As 10 melhores séries de TV sobrenaturais!
As 10 melhores séries de TV sobrenaturais!
Entre deuses e monstros!
A TV abriu suas portas para o sobrenatural há muito tempo. A fantasia e o terror tomaram conta das produções televisivas, gerando excelentes exemplares nos últimos anos. O gênero tem crescido fortemente e criado muitos adeptos, e merece uma lista especial.
Por isso, separamos aqui as 10 maiores séries televisivas sobrenaturais, que tocam em assuntos como misticismo e magia. No entanto, não estamos levando em consideração séries que usam isso de forma mais secundárias, e possuem a ficção científica em destaque, como Arquivo X e Battlestar Galactica.
Créditos: Divulgação
Supernatural
Temos aqui um caso que, infelizmente, se estendeu por muito tempo mais do que o necessário, mas que ainda assim marcou o gênero sobrenatural na televisão. Trata-se, obviamente, de Supernatural, a saga dos Irmãos Winchester, que enfrentam todos os tipos de criaturas sombrias, além de hordas de demônios.
O ápice da série são suas cinco primeiras temporadas, que exploram com perfeição as aventuras de Sam e Dean e a presença de seres arcanos. Depois disso, a série perdeu um pouco de sua qualidade, mas continuou divertida o suficiente graças ao carisma de seus protagonistas e personagens coadjuvantes.
Being Human
Tanto a versão britânica quanto o remake americano de Being Human são séries que merecem destaque nesta lista, por usarem temas sobrenaturais para contar uma história que é, acima de tudo, sobre humanidade. A premissa das duas versões da série é a mesma: um vampiro, um fantasma e um lobisomem dividem o mesmo apartamento.
A série usa um pouco de comédia e de drama para mostrar os três personagens tentando viver em harmonia de uma forma "normal", em um mundo que os abomina. Para quem gosta de propostas mais dramáticas, que usam o contexto sobrenatural em uma história "séria", essa aqui é uma escolha certa.
American Horror Story
Criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk, a premissa de American Horror Story sempre foi de explorar uma antologia de horror, onde os mesmos atores retornam a cada temporada para interpretar novos personagens. E embora algumas contem com tramas mais "normais", a maior parte lida com o sobrenatural.
Embora a série também seja pontuada por altos e baixos, algumas temporadas são fenomenais, como é o caso de Asylum, Murder House e Roanoke, que realmente mergulham em um horror apavorante e surpreendente. E por se tratar de uma antologia, você pode assistir essas temporadas sem depender necessariamente de outras.
A Maldição da Residência Hill
Falando em séries antológicas, vamos mencionar uma que começou há pouquíssimo tempo, mas que já conquistou o público de horror no mundo todo. A Maldição da Residência Hill é uma produção original da Netflix, e sua primeira temporada é baseada no romance A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson.
A série usa uma história de fantasmas para explorar os dramas de uma família desfuncional, atrelados a uma casa em que moraram há vários anos. A série é espetacular e faz uso de um excelente horror psicológico, e já está renovada para uma segunda temporada, que vai adaptar o clássico livro A Outra Volta do Parafuso, de Henry James.
The Originals
Tudo bem que muitas pessoas ainda possuem um certo preconceito em relação ao CW e, especialmente, a The Vampire Diaries - especialmente depois de toda a febre vampiresca criada com Crepúsculo. Ainda assim, The Originals é uma série que merece sua atenção, mesmo que você não assista ao drama adolescente.
A série explora a vida da família original de vampiros, além da relação com outros seres sobrenaturais, como lobisomens e bruxas. Seus personagens são muito bem desenvolvidos e a série manteve sua qualidade alta até a última temporada - além de contar com um vilão excepcional na forma de Klaus, um híbrido de vampiro e lobisomem.
Buffy, a Caça-Vampiros
Aliás, por falar nos seres com dentes afiados e uma sede desesperadora por sangue, que tal ligar para Buffy Anne Summers? Criada por Joss Whedon, a série de Buffy, a Caça-Vampiros mostra uma caçadora de criaturas sobrenaturais que precisa se envolver com diversos seres sombrios em sua jornada eterna.
A série criou uma legião de fãs e sempre teve um alto nível de qualidade, conforme também explorava a vida de Buffy e seus amigos. E a trama da série não parou por aí, já que ela gerou um spin-off (Angel) e foi continuada através de várias HQs. Além disso, é um clássico obrigatório para os fãs da fantasia e do sobrenatural.
O Mundo Sombrio de Sabrina
Cada geração tem sua adolescente sobrenatural, e a dessa vez é a bruxinha de O Mundo Sombrio de Sabrina. A série da Netflix é uma espécie de remake de Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira, mais voltada para o horror. Em vez de momentos felizes e comédia, a nova série lida com temas como satanismo e ocultismo.
Mas tudo isso é feito de uma maneira bem interessante, conforme Sabrina Spellman precisa encontrar seu lugar no mundo, sendo uma híbrida de bruxa e ser humano. Para piorar, ela precisa lidar com a terrível influência do Senhor das Trevas, enquanto estuda em uma escola de feiticeiras e precisa lidar com dramas humanos.
The Magicians
Uma série original do SyFy, The Magicians também conta com uma história de magia, mas é um drama bem mais maduro e que, vez ou outra, satiriza grandes clássicos da fantasia como As Crônicas de Nárnia e Harry Potter. A série é baseada na trilogia de livros de Lev Grossman.
Aqui, acompanhamos Quentin Coldwater, um rapaz introvertido e cheio de demônios pessoais que é convidado para Brakebills, uma escola de magia. Lá, ele começa a desvendar os segredos referentes ao mundo encantado de Fillory, que existe fora da nossa realidade, criando uma verdadeira conspiração que pode abalar a magia.
Penny Dreadful
Se você gosta de literatura clássica de horror, o que está fazendo aqui se ainda não deu uma chance para Penny Dreadful? A série traz a vida vários personagens da literatura fantástica, como Drácula e Frankenstein, em uma história cheia de seres sobrenaturais e horror, situada em Londres no fim da Era Vitoriana.
A trama segue Vanessa Ives, uma mulher que possui vários dons místicos e que, por isso, é vista com desejo por várias entidades sombrias. Ela precisa se unir a outros para derrotar vilões como bruxas e vampiros, enquanto mergulha na escuridão. A melhor forma de descrever a série é como "a adaptação de Liga Extraordinária que deu certo."
Além da Imaginação
Por fim, temos outra antologia de horror que merece louvor por fãs da ficção científica e do sobrenatural. Além da Imaginação é uma série clássica, exibida originalmente de 1959 a 1964 (e com vários remakes e revivals posteriores) que conta uma história apavorante a cada episódio, geralmente com lições de moral.
A premissa de cada episódio sempre é muito criativa e a série nunca deixou a desejar quando o assunto é o sobrenatural e o místico. Muitos dos elementos fantásticos não possuem uma explicação, o que cria um tom de mistério ainda maior. Além disso, a narração original de Rod Sterling é um charme à parte.