde vieram seus poderes, com descendência direta de Leonardo da Vinci, Nostradamus e Nicholas Flamel. Ela nasceu com poderes mágicos, de sua genética como Homo Magi e invoca seus feitiços falando de trás pra frente.

Imagem de capa do item

Hecate

Deusa das Bruxas, Olhos de Górgona, Deusa da Noite, Rainha dos Cães, Senhora das Encruzilhadas. A Hecate, assim como grande parte das bruxas na lista, é uma figura mitológica que data da Grécia Antiga – anterior até, nesse caso. Ela é a Deusa das Bruxas, das encruzilhadas e da magia e apareceu de várias formas nos quadrinhos.

A Marvel e a DC Comics possuem suas Hecates, mas uma das mais interessantes é a mostrada em Hellboy, quando é a mais "mitológica" delas. Na história, ela é a rainha das bruxas e tenta fazer o Hellboy aceitar seu destino como Besta do Apocalipse.

Imagem de capa do item

Madame Xanadu

A Madame Xanadu já apareceu na lista, sob outro nome e outra versão. Na verdade, ela se identifica como Nimue, a feiticeira da mitologia arturiana.

Diferente da sua versão em Hellboy, na DC a personagem não é uma bruxa sanguinária, conhecida principalmente por suas previsões do futuro através das cartas.

Imagem de capa do item

Sabrina

Essa lista não poderia ficar completa sem uma das bruxas mais clássicas dos quadrinhos: Sabrina Spellman, a aprendiz de feiticeira! Muita gente conhece a personagem por conta da série de TV, mas a bruxinha surgiu nos quadrinhos nos anos 60, parte do mundo das revistas do Archie.

Na história, ela vive em Greendale, cidade próxima a Riverdale, com suas duas tias, Hilda e Zelda Spellman. Também conta com a companhia do bichinho de estimação da família, Salem Saberhagen, um bruxo que foi transformado em gato preto como punição por ter tentado dominar o mundo.

Imagem de capa do item

Thessaly

Dos quadrinhos do Sandman, Thessaly, ou Thessalia, é a última das bruxas antigas, extremamente sábia e poderosa. Ela aparece pela primeira vez no arco "Um Jogo de Você", quando usa sua magia para entrar no Sonhar.

Thessaly também foi a última grande paixão do Senhor dos Sonhos e, quando o deixou, fez o Sonho – e todos que sonham – sofrer de coração partido por algum tempo.

Imagem de capa do item

Agatha Harkness

No pódio de maiores bruxas do Universo Marvel, Agatha Harkness seria uma das feiticeiras originais da época dos julgamentos em Salem.

Ela serviu como babá de Franklin Richards e é a mentora da Feiticeira Escarlate. Ela também foi morta pela Wanda, em um dos surtos da personagem, seguindo a moça agora como uma espécie de fantasma-conselheiro.

Imagem de capa do item

Morgan Le Fey

Originária das lendas arturianas, Morgan Le Fay é sempre colocada como uma das feiticeiras mais poderosas e perigosas da ficção. Ela tem versões na DC, nos quadrinhos do Hellboy, nas revistas do Sandman, mas, uma de suas encarnações mais legais é a da Marvel.

Na Casa das Ideias, ela é uma super-vilã dos Vingadores e da Mulher-Aranha, com toda sua origem arturiana ligada ao Tomo Negro, um dos livros de magia negra mais perigosos do Universo Marvel – que está sendo desenvolvido em Agents of S.H.I.E.L.D.

Imagem de capa do item

Baba Yaga

Da lista, a Baba Yaga deve ser a a bruxa mais peculiar para a cultura ocidental. Vinda da mitologia eslava, ela é um dos seres mágicos mais famosos desse folclore. Ela é descrita como uma mulher velha, que voa em um almofariz e mora em uma casa móvel com patas de galinha.

Nos quadrinhos, sua versão mais bacana é a mostrada em Hellboy, quando ela é uma das antagonistas principais da trama, nutrindo ódio do anti-herói por ele ter lhe arrancado um olho.

Imagem de capa do item

As Três

Pra finalizar, mais uma das figuras mágicas de Sandman. Conhecidas como as Três que são uma, a Hecate ou as Fúrias, as Três Bruxas estão entre os seres mais poderosos do universo do Senhor dos Sonhos, uma encarnação do próprio conceito da bruxaria e da magia.

Nos quadrinhos elas possuem várias formas, com sua encarnação mais famosa sendo a Cynthia, a Mildred e a Morgan, as três bruxas que serviam como anfitriãs para os quadrinhos antológicos de horror da DC, “The Witching Hour”. A ideia das três faces de uma única deusa/bruxa vem de várias histórias mitológicas, representando a Mãe, a Donzela e a Velha. Também é uma das características da Deusa Hecate, que possui três faces, três aspectos.

Em Sandman, elas são invocadas algumas vezes, nutrindo uma certa disputa ideológica com o Morfeu. As Três também são encarregadas de punir crimes de sangue, uma parte muito importante para a história.