As 10 melhores fases para quem quer começar a ler HQs dos X-Men!

Capa da Publicação

As 10 melhores fases para quem quer começar a ler HQs dos X-Men!

Por Gus Fiaux

Eu sei, eu sei. Você provavelmente deve ser louco para ler alguma coisa dos X-Men, mas nunca soube direito por onde começar. Afinal de contas, são tantos mutantes, dimensões alternativas, viagem no tempo, mortes e ressurreições… a lista de peculiaridades da franquia X só cresce.

Mas, agora, não tem mais desculpinha. Como a equipe é uma das mais queridas da Marvel, temos aqui as 10 melhores fases para começar a ler as histórias do grupo. São arcos (ou conjuntos deles) fechados e que podem servir como um ótimo início para você que sempre quis conhecer mais dos mutantes, mas nunca sequer teve coragem de tentar!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

A verdadeira Primeira Classe

Por onde começar? The X-Men #1, de 1963.

Essa é pra quem realmente topa um desafio e quer começar a entender a equipe de suas origens. Os X-Men de Jack Kirby e Stan Lee são clássicos da Marvel, e apesar dos diálogos verborrágicos, são os que apresentam todo esse universo fantástico dos Filhos do Átomo, além de darem um poderoso insight sobre os primórdios da editora.

O que há de importante aqui? Toda a origem da equipe e suas primeiras aventuras. Além disso, surgimento da Irmandade dos Mutantes e de vários vilões clássicos dos heróis.

Imagem de capa do item

Segunda Geração!

Por onde começar? Giant Size X-Men #1 e X-Men #94, de 1975.

Pode até tentar, se quiser, mas você nunca vai achar uma formação dos X-Men tão clássica e importante quanto essa. Após um fracasso de vendas da série inicial, Chris Claremont entrou em peso para poder dar aos heróis uma nova roupagem. E aqui, nasceram as histórias mais memoráveis e icônicas do grupo, além de todos os clássicos que conhecemos hoje.

O que há de importante aqui? O surgimento da Fênix, bem como A Saga da Fênix Negra. Também temos um dos maiores clássicos da equipe, Dias de um Futuro Esquecido. Além desses, Magneto Triunfa; Deus Ama, o Homem Mata e o surgimento dos Novos Mutantes.

Imagem de capa do item

Um novo amanhecer para os mutantes

Por onde começar? X-Men #199, de 1985

Após a morte de Jean Grey e a entrada de diversas formações diferentes, a equipe passou por vários maus bocados. Ainda assim, eles conseguiram sobreviver firmes e fortes. E anos depois, o time original retornou à ação em uma nova equipe: o X-Factor.

O que há de importante aqui? O surgimento do X-Factor e as diversas sagas relacionadas a essa equipe, como Inferno e Programa de Extermínio. Importante notar que, nessa época, também surge o Apocalipse e são inseridos elementos de viagem no tempo, como Cable. Finalizando, a saga Atração Fatal.

Imagem de capa do item

Anos Dourados (e Azuis)

Por onde começar? X-Men Vol. 2 #1, de 1991.

Um novo início para a equipe mutante. Após eventos avassaladores, os mutantes precisaram se dividir para conquistar um novo posto em um mundo de super-heróis cada vez maior. E aqui, eles surgem em toda sua glória dos anos 90, com uma equipe que ficou bem marcada pela série animada da década.

O que há de importante aqui? A divisão dos heróis em Equipe Azul e Equipe Dourada. Além disso, o surgimento de um outro grupo importantíssimo: a X-Force, além da estreia do Deadpool nos quadrinhos. Por fim, a saga de Massacre

Imagem de capa do item

Tempos Apocalípticos

Por onde começar? Uncanny X-Men #319 e X-Men Vol. 2 #38, de 1996.

Um período avassalador para os X-Men, essa fase merece ser mencionada à parte, por representar um período muito específico para os heróis mutantes, especialmente se considerarmos a presença de uma realidade alternativa governada inteiramente pelo tirânico Apocalipse. E no meio dessa história, vários personagens B ganham uma importância inacreditável, como Legião e Solaris.

O que há de importante aqui? Da forma mais simples o possível, a Era do Apocalipse.

Imagem de capa do item

A Era Sombria

Por onde começar? New X-Men #141

Com a virada do século, a Marvel decidiu reformular os mutantes para deixá-los cada vez mais próximos dos filmes que estavam saindo na época. Assim, Grant Morrison assumiu o título mutante, dando uma nova roupagem aos heróis e trazendo tramas mais sombrias, além de abordar toda a estranheza da vida mutante. Certamente, uma questão de "ame" ou "odeie".

O que há de importante aqui? E de Extinção e a morte mais trágica de Jean Grey, pelas mãos de Xorn.

Imagem de capa do item

Retorno ao básico

Por onde começar? Astonishing X-Men #1, de 2004

Muito antes de dirigir Os Vingadores nos cinemas, Joss Whedon impressionava nas HQs com os Surpreendentes X-Men. Temos aqui uma história para quem gosta dos heróis em um estilo mais clássico. Ainda assim, essa fase da revista culminou em momentos muito importantes para a década, além da explosão de vários títulos derivados de equipes e personagens solo.

O que há de importante aqui? A saída de Morrison e a entrada de uma nova formação, que definiu boa parte do que viria a seguir. Esse é um arco mais intenso, e envolve a Dinastia M, mas também a Guerra Civil e a Trilogia da Messias. Outro detalhe importante é o surgimento de Utopia, a nação mutante do Ciclope.

Imagem de capa do item

Guerra Civil mutante

Por onde começar? X-Men: Schism #1; X-Men: Regenesis, de 2011.

Após eventos cataclísmicos, como o retorno de Hope Summers, e a crescente tensão entre humanos e mutantes, chegamos a um ponto de colisão, quando dois grandes líderes da equipe entram em um embate ideológico letal. É a era mais instável dos heróis enquanto equipe, nos últimos anos.

O que há de importante aqui? Toda a batalha ideológica e os conflitos que separaram Ciclope e Wolverine, e que destruíram a Utopia de Scott Summers. Além do próprio Cisma, temos o surgimento da fagulha que geraria o conflito de Vingadores vs X-Men.

Imagem de capa do item

A Revolução começa aqui!

Por onde começar? Uncanny X-Men Vol. 3 #1 e All-New X-Men #1, de 2013.

Uma nova era para os Filhos do Átomo após o intenso conflito entre Vingadores e X-Men. O Ciclope vira o mutante mais procurado do mundo e dá início à sua revolução, enquanto a Primeira Classe é trazida do passado, para que possam testemunhar a desesperança de seu futuro. Além disso, os mutantes começam a ser aniquilados pelas névoas terrígenas dos Inumanos.

O que há de importante aqui? O surgimento dos Novíssimos X-Men, bem como a Batalha do Átomo e o Testamento de Charles Xavier. As Guerras do Apocalipse, e também a Morte do X e Inumanos vs X-Men.

Imagem de capa do item

Renascimento do Átomo

Por onde começar? X-Men Prime #1; X-Men Blue #1 e X-Men Gold #1, de 2017.

Após um longo período onde a equipe estava cada vez mais destruída devido à crescente aposta da Marvel nos Inumanos, finalmente alguém apareceu para por ordem na casa. Estamos falando da fase atual das HQs, onde os heróis estão mais uma vez divididos em equipes multicoloridas, e as histórias estão resgatando elementos clássicos dos mutantes.

O que há de importante aqui? As novas equipes Azul e Dourada, além da Vermelha. A Ressurreição de Jean Grey e a Exterminação, a saga que deve levar os Novíssimos X-Men de volta ao passado.