As 10 melhores versões do Superman na TV e no cinema!
As 10 melhores versões do Superman na TV e no cinema!
O herói teve várias versões icônicas fora dos quadrinhos!
Considerado o maior herói de todos os tempos, o Superman foi o personagem que deu início à grande onda de super-heróis na cultura pop. O personagem teve várias versões ao longo dos anos, tanto nos quadrinhos quanto na TV, nos cinemas e nos jogos – e sempre teve intérpretes à altura.
Ao se tratar do Homem de Aço, tivemos grandes adaptações desde sua criação, o que sempre consolidou a carreira do personagem entre os fãs. E por conta disso, listamos aqui as 10 melhores versões do Superman na TV e no cinema!
Créditos: Divulgação
Superman: O Retorno (Brandon Routh)
Por mais que muitos não gostem de Superman: O Retorno, por ser um filme com pouca ação, o longa nos apresentou uma versão bem peculiar do Homem de Aço. Interpretado por Brandon Routh, o personagem é visto aqui como um verdadeiro símbolo de heroísmo, justiça e verdade.
Para compreender a versão de Routh do personagem, é preciso saber que o filme foi sempre planejado como uma homenagem à franquia de filmes protagonizados por Christopher Reeve. E por mais que Routh não seja comparado ao icônico Reeve, ele consegue fazer justiça ao personagem.
Smallville: As Aventuras do Superboy (Tom Welling)
Uma das séries que definiu a participação dos super-heróis na televisão, desde a virada do século, Smallville: As Aventuras do Superboy nos apresentou uma versão mais jovem do herói, explorando sua origem antes de se tornar o Superman, mas confrontando vários inimigos clássicos das HQs.
Aqui, interpretado por Tom Welling, essa versão do Superman se destaca justamente por construir toda a relação com seus pais da Terra, a Família Kent. Além disso, ele pode até não ter vestido o traje do herói até o fim da série, mas provou várias vezes que é digno do legado do super-herói.
Legião dos Super-Heróis (Yuri Lowenthal)
Uma das equipes jovens mais populares dos quadrinhos, a Legião dos Super-Heróis ganhou uma série animada em 2006. E um dos personagens principais era um novo Superman, dublado por Yuri Lowenthal. Apesar de jovem, o herói mostra os mesmos traços do personagem que amamos.
Nos quadrinhos, o herói que se une à Legião é o Superboy, mas a decisão de unir o Superman à equipe foi certeira. Ele serve como um ícone e uma inspiração ao grupo, além de crescer bastante ao longo da série, tornando-se o herói que conhecemos e amamos dos quadrinhos.
Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman (Dean Cain)
Na década de 90, devido à popularidade da franquia do Superman nos cinemas, o herói ganhou uma nova versão na TV graças à série Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman. Na série, o personagem foi vivido por ninguém menos que Dean Cain, que está de volta em Supergirl.
A série teve vários pontos altos, mas o grande destaque da série definitivamente está na relação entre Clark Kent e Lois Lane (interpretada por Teri Hatcher). Aqui temos uma versão mais leve, divertida e inspiradora do Homem do Amanhã.
As Aventuras do Super-Homem (George Reeves)
Nos anos 50, o personagem ganhou uma de suas primeiras aparições, cerca de quinze anos após sua criação nos quadrinhos. Na série As Aventuras do Super-Homem, o astro George Reeves apresentou uma versão sólida e heroica do personagem, diretamente da Era de Ouro das HQs.
Aqui, Clark Kent é um personagem bem carismático, que em suas aventuras como Homem de Aço mostra toda sua fibra moral e suas qualidades heroicas para salvar o mundo e sua amada Lois Lane. A série pode ser um pouco datada, mas essa continua sendo uma das melhores versões do herói.
Arrowverse (Tyler Hoechlin)
Quando Tyler Hoechlin, o astro adolescente de Teen Wolf, foi escalado para viver o Superman em alguns episódios de Supergirl, muitos fãs ficaram curiosos e um pouco apreensivos. Felizmente, após sua estreia, ele se consolidou como um dos melhores intérpretes do personagem.
O Superman de Hoechlin parece ter saído diretamente das HQs. Ele é gentil, justo e heroico, sem deixar de ser engraçado e leve. Felizmente, em breve poderemos ver ainda mais do herói, já que o CW está desenvolvendo uma série solo dele ao lado de Lois Lane (Bitsie Tulloch).
Universo Estendido da DC Comics (Henry Cavill)
Já a versão do herói criada por Zack Snyder chegou causando uma certa polarização entre os fãs. Por mais que o personagem tivesse uma representação mais "realista", com dramas extremamente humanos, muitos sentiram falta da imponência e do carisma do personagem.
Felizmente, a versão de Henry Cavill teve um crescimento e um grande arco de personagem ao longo dos filmes. Por mais que sua morte tenha sido muito precoce, ele retornou muito bem em Liga da Justiça, mais próximo do herói das HQs, que é um símbolo de heroísmo e de justiça.
Grandes Astros: Superman (James Denton)
Nos filmes animados, a DC Comics sempre surpreendeu por adaptar grandes arcos dos quadrinhos que não teriam muito espaço em grandes produções live-action. Esse é o caso de Grandes Astros: Superman, um filme que captura perfeitamente a graphic novel de Grant Morrison e Frank Quitely.
Aqui, o personagem está vivendo seus últimos dias e começa uma verdadeira jornada pelo planeta, provando ser o grande herói que veio para salvar a Terra. O filme também mostra um embate final entre o Superman e Lex Luthor, além do sacrifício final que é emocionante e à altura do herói.
Universo Animado da DC (Tim Daly/George Newbern)
Criado por Paul Dini e Bruce Timm, o Universo Animado da DC foi uma baita franquia que sempre trouxe à tona vários personagens e arcos clássicos das HQs. Um dos destaques é o Superman, que teve sua série solo e participou de Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites.
Na sua série, conhecemos um pouco mais de suas origens e aventuras solo, conforme ele crescia como personagem e como ícone da justiça. Já nas séries de equipe, ele era um grande símbolo para o grupo, o herói que sempre estava lá para salvar o mundo. Outro destaque são suas interações com o Batman.
Superman (Christopher Reeve)
No entanto, se estamos falando do Homem de Aço, não podemos deixar de citar sua melhor versão até o momento. O Superman de Christopher Reeve foi astro de quatro filmes, e por mais que dois deles não sejam bons, o ator sempre representou muito bem seu personagem.
Reeve - além de ser fisicamente idêntico ao herói - sempre passou uma segurança muito grande no papel, interpretando um super-herói clássico que representa todos os valores que o personagem sempre representou. Ele parece ter saído diretamente das HQs, construindo um Clark Kent atrapalhado e um Superman forte, justo e leal.