As 10 melhores vilãs do Universo Cinematográfico da Marvel!
As 10 melhores vilãs do Universo Cinematográfico da Marvel!
Poderosas e fatais!
Embora os heróis evidentemente sejam o foco do Universo Cinematográfico da Marvel, a franquia já nos apresentou vários vilões icônicos – especialmente com uma “mudança nos planos” em relação a como esses personagens são apresentados. E quem não fica de fora são as mulheres, que também tem grandes representantes no lado do mal.
Desde inimigas dissimuladas às antagonistas que tiveram uma espécie de “redenção”, os filmes e séries que pertencem a essa franquia heroica estão cheios de personagens memoráveis – e é por isso que selecionamos aqui as 10 melhores vilãs do Universo Cinematográfico da Marvel!
Créditos: Divulgação
Nebulosa
Para abrir esta lista, citamos uma personagem que já não é mais vilã. A Nebulosa surgiu pela primeira vez em Guardiões da Galáxia, e de lá para cá ela já passou por uma completa transformação, aliando-se à sua irmã, Gamora e se provando uma peça essencial na luta contra o Titã Louco Thanos, em Vingadores: Ultimato.
No entanto, em sua primeira aparição, ela se provou uma oponente à altura da equipe, especialmente por estar aliada a Ronan, o Acusador. Posteriormente, em Guardiões da Galáxia Vol. 2, vimos mais de seu passado - e por mais que ela ainda tentasse matar sua irmã, as duas começaram a criar um grande vínculo afetivo.
Fantasma
No caso da Fantasma, até hoje só a vimos como vilã - no entanto, ela tem motivações muito claras e compreensíveis e o fim de Homem-Formiga e a Vespa sugere que poderemos vê-la no futuro como uma heroína. No longa, ela é uma mulher que usa um traje para conter seus poderes - a capacidade de ficar invisível e intangível, que infelizmente está a matando.
Ela precisa roubar um objeto importante das mãos de Hank Pym, e isso faz com que ela fique no caminho dos heróis e se prove uma grande ameaça, especialmente por cruzar barreiras éticas para poder salvar sua própria vida. Além disso, seus poderes permitem que ela seja letal no campo de batalha, seja enfrentando Scott Lang ou Hope Van Dyne.
Madame Gao
Introduzida pela primeira vez no ano de estreia de Demolidor, a perigosa Madame Gao nunca é exatamente o que aparenta ser. Ela comanda um grande esquema de tráfico de drogas em Nova York, além de ser versada em artes marciais e conhecimentos místicos. Aos poucos, ela se prova uma inimiga essencial para o Homem Sem Medo.
Porém, é na primeira temporada de Punho de Ferro que ela finalmente mostra suas garras, lutando lado a lado com Danny Rand - mesmo ele já possuindo os poderes de Shou-Lao, o Dragão Imortal de K'un-Lun. Sua participação é um dos pontos altos do universo das séries da Marvel lançadas na Netflix.
Ayesha
Os Guardiões da Galáxia nunca têm um segundo de sossego. E seu segundo filme é a maior prova disso, já que eles precisam enfrentar vários antagonistas secundários, além do poderoso Ego, o Planeta Vivo. Uma das inimigas da equipe aqui é Ayesha, a líder dos Soberanos, que faz de tudo para impedir o grupo.
Em sua defesa, ela só agiu porque os heróis roubaram algo de seu planeta - mas ainda assim, apesar de não se meter diretamente na ação, ela manda exércitos contra a equipe de desajustados cósmicos. Ela também promete ser uma grande ameaça para o futuro, já que é a responsável pela criação de Adam Warlock - que pode acabar sendo um inimigo da equipe.
Whitney Frost
Apesar de ter sido cancelada precocemente, Agente Carter conquistou uma legião de fãs e mostrou como as aventuras de Peggy Carter eram tão interessantes quanto as do Capitão América. Aqui, vimos a agente lutando contra organizações tenebrosas e, em sua segunda temporada, enfrentando uma mulher louca por poder.
