As 10 melhores participações de Stan Lee nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel!
As 10 melhores participações de Stan Lee nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel!
Ele é onipresente!
Vingadores: Ultimato está em cartaz nos cinemas, e com o filme, teremos a última participação especial de Stan Lee nos cinemas, após anos de cameos incríveis do lendário quadrinista e co-criador da Marvel Comics. Até o momento, ele já apareceu em todos os vinte e dois filmes da franquia – além de algumas séries!
Pensando nisso, resolvemos elencar aqui as 10 melhores participações especiais de Stan Lee nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, desde as mais engraçadas àquelas que deixam um sentimento emocionante para os fãs dessa lenda das HQs!
Créditos: Disney
Homem de Ferro
Começando a lista, não podíamos deixar de fora a primeira aparição de Stan Lee em um filme do Universo Cinematográfico da Marvel - que, no caso, trata-se do longa que deu início a tudo: Homem de Ferro. A cena trouxe uma interação real entre o autor e Tony Stark.
Aqui, quando Stark está entrando em uma festa, ele fala com um senhor que está de costas, dizendo: "Oi, Hef", em referência ao criador e editor-chefe da Playboy. Quando o senhor se vira, no entanto, percebemos que se trata de Lee, e que o Homem de Ferro acabou o confundindo com Hugh Hefner.
Thor
A participação de Stan Lee no primeiro filme do Deus do Trovão também é digna de destaque. Aqui, a cena acontece quando a população do Novo México se junta para tentar arrancar o martelo do Thor, preso em uma cratera no deserto.
Então, vemos alguém tentando arrancar o Mjölnir à força com uma corrente presa em uma caminhonete. E mesmo não conseguindo, descobrimos que o motorista é ninguém menos que Stan Lee, que ainda vira desavisado para saber se conseguiu puxar o martelo de uru.
Capitão América: Guerra Civil
Uma das participações mais recentes do autor - e que ilustra muito bem seu senso de humor - se dá em Capitão América: Guerra Civil, poucos minutos antes do fim do filme, quando Tony Stark recebe uma encomenda na base dos Vingadores.
Na cena, podemos ver que Stan Lee é um entregador da FedEx, o serviço de entregas dos Estados Unidos. O divertido aqui é que ele chega dizendo que há uma encomenda para Tony Stank (ou, em português, Tony Esterco), fazendo mais uma piada bem divertida para os fãs.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar
O Homem-Aranha é, provavelmente, a criação mais popular e adorada de Stan Lee, e por conta disso, não podíamos deixar de citar sua participação em De Volta ao Lar, o primeiro filme do herói aracnídeo situado no Universo Cinematográfico da Marvel.
A cena é bem engraçada por mostrar o autor brigando com Peter Parker da janela de sua casa, e posteriormente conversando com seus vizinhos. É o tipo de cena que aconteceria normalmente na vida do Amigão da Vizinhança, considerando como ele é azarado com o povo nova-iorquino.
Vingadores: Era de Ultron
Outra das célebres cenas de Stan Lee se dá no segundo filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra. Em Vingadores: Era de Ultron, o escritor interpreta um veterano da Segunda Guerra Mundial que participa de uma festa especial na Torre dos Vingadores.
Já no início da cena, vemos ele desafiando o Thor e partindo para beber um hidromel asgardiano especial. Porém, ele não é invencível - muito menos aos efeitos da bebida - e acaba tendo que ser carregado para fora da festa, em uma de suas cameos mais divertidas.
Thor: Ragnarok
E por falar no Deus do Trovão, não podemos nos esquecer da presença de Stan Lee em Thor: Ragnarok, que é disparado um dos filmes mais divertidos e surpreendentes do Universo Cinematográfico da Marvel. Por conta disso, o autor está devidamente caracterizado de um jeito bizarro.
Aqui, ele nada mais é do que o "barbeiro" de Sakaar, o planeta no qual o Filho de Odin vai parar após ser derrotado por Hela. Para se tornar um gladiador para o Grão-Mestre, o herói precisa passar por uma mudança de visual - e o responsável por isso é o próprio criador do asgardiano.
Capitão América: O Soldado Invernal
No segundo filme do Sentinela da Liberdade, Stan Lee possui uma participação mais do que especial, já que ele é o zelador/guarda do Museu Smithsonian, onde há uma exposição especial sobre o Capitão América e o Comando Selvagem na Segunda Guerra Mundial.
Ele aparece logo depois que Steve Rogers "pega emprestado" seu traje original novamente, para lutar contra a HIDRA, que se apossou completamente da S.H.I.E.L.D.. Ao descobrir que o traje foi roubado, ele fica preocupado e tem certeza de que será demitido.
Capitã Marvel
Em terceiro lugar da lista, está uma das aparições mais recentes de Stan Lee, e que tem todo um peso especial para os fãs. Capitã Marvel foi o primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel lançado após o seu falecimento, e aqui há duas homenagens para o lendário autor.
Logo no início do filme, o logo da Marvel Studios é alterado em homenagem ao escritor, mostrando várias de suas fotos. Além disso, temos também uma breve cena na qual ele aparece em um trem e olha para Carol Danvers, que dá um adorável sorriso de volta.
Guardiões da Galáxia Vol. 2
A segunda participação de Stan Lee na franquia dos Guardiões da Galáxia é uma das mais icônicas, por dialogar com uma teoria de fãs que circula há muito tempo na internet. Para muitos, Lee faz parte dos Vigias, uma raça alienígena que vigia todos os grandes acontecimentos no universo.
Aqui, ele é um astronauta e aparece conversando com um grupo de Vigias sobre a vida na Terra. Ele também menciona o fato de já ter trabalhado na FedEx, o que pode ser entendido como uma referência à sua participação especial em Capitão América: Guerra Civil.
Os Vingadores
Por fim, não podemos deixar de mencionar sua participação em Os Vingadores. Vale lembrar que, originalmente, Stan Lee teria duas participações no filme, mas uma delas foi cortada (nessa, ele apareceria numa lanchonete frequentada por Steve Rogers).
Porém, a versão que foi para o filme é ainda mais icônica. Aqui, vemos Stan Lee jogando xadrez em um parque quando é entrevistado sobre a presença dos Vingadores em Nova York. Sua resposta é incrível: "Super-heróis em Nova York? Me dá um tempo!"