As 10 tentativas mais insanas de reinventar o Batman!
As 10 tentativas mais insanas de reinventar o Batman!
Batman já passou por diversas transformações nos quadrinhos e, depois de tantos anos, o personagem acabou sendo reinventado para atrair novos públicos. Confira 10 vezes em que isso aconteceu!
Vale lembrar que estamos considerando apenas reinvenções da história do Cavaleiro das Trevas e não as vezes em que outros personagens assumiram o manto, como aconteceu durante A Queda do Morcego.
Morcego de Aço
Assim como acontece com o What If... na Marvel Comics, o Túnel do Tempo, da DC Comics, é uma reinvenção de personagens clássicos da editora.
Em Super-Homem: O Morcego de Aço, Kal-El é enviado para a Terra, mas em vez de aterrisar no Kansas, acaba sendo encontrado pelo casal Wayne em Gotham City.
Martha e Thomas acabam assassinados da mesma maneira que acontece na história original, mas, nesse momento, os poderes de Kal-El despertam e ele acaba matando o criminoso com sua visão de calor.
Assustado, o jovem órfão foge para casa e Alfred revela para o herdeiro Wayne sua verdadeira história de origem.
Batman: Nosferatu
Mais uma história saída diretamente do Túnel do Tempo. Batman: Nosferatu é a segunda história de uma trilogia que ainda inclui Superman: Metrópolis e Wonder Woman: The Blue Amazon.
Na trama, Metrópolis começa a progredir graças aos esforços de Clark e Lois. Mas o Asilo Arkham, sob o comando do Homem Que Ri e de Luthor, cria uma resistência ao Homem de Aço.
Quando o advogado Dirk Grayson é assassinado pelo monstruoso palhaço de rosto branco, Bruss Wayne decide investigar o Asilo Arkham por conta própria.
Ele é capturado pelos residentes do local e jogado em um poço. De lá, Wayne ressurge como Nosferatu, assassina o Homem Que Ri e passa a ser venerado pelos habitantes do Asilo Arkham.
Imagine: Batman
Em 2001, a lenda viva da Marvel foi convidada pela DC Comics para reinventar seus grandes heróis.
Na série Imagine, Stan Lee criou novas histórias de origem, identidades e trajes para Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Aquaman.
Na trama, Wayne Williams era um jovem negro e pobre que acabou se envolvendo em uma confusão com um gângster e mandado para a cadeia após uma armação do criminoso conhecido como O Mão.
Na prisão, Wayne ganha o respeito dos outros detentos e faz amizade com um cientista. Quando deixa o cárcere, Williams busca vingança e passa a acumular uma fortuna, com a qual financia seus avanços tecnológicos.
O Corsário
Em mais uma história do Túnel do Tempo, Bruce Wayne é transformado no pirata britânico Asas de Couro, capitão do navio Raposa Voadora.
Sua tripulação conta com o fiel navegador italiano, Alfredo, além do jovem órfão, Robin Redblade.
Mais uma vez, o Homem Que Ri é um dos grandes inimigos de nosso protagonista, além da sensual Capitã Felina.
O Tirano
Após o brutal assassinato de seus pais, o pequeno Bruce Wayne fica sob a tutela de Jonathan Crane, que em nossa realidade é conhecido como o Espantalho.
Sob a orientação de Crane, Wayne se transformou e um combatente do crime, mas encontrou o meio para acabar com a criminalidade disseminando o medo sob a população de Gotham.
Nazista
Na realidade da Terra 10, os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial e Adolf Hitler passou a governar o mundo.
Sendo assim, a Liga da Justiça da América e os heróis como conhecemos não existem. Na verdade, eles se tornaram a Liga da Justiça do Eixo.
O Batman da Terra 10 é um racista impiedoso conhecido como Asas de Couro.
Ele se une à Liga da Justiça do Eixo para proteger o Fürher e o partido Nazista.
Steampunk
Em Golden Streets of Gotham, vemos o Cavaleiro das Trevas vivendo em uma realidade steampunk, ao melhor estilo Bioshock Infinite.
Nessa história do Túnel do Tempo, Bruno Vanekow perdeu seus pais em um incêndio causado por Joseph Chillingham na fábrica onde trabalhavam.
Auxiliado pela repórter Barbra Gordon e por Selina Kyle, Bruno luta contra o crime e a injustiça como o herói dos desfavorecidos: Batman.
Bat-Mago
Na realidade da Terra 33, toda a mitologia do planeta está relacionada à magia.
Nesse universo, os Cobblepot são os verdadeiros assassinos dos pais de Bruce Wayne e, em um ato cruel, transformaram o garoto em uma horrenda criatura com aspecto de morcego.
Bruce começa a estudar magia negra para se vingar, mas, conforme se aprimora em suas pesquisas, percebe que matar os Cobblepot apenas deixaria o mundo ainda mais sombrio, além de não trazer seus pais de volta.
Ele decide usar seus poderes para o bem e torna-se um membro da Liga dos Xamãs.
FrakenBat
Em Castle of the Bat, somos apresentados a um Bruce Wayne que decidiu dedicar a vida à ciência e não ao combate ao crime.
Essa história mistura a mitologia do Batman com a de Frankenstein, onde Bruce usa o cérebro de seu pai para criar o monstro.
Nesse universo, Bruce dedicou-se a trazer seus pais de volta à vida, diferente do contexto original da mitologia.
Aqui, Alfred tornou-se Alfredo, uma amálgama entre o personagem dos quadrinhos e Igor, o fiel escudeiro do Dr. Frankenstein.
Mais tarde, Wayne transforma Thomas no vigilante conhecido como Batman.
Renascentista
Leonardo Da Vinci foi um dos maiores nomes do movimento renascentista.
Nessa história, além de inventor, pintor, matemático, escultor, poeta, botânico, arquiteto, engenheiro, filosofo, geólogo, cartógrafo, físico e músico, Da Vinci também era o pai do Batman.
Tomas de Medic é incumbido da missão de encontrar a mulher que serviu como modelo para a Monalisa.
Em paralelo, o Batman, como conhecemos, procura uma obra de arte roubada em uma dinâmica muito parecida com a da série de jogos Assassin's Creed.