Whitney Frost é uma atriz e cientista que fica obcecada com a Darkforce - uma matéria estranha vinda de outra dimensão. Em sua jornada, ela acaba se voltando contra Peggy e seus aliados, provando-se completamente impiedosa e ambiciosa para tomar o mundo em suas mãos. Detalhe: ela foi inspirada pela Madame Máscara dos quadrinhos.
Mariah Dillard
Outra vilã do universo das séries, Mariah Dillard se sai muito bem aqui por ter conseguido derrotar um herói em um solo pedregoso. Na primeira temporada de Luke Cage, ela é apresentada como uma poderosa vereadora do Harlem, que secretamente tem ligações com o chefe criminoso local, Boca de Algodão.
Aos poucos, vemos mais detalhes do passado de Mariah, bem como sua cobiça desenfreável e todos os traumas provocados por eventos familiares. O ápice disso se dá quando ela mata seu primo e, ainda por cima, consegue mandar o Herói Blindado do Harlem para trás das grades. Na segunda temporada, ela tem ainda mais para fazer ao lado de seu capanga, Shades.
Mary Walker
Embora a primeira temporada de Punho de Ferro não tenha sido bem recebida, a segunda trouxe uma boa evolução para a Arma Imortal de K'un-Lun - e boa parte disso se dá graças aos vilões, que vieram mais ameaçadores e apavorantes. Entre eles, podemos citar Mary Walker, uma personagem inspirada na vilã Mary Tifoide das HQs.
Uma veterana de guerra, ela acabou desenvolvendo duas personalidades distintas para lidar com os horrores que vivenciou. Como Mary, ela era boa e ingênua - mas quando se transformava em Walker, seu lado mais animalesco e violento assumia o controle, conforme ela se tornava uma assassina desenfreada.
Tina Minoru
Em Fugitivos, temos uma história focada em adolescentes que precisam, a todo custo, se livrar do legado maligno de seus pais. Aos poucos, conhecemos essa equipe de heróis - e então vemos as famílias em que foram criados. E, de certa forma, nenhuma mãe consegue ser tão assustadora quanto Tina Minoru.
Uma feiticeira poderosa, ela é a mãe de Nico e Amy Minoru, e sua postura rude fez com que Nico se sentisse sozinha e desolada após a morte de sua irmã. Ao enfrentar sua filha, ela não vê problema em usar o poder total do Cajado do Absoluto, um artefato místico extremamente poderoso. Além disso, ela é uma empresária muito ambiciosa.
Hela
Muitos podem até ter tentado, mas Hela foi uma das poucas que conseguiu curvar Asgard à sua vontade. Apresentada ao público em Thor: Ragnarok, a vilã é revelada como a filha secreta de Odin, que foi exilada há milhares de anos por sua sede de sangue insaciável e por seu clamor pela guerra.
Quando ela retorna, já a vemos como uma grande ameaça para o Deus do Trovão - já que ela destroça Mjölnir em pedaços. Posteriormente, ela consegue se mostrar ainda mais letal quando usa suas habilidades para exterminar diversos guerreiros e habitantes do Reino Dourado - enquanto se auto-proclama a rainha do pedaço.
AIDA
Em primeiro lugar na lista, está a melhor vilã que Agentes da S.H.I.E.L.D. já nos apresentou, em todas as suas temporadas. AIDA é um MVA - Modelo de Vida Artificial, um robô feito para "se passar" por ser humano. No entanto, ela adquire consciência e, com medo de ser desativada, começa uma jornada para se tornar uma humana de fato.
AIDA é o diabo. Ela consegue estilhaçar todos os agentes e aprisioná-los no Framework, uma realidade virtual que sintetiza um mundo onde a HIDRA reinou suprema. Nessa realidade, ela volta ainda mais ameaçadora como Madame Hidra, liderando os exércitos da organização terrorista contra Daisy, Coulson e sua equipe.