As 10 melhores versões do Motoqueiro Fantasma!
As 10 melhores versões do Motoqueiro Fantasma!
O Espírito da Vingança ataca novamente!
O Motoqueiro Fantasma é um dos legados mais interessantes nos quadrinhos. Quando um demônio (ou um espírito vingativo, dependendo da versão) se une a um hospedeiro humano, temos a origem de algum anti-herói muito poderoso e que sempre está ligado ao oculto.
Por conta disso, estamos selecionando aqui as 10 melhores versões do Motoqueiro Fantasma nos quadrinhos. Note também que o nome “Motoqueiro” Fantasma é a tradução oficial que esses personagens tiveram aqui – embora muitos deles sequer pilotassem motos.
Créditos: Marvel Comics
Fantasma (Motoqueiro Fantasma de 1.000.000 a.C.)
Para começar esta lista, precisamos voltar a um passado muito remoto, quando a Terra ainda estava mergulhada na pré-história. Aqui, conhecemos um homem das cavernas que, certo dia, teve sua aldeia violentamente chacinada por um Wendigo, que o deixou viver e o batizou de Fantasma. A partir daí, ele jurou vingança.
Em sua jornada, ele quase morreu, mas fez um acordo com uma cobra falante, e logo se tornou possuído pelo Espírito da Vingança. Fantasma então passou a montar em nada menos que um mamute, enquanto viajou pelo mundo antigo em busca de seu inimigo, se juntando aos Vingadores Pré-Históricos.
Zero Cochrane (Motoqueiro Fantasma 2099)
Indo do passado direto para o futuro, não podemos nos esquecer da versão do herói no selo 2099, um universo alternativo onde a Casa das Ideias explorava o "futuro" do Universo Marvel. Aqui, temos Kenshiro Cochrane, que diferente de todas as versões da lista, não possui uma origem sobrenatural.
Em vez disso, ele é quase como um Exterminador do Futuro incandescente. Ao realizar uma missão hacker, ele foi morto por uma gangue de criminosos, mas conseguiu transferir sua consciência para a internet, passando a habitar um corpo metálico. O que realmente chamava atenção em seu visual era sua arma de preferência: uma serra elétrica.
Michael Badilino (Vingança)
Nem todas as encarnações do Motoqueiro Fantasma são, exatamente, heróis. Temos também inimigos ferrenhos, como é o caso de Vingança. Originalmente chamado Michael Badilino, ele viu seus pais e sua irmã morrerem graças a Johnny Blaze, que estava possuído por um espírito maligno na época.
Com muito ódio no coração, ele jurou massacrar Blaze, e sua maldição veio no momento em que ele assinou o contrato com Mefisto. Durante um bom tempo, ele caçou Danny Ketch, o irmão de Blaze e Motoqueiro Fantasma da época, mas acabou se tornando um herói brevemente, antes de enlouquecer completamente e se matar.
Caleb (Motoqueiro Fantasma do Século XIX)
Apresentado em uma história de Garth Ennis, o Motoqueiro Fantasma do Século XIX possui uma origem trágica - como vários outros da lista. Logo após o fim da Guerra Civil norte-americana, o escravo Caleb faz amizade com um soldado branco, que é ferido no conflito. No entanto, quando o soldado parte, Caleb e sua família são mortos por supremacistas.
No entanto, ele inexplicavelmente retorna à vida como o Espírito da Vingança, causando destruição sem ser interrompido. Ele é, de toda a lista, a versão mais assustadora do Motoqueiro Fantasma, e sua chegada com seu cavalo preto é um prenúncio da morte. Uma pena que ele não seja mais utilizado nas HQs.
Carter Slade (Cavaleiro Fantasma)
Por mais que Johnny Blaze tenha se popularizado como o Motoqueiro Fantasma e seja considerado por alguns como o primeiro personagem da Marvel a usar o título, na verdade foi Carter Slade a primeira criação com o nome de Ghost Rider - e, após o surgimento de Johnny, ele passou a ser chamado de Phantom Rider.
