As 10 melhores mutações secundárias dos X-Men!
As 10 melhores mutações secundárias dos X-Men!
Todo mundo quer ter mais de um poder!
Os X-Men são uma das equipes mais tradicionais da Marvel nos quadrinhos. Curiosamente, uma das tramas que sempre é recorrente na história do grupo é a descoberta de que algum de seus membros possui uma mutação secundária – ou seja, um poder latente que estava “secreto” e só despertou muito tempo depois da mutação principal.
Considerando que essas mutações muitas vezes trazem habilidades impressionantes para os heróis mutantes, separamos aqui as 10 melhores mutações secundárias dos X-Men. No entanto, só consideramos poderes que surgiram da evolução mutante dos personagens – e não “melhorias” cósmicas, como a Força Fênix, ou mudanças cibernéticas, como o Arcanjo.
Créditos: Marvel Comics
Visão do futuro - Gambit
Embora muitos não saibam, o mutante cajun adorado por todos na década de 90 também ganhou uma mutação secundária, após um evento altamente traumático que o deixou cego. Além da capacidade de transferir energia cinética para as coisas em que tocava, o Gambit também podia ter uma “visão do futuro”.
No entanto, não era nenhum tipo de clarividência especial, que permitia que ele pudesse enxergar dias no futuro. Em vez disso, era um senso de aproximação, similar ao Sentido-Aranha do Homem-Aranha. No entanto, desde que recuperou a visão, o herói parece ter “esquecido” desse poder.
Mudança corporal - Destrutor
Falar da mutação secundária do Destrutor pode ser uma tarefa complicada. Isso porque sua habilidade é completamente insana, e quando paramos para analisá-la friamente, ela não faz muito sentido. Basicamente, trata-se de um poder que Alex Summers adquiriu no espaço, quando estava à mercê de grandes forças cósmicas.
Em linhas gerais, o mutante é um ser nexus - basicamente, um ponto de convergência entre todas as realidades. Assim sendo, sua consciência é capaz de “saltar de corpo em corpo” por suas várias versões no multiverso. Se ele morre na Terra-616 (como já aconteceu), o herói apenas desperta no corpo de alguma de suas versões alternativas.
Forma incorpórea - Kid Ômega
Por mais detestável, atrevido e “aborrecente” que seja, Quentin Quire também é um dos mutantes mais poderosos de todo o Universo Marvel, dotado de capacidades psiônicas que podem bater de frente com as de Jean Grey e Psylocke. E ele acabou despertando um poder ainda mais poderoso, após sofrer overdose com uma droga mutante.
Seu poder telepático acabou se tornando tão poderoso que poderia consumir seu corpo. Inconscientemente, ele acabou ganhando uma forma incorpórea, que habita outro plano de existência e pode se comunicar com qualquer ser vivo ao seu alcance. No entanto, até hoje o Kid Ômega não sabe como controlar completamente esse dom.
Mudança de personalidade - Escalpo
Irmã do Míssil, a jovem Paige Guthrie não teve a sorte de nascer com uma mutação “bonita”, como a de seu irmão. Em vez disso, ela nasceu com a capacidade de despedaçar sua própria pele, revelando camadas de tecido com habilidades poderosas. Ou seja, ela pode jorrar lava e energia pura de seu corpo, mas para isso, precisa rasgar seu tecido epitelial.
No entanto, aos poucos foi revelado que a heroína teria uma espécie de efeito secundário à sua mutação: não é apenas o seu corpo que muda a cada “camada” de pele arrancada - sua química cerebral também! Ou seja, ela acaba tendo a capacidade de mudar sua própria personalidade, toda vez que usa seus poderes.
Biologia de planta - Black Tom Cassidy
Primo do Banshee, o Black Tom Cassidy passou boa parte de sua vida sendo um inimigo jurado dos X-Men, causando confusão no mundo todo ao lado de seu parceiro de trabalho, o Fanático. No entanto, ele também manifestou uma capacidade bem peculiar, e que ninguém sequer esperava que pudesse vir dele.
