As 10 melhores séries de ficção científica da década

Capa da Publicação

As 10 melhores séries de ficção científica da década

Por Evandro Lira

Nos últimos dez anos, as séries de TV viram um salto gigantesco em sua qualidade e nível de produção. E, sem dúvida, um dos gêneros mais beneficiados em meio a isso foi a ficção-científica, que revelou alguns dos programas mais proeminentes e marcantes da décadas.

Nesta lista, você confere as 10 melhores séries de ficção científica dos anos 2010:

Imagem de capa do item

The Expanse

Uma das séries de ficção científica mais elogiadas dos últimos anos, The Expanse estreou em 2015 no SyFy, mas foi cancelada após sua terceira temporada e resgatada pela Amazon Prime no ano passado. Na plataforma de streaming, a série retornou com toda sua glória e se firmou como um melhores programas do gênero.

Se passando daqui a dois séculos, quando a Terra passa a colonizar seus planetas vizinhos, uma pessoa desaparecida desencadeia um conflito que tem implicações em todo o Sistema Solar. Junto à esse cenário típico de uma boa sci-fi, The Expanse conta com intrigas políticas e enredos clássicos de detetives.

Imagem de capa do item

Dark

Dark é uma produção alemã da Netflix que rapidamente se tornou uma das séries não faladas em inglês mais vistas do serviço.

Sua trama mistura desaparecimentos de crianças, acidente nuclear, um buraco de minhoca e várias linhas do tempo. Como toda ótima história de ficção científica, a série conquistou um público considerável, e ainda fãs de suspense e mistério.

Imagem de capa do item

The Mandalorian

Situada no universo de Star Wars, The Mandalorian é uma série da novíssima plataforma de streaming da Disney, e se passa 5 anos após os eventos de O Retorno do Jedi e 25 anos antes dos eventos de O Despertar da Força. Ela segue as façanhas de um caçador de recompensas além dos limites da Nova República.

A série conquistou um público gigantesco desde que desembarcou junto com o Disney+, e tem sido destacada pela sua qualidade irretocável, ação habilmente trabalhada, e é claro, um dos personagens mais fofos que já existiram. The Mandalorian é considerada uma Space Western, um subgênero da ficção científica que traz elementos do gênero do faroeste misturados a um cenário espacial.

Imagem de capa do item

The 100

Definitivamente viciante, The 100 é uma daquelas séries de ritmo acelerado, embutida de atmosfera de suspense, que conquistou uma legião de fãs desde que lançada em 2014. Sua trama pós-apocalíptica apresenta prisioneiros juvenis de uma estação espacial que são exilados na Terra décadas depois que o planeta foi destruído por uma guerra nuclear.

A cada temporada, The 100 tem sido elogiada por se aprofundar ainda mais sobre seus personagens e revelar ideias cada vez mais audaciosas e emocionantes.

Imagem de capa do item

Stranger Things

Esta série da Netflix veio para ficar! Lançada em 2016, Stranger Things se tornou um dos maiores fenômenos culturais dos últimos anos, se estabelecendo como o carro-chefe da gigante do streaming. Escrito pelos irmãos Duffer, o seriado brindou o espectador com um lote de personagens carismáticos, uma incrível ambientação dos anos 80, e uma boa dose de conspirações governamentais, experimentos científicos e monstros assustadores.

Imagem de capa do item

3%

E tem série nacional na lista! 3% é uma produção da Netflix que se passa em um futuro onde todo brasileiro, quando completa 20 anos no Continente, têm a oportunidade única de participar do Processo e migrar para a riqueza da distante sociedade chamada Maralto. Enquanto a maioria dos candidatos vencidos é simplesmente eliminada, os desafios vão ficando cada vez mais tensos e apenas 3% deles concluem a competição com glória.

Com três temporadas lançadas, e com a quarta e última por vir, 3% se concentra em grupo verdadeiramente complexo de personagens e discute temas de âmbito universal, mas que conversam especialmente com a realidade brasileira. É uma verdadeira pérola da nossa produção audiovisual.

Imagem de capa do item

Star Trek: Discovery

A sétima série televisiva de Star Trek se passa aproximadamente uma década antes dos eventos da série original. E ela é extremamente feliz em traduzir os elementos da franquia que conquistaram o público para uma nova geração.

Com duas temporadas elogiadíssimas pela crítica, a trama se concentra na tripulação do USS Discovery se deparando com novos mundos e civilizações e sendo obrigada a lidar com rachaduras antigas e explorar situações até então desconhecidas. Discovery acaba por reformular também algumas histórias problemáticas do passado de Trek.

Imagem de capa do item

Orphan Black

Esta série canadense bastante aclamada pela crítica trata de um dos conceitos mais interessantes da ficção científica: a clonagem humana. E ela caminha através desse assunto de uma forma como poucas histórias já fizeram: trazendo as mulheres para o centro. A mercantilização do corpo de suas personagens principais é o cerne da série, e ela vai fundo nessa trama conspiracional e inteligente ao longo de suas cinco temporadas.

Mas não há dúvida que o principal atrativo de Orphan Black é o desempenho soberbo da atriz Tatiana Maslany. Na pele de no mínimo 10 personagens totalmente diferentes, Maslany impressiona com sua atuação, o que a levou a ganhar o Emmy de Melhor Atriz de Drama em 2016.

Imagem de capa do item

Westworld

Aqui a trama se passa no Westworld, um parque de diversões temático, tecnologicamente avançado, povoado por andróides anfitriões. O parque atende a "convidados" que pagam caro para satisfazer suas fantasias mais loucas dentro do parque sem medo de retaliação.

Criada por Lisa Joy e Jonathan Nolan e produzido pela HBO, a série é sem dúvida um dos maiores exemplares do gênero dentro do cenário televisivo. Westworld impressiona pelo seu visual deslumbrante, história inteligente e atuações primorosas. É uma das apostas mais insanas da HBO que resultou em uma série aclamada globalmente e de fãs fiéis.

Imagem de capa do item

Black Mirror

Mas poucas séries se infiltraram tanto no DNA dos anos 2010 quanto Black Mirror. Criada por Charlie Brooke, essa antologia brilhante começou de forma discreta na emissora britânica Channel 4 e logo se viu no olho de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, a Netflix.

A partir daí a série se mostrou um fenômeno, e contou diversas histórias sobre uso complexo e cada vez mais dependente que nossa sociedade faz da tecnologia. Black Mirror hoje não é só uma das melhores séries de ficção científica da década como também de todos os tempos, entrando de vez para o nosso imaginário popular.