As 10 melhores armaduras do Homem de Ferro no cinema!
As 10 melhores armaduras do Homem de Ferro no cinema!
O Vingador Dourado tem várias opções de vestuário!
Às vezes, o traje faz o herói, e esse é exatamente o caso do Homem de Ferro, que utiliza suas armaduras para combater o crime e para integrar os Vingadores. Nos cinemas, o herói já teve, ao todo, cinquenta trajes, cada um com sua melhoria visual ou utilitária, servindo a um propósito diferente.
Nesta lista, mencionaremos as 10 melhores armaduras do Homem de Ferro no Universo Cinematográfico da Marvel, analisando um mix entre as melhorias estéticas e tecnológicas. Afinal de contas, o Vingador Dourado sabe inovar em suas armas de batalha!
Para essa lista, estamos considerando apenas os trajes que têm um tempo de tela considerável nos cinemas. Foi mal, Legião de Ferro!
Créditos: Walt Disney
Mark I
Abrindo essa lista, não podíamos esquecer do valor sentimental da primeiríssima armadura do herói, conhecida como Mark - ou MK - I. O traje foi basicamente construído a partir de sucata, mostrando a vontade de Tony Stark em sobreviver e enfrentar seus captores.
E para uma armadura construída com pedaços de lixo, temos aqui uma obra-prima, com um sistema de armas inigualável, que inclui um lança-chamas, um lança-foguetes e até mesmo um protótipo do sistema repulsor de voo. Um ótimo início para o Homem de Ferro!
Mark II
Falando em trajes iniciais, o Mark II do herói também é uma excelente pedida, por ser um avanço espetacular em relação ao modelo inicial. Basicamente, trata-se da versão experimental de todas as armaduras atuais do herói blindado.
Visualmente falando, chama bastante atenção sua coloração inteiramente prateada, já que o herói ainda não pintava seus trajes. Aliás, o traje é tão completo que foi usado por James Rhodes posteriormente, como a primeira versão de seu Máquina de Combate.
Mark V
Nos quadrinhos, algo que sempre encantou os fãs foi o fato de Tony Stark conseguir retirar seu traje inteiro de uma maleta - considerando que sua armadura era flexível e funcionava quase como uma roupa, de fato. Os cinemas não perderiam a oportunidade de adaptar isso, e assim tivemos o MK V.
Basicamente, o traje é uma versão "portátil" da armadura - e é muito bonito visualmente. Infelizmente, ele perde uma série de utilidades importantes, como a capacidade de voo e até mesmo a resistência, já que é uma das armaduras menos robustas do Homem de Ferro.
Mark XLII
Em sétimo lugar, mencionaremos uma das armaduras mais controversas do herói - pois há quem a ame, assim como há quem a odeie. Estou falando do MK XLII, utilizado em Homem de Ferro 3. A maior utilidade do traje é funcionar de forma automática, pelos comandos mentais do usuário.
É justamente isso que faz com que as peças possam voar até Tony, montando-se ao redor do herói. Contudo, muitos apontam alguns defeitos evidentes: a falta de resistência da armadura, além da coloração excessivamente dourada. Ainda assim, vale a menção, pois é um dos trajes mais memoráveis do herói.
Mark III
Clássicos são atemporais, e por isso não podíamos esquecer da MK III, a armadura "definitiva" do herói em seu primeiro filme solo. Basicamente, ela é o protótipo inicial que transformaria Tony Stark em um grande super-herói, o Homem de Ferro.
Embora tenha um curto sistema de bateria, que se esgota bem rapidamente, o traje compensa de outras formas: tanto sua blindagem especial, seu sistema anti-congelamento e, principalmente, sua resistência, uma vez que chega a ser mais durável que muitos dos trajes atuais do herói.
Mark VI
Se formos falar do MK III, não podemos deixar de mencionar sua evolução mais direta, o MK VI, utilizado ao final de Homem de Ferro 2. Basicamente, o traje combina as grandes invenções de Tony Stark, além de conter um novo núcleo, substituindo o venenoso sistema de paládio.
O traje também carrega consigo várias novidades em termos bélicos, como por exemplo os icônicos lasers de alto desempenho, que são capazes de cortar quase todo tipo de material. Visualmente, temos o reator em um display triangular, uma mudança muito bem aceita pelos fãs.
Mark XLIV (Hulkbuster)
Possivelmente a armadura mais "diferente" já produzida pelo Homem de Ferro, a Hulkbuster - em qualquer uma de suas duas versões - é um verdadeiro tanque de guerra, produzida - obviamente - para dar conta de um ser tão poderoso quanto o Incrível Hulk.
Usada pela primeira vez em Vingadores: Era de Ultron, esse traje mostra um poder bélico diferente de todos os outros já utilizados pelo herói até então. Além disso, é uma armadura muito resistente, cujas peças são substituídas conforme vão sendo destruídas, graças a um satélite próximo.
Mark XLV
Após um tempo, os trajes de Tony Stark deixaram de ter muitas novidades utilitárias - ainda que, no primeiro lugar, você verá um que é uma exceção a isso - e passaram a ganhar melhorias visuais. De certa forma, esse é o caso da MK XLV, utilizada pelo herói em Capitão América: Guerra Civil.
Basicamente, esse traje não tem grandes novidades em termos de uso, mas possui várias melhorias em termos visuais. Para os fãs de quadrinhos, ele é um dos favoritos, devido à sua clara inspiração nos trajes do Universo Ultimate e na armadura Bleeding Edge.
Mark VII
Trajes clássicos à parte, outro que merece bastante destaque é o MK VII, utilizado pelo herói em Os Vingadores. Basicamente, esse traje é uma combinação de todos os fatores anteriores, além de ser montado automaticamente quando acionado - uma inovação inspirada pelo MK V.
O herói conseguiu viver bastante ação usando essa armadura. Visualmente falando, ela é mais robusta, e elimina os jatos nas mãos do herói, substituindo-os por um jet pack, o que ajuda o Vingador Dourado a ter seus braços livres na hora da porradaria, enquanto voa.
Mark L
Encerrando nosso ranking, a melhor armadura que o Homem de Ferro já teve nos cinemas foi o traje utilizado em Vingadores: Guerra Infinita. E o motivo é uma mescla de beleza e utilidade, já que, além de bonita, essa é a armadura mais poderosa já trajada por Tony Stark.
Inspirada na Model-Prime e na Extremis dos quadrinhos, o traje funciona com um sistema de nanotecnologia, podendo ser construída ao redor do corpo do herói. Além disso, ela pode gerar qualquer tipo de arma à escolha de Stark, além de ser resistente o suficiente para viagens espaciais.