Sua história começa quando é morto por uma gangue. Seu corpo é encontrado por um grupo de Nativos Americanos, que o levam até seu líder, que por sua vez o ressuscita com rituais místicos. Uma vez de volta à vida, ele resolve se tornar um herói, montando um cavalo. No entanto, seus poderes são bem diferentes: ele pode ficar intangível e se comunicar com o além.
Alejandra Jones
Surgida após o evento A Essência do Medo, a heroína conhecida como Alejandra Jones possui um grande diferencial em relação a todos os outros Motoqueiros Fantasmas: Desde cedo, ela treinou para receber o Espírito da Vingança, e isso fez com que ela descobrisse habilidades secretas que nenhum outro conseguiu descobrir.
Ela ganhou a "maldição" quando Johnny Blaze resolveu abrir mão de seus poderes. No entanto, o grande problema de Alejandra é que ela não possuía uma fibra heroica, o que acabou a tornando grosseiramente violenta. Com o passar do tempo, Blaze percebeu seu erro e foi atrás de Jones, assumindo seu poder de volta.
Frank Castle (Motoqueiro Fantasma Cósmico)
A criação mais recente dentre todos os da lista, o Motoqueiro Fantasma Cósmico é um personagem bem peculiar. Trata-se do Frank Castle de um universo alternativo, que acabou morrendo quando a Terra foi destruída por Thanos. Ele então acabou indo para o inferno, onde fez um acordo com Mefisto para voltar à vida.
Inserido em outra realidade, ele começou a caçar o Titã Louco, na tentativa de matá-lo antes que pudesse destruir o planeta. No entanto, ao encontrar o Thanos criança, ele decidiu criá-lo para que se tornasse um "herói". Vale dizer que, devido à loucura que experimentou em suas viagens, ele se tornou um piadista sarcástico, mais parecido com o Deadpool do que com o Justiceiro que conhecemos.
Danny Ketch
Quase duas décadas após a criação de Johnny Blaze, a Marvel decidiu que era a hora de criar um sucessor para o Motoqueiro Fantasma, e com isso desenvolveu a figura de Danny Ketch, um herói que posteriormente se tornaria tão amado quanto seu antecessor - e que também seria revelado, para a surpresa geral, como irmão de Blaze.
Sua história começa quando ele e sua irmã mais nova vão ao cemitério, visitar o túmulo de Harry Houdini. Após um acidente, que deixa sua irmã ferida, ele procura ajuda, mas acaba encontrando uma moto em perfeito estado. Ao tocá-la, ele assume o Espírito da Vingança, e se torna o novo Motoqueiro Fantasma. O interessante de seu visual se dá quando suas chamas ficam azuis.
Robbie Reyes
Um personagem relativamente novo, mas que caiu nas graças do público devido ao seu visual incrível e ao seu carro possante, o latino Robbie Reyes se transformou no Motoqueiro Fantasma após sofrer um grande acidente de carro e morrer. No entanto, no momento de sua morte, ele foi possuído pelo espírito de seu tio, Eli Morrow, um praticante do satanismo.
Apesar de não ser movido pela força oculta de Zarathos, o Espírito da Vingança, Robbie acabou se tornando uma força da natureza igualmente poderosa, chegando a bater de frente com Johnny Blaze. O interessante de suas histórias é notar o constante conflito psicológico entre a sua mente e as ideias perversas de Morrow.
Johnny Blaze
No entanto, precisamos reconhecer que, por toda sua história e jornada, não há ninguém mais interessante no posto do Motoqueiro Fantasma do que Johnny Blaze. O herói surgiu na década de 70, e foi tido como uma revolução dentro da Marvel, por ser bem mais sombrio do que qualquer outro personagem da editora.
Embora sua origem seja confusa e cheia de reviravoltas, o que precisamos saber é que ele fez um acordo com o demônio, e em troca acabou se tornando um soldado do inferno, condenado a caçar as almas de malfeitores pelo mundo. Desde então, acompanhamos o dilema eterno no qual Johnny luta com o Espírito da Vingança para reter sua própria humanidade.