As 10 melhores histórias e arcos do Thor!
As 10 melhores histórias e arcos do Thor!
Um dos personagens que representa o maior senso épico e grandioso da Marvel, Thor é um deus e um super-herói com grandes arcos nos quadrinhos, sempre surpreendendo com suas narrativas mitológicas. Aqui, separamos dez histórias indispensáveis para quem quer, de fato, conhecer o Deus do Trovão!
Jornada ao Mistério
Para início de conversa, a título de conhecimento, é bom que todos possam conferir a estreia do Thor em Journey Into Mystery #83. Na edição, o dr. Donald Blake acaba entrando em uma enrascada envolvendo alienígenas e encontra uma bengala em uma caverna da Europa.
Ao bater o objeto no chão, ele se transforma, pela primeira vez, no Poderoso Thor. A história é bem interessante para os padrões da época e é curiosa por não mostrar nada da mitologia do Thor, além dele próprio. Na verdade, a história é mais puxada para ficção científica do que para a própria fantasia épica.
Thor: A Queda
Depois de anos de possibilidades e planejamentos tardios, finalmente o Ragnarök aconteceu. Situada paralelamente à queda dos Vingadores, essa minissérie encontrada em Thor #80-85 mostra o Deus do Trovão enfrentando o apocalipse nórdico ao lado de seus aliados.
Trata-se de uma carta de amor ao personagem, com diversas referências à mitologia do herói e várias pontas amarradas em relação a mistérios deixados nas décadas de publicação do título.
Thor vs Mangog
Outro épico dos criadores originais do personagem, a saga de Mangog, encontrada em Thor #154-157 é o pináculo da fase Lee e Kirby no personagem. Traz uma espécie de Ragnarök à Asgard com a chegada do maligno Mangog.
O vilão invade o Reino Dourado buscando vingança por seu povo que, aparentemente, foi morto graças a Odin. A partir daí, o Filho de Odin deve batalhar com Mangog, mas acaba descobrindo que ele é uma ameaça muito mais poderosa do que já enfrentou!
A Poderosa Thor
Apesar de extremamente criticado antes do tempo, o mais recente arco do Thor - que agora é o alter-ego de Jane Foster e não mais do Filho de Odin - está sendo bem elogiado por fãs de longa data do herói e por críticos.
O primeiro volume de histórias da heroína, compilado em Thor #1-8, e publicado atualmente no Brasil, rendeu uma boa mudança de atmosfera e profundidade nas histórias do herói, sendo algo já construído desde a época de Deus do Trovão. E de bônus, a arte de Russell Dauterman que é um belíssimo destaque na história.
A Balada de Bill Raio Beta
O primeiro de vários arcos de Walt Simonson a serem mencionados aqui, aconteceu nas páginas de Thor #337-340 e foi onde fomos apresentados a um dos maiores guerreiros de todo o espaço sideral: o magnífico Bill Raio Beta.
Após se mostrar digno de empunhar Mjölnir, Bill e Thor acabam entrando em uma batalha pela dignidade do manto do Deus do Trovão. E é justamente quando isso acontece que ele prova seu maior valor, ganhando a simpatia de Odin e se tornando um herói com toda a glória Asgardiana.
A Última Batalha de Skurge
Uma história única, presente nas páginas de Thor #362, a Última Batalha de Skurge é a HQ que mostra o desenvolvimento de um dos mais ferrenhos inimigos do Deus do Trovão: Skurge, o Executor, que aqui brilha com maestria, sem ser ofuscado pela Encantor.
Vemos Thor e um grupo de aliados - dentre os quais, o próprio Skurge - invadindo os domínios de Hela para resgatar algumas almas da Terra. A edição entra nessa lista por mostrar como o universo do herói é vasto e todos os personagens, por mais insignificantes que sejam, possuem relevância e questões pessoais importantes nessa mitologia.
A Maldição de Hela e Jormungand
Certamente uma das histórias mais líricas e épicas de toda a história do Deus do Trovão é o seu encontro com a Serpente de Midgard, Jormungand. Um embate épico, desenhado unicamente em splash pages, e que significa um ponto de virada na vida do herói.
Após isso, Thor presta as contas com ninguém menos que Hela, a deusa do submundo e dos mortos, devido a uma maldição colocada por ela sobre a vida do Deus do Trovão... E para isso, ele não terá problemas em virar o inferno de cabeça para baixo.
Renascer dos Deuses
Um dos arcos mais elogiados do herói e decorrente dos eventos de Thor: A Queda, o Renascer dos Deuses, encontrado em Thor #1-6 é uma das maiores celebrações da história do personagem. Aqui, após o Ragnarök, os deuses começam a encarnar em seres humanos e cabe ao Deus do Trovão encontrá-los e liderá-los.
A história passeia pela mitologia asgardiana mas não tem restrições em levá-la ao Planeta Terra, tornando o Thor agora muito mais próximo de nosso convívio. Além disso, há momentos excepcionais, como a luta entre Thor e o Homem de Ferro em decorrência dos eventos da Guerra Civil.
Deus do Trovão
Um dos arcos mais recentes do Thor, Deus do Trovão, marcou a passagem de posse de Matt Fraction para Jason Aaron no título do herói asgardiano. Aqui, inicialmente, ele é confrontado com um misterioso assassino de deuses que tem destruído diversas divindades de várias religiões e mitologias.
A partir daí, Thor entra em uma jornada para descobrir as motivações de seu inimigo e acaba se deparando com duas outras versões temporais suas, o jovem Thor e o Rei Thor. Juntos, eles devem encarar a ameaça de Gorr... e por um fim definitivo nele.
A Saga de Surtur
Considerado por vários como a melhor história já escrita sobre Thor e a cereja no bolo do run de Walt Simonson, a Saga de Surtur traz o maligno demônio de fogo, que foi lentamente apresentado ao longo de toda a passagem de Simonson pelo título.
A aventura tem proporções épicas e finaliza com um sacrifício supremo, que reverberou por longos e longos anos nas histórias de Thor, após sua publicação, tornando a história não apenas um clássico, como também algo de extrema importância para o herói.