Após ser quase mortalmente ferido por Cable, ele precisou ser tratado com alguns elementos medicinais da madeira. Posteriormente, isso despertou uma mutação secundária que transformou o vilão em parte homem, parte planta. No entanto, diferente de boa parte das mutações desta lista, esse poder secundário do personagem não é controlável ou reversível.
Forma de gelo orgânico - Homem de Gelo
Bobby Drake foi um dos membros originais escolhidos por Charles Xavier para fazer parte dos X-Men. E curiosamente, o personagem posteriormente foi descoberto como um dos mutantes mais poderosos que existem, graças à sua habilidade criogênica, que lhe garantiu o posto de mutante Nível Ômega.
O herói, após confrontar o Black Tom Cassidy, acabou ferido de uma forma quase incurável, mas seu corpo acabou dando lugar à sua forma de gelo. Ou seja, ele pode se curar de qualquer ataque, absorvendo a umidade do ar. O problema é que, às vezes, ele não consegue reverter à forma humana - e muitos já acreditam que sua forma de gelo poderia ter substituído por completo o “original”
Forma animal - Fera
Dentre todos os membros dos X-Men, nenhum teve uma mutação secundária tão famosa quanto o Fera, o integrante animalesco da formação original. Inicialmente, ele tinha pés grandes e um senso atlético incomparável, mas tudo mudou quando ele descobriu que de fato possuía uma anatomia bestial.
A transformação de Hank McCoy pode até ter sido despertada por um experimento científico, mas provou a capacidade que o Fera tinha de “evoluir” fisicamente. A princípio, ele se tornou uma figura simiesca azul, mas atualmente, sua aparência está cada vez mais felina - o que o garante garras e presas, além de outras habilidades interessantes.
Cura - Anjo
Quem conhece o Anjo, sabe que o herói começou como um dos personagens mais “básicos” da formação original dos X-Men. Ele basicamente só possuía asas, o que lhe garantia o dom do voo. No entanto, sua natureza é mais angelical do que sua simples aparência, já que ele possui o dom da cura.
Depois de sua transformação em Arcanjo pelas mãos do Apocalipse - o que não conta como uma mutação secundária -, um novo poder foi despertado no herói: ele possui sangue regenerativo. Exatamente isso: através de seu sangue, ele pode curar a si próprio ou outras pessoas ao seu redor. Um dom bem útil em combate, e definitivamente angelical.
Forma de diamante - Emma Frost
Quando Emma Frost foi apresentada pela primeira vez, ela era apenas a bela e letal Rainha Branca do Clube do Inferno, dotada de uma poderosa capacidade telepática, que fazia com que ela dobrasse qualquer um à sua própria vontade. No entanto, ela acabou descobrindo um dom que combina ainda mais com sua personalidade.
A mutante descobriu que possuía uma forma de diamante orgânico, logo após a explosão de Genosha pelas mãos da Cassandra Nova. Desde então, ela tornou-se uma força bruta, seja como telepata ou como tanque físico, ostentando sua pele brilhante. É aquele ditado: vivemos em um mundo materialista, e Emma Frost é uma garota materialista.
Telepatia - Jean Grey
A telepatia de Jean Grey nem sempre é vista como uma mutação secundária, já que sempre foi um poder dormente dentro da mutação principal da heroína - e inclusive foi o primeiro poder a “despertar” quando ela se descobriu mutante. No entanto, como ela demorou um tempo para ser desenvolvida, precisamos mencioná-la como um dos melhores e mais fortes poderes secundários da raça mutante.
Muito antes de ser hospedeira da Força Fênix, a jovem Jean Grey era conhecida como Garota Marvel, e auxiliava os X-Men com seus dons telecinéticos. No entanto, aos poucos, ela foi descobrindo e desenvolvendo sua capacidade telepática. Aos poucos, ela se tornou uma telepata ainda mais poderosa que o Professor X.