As 10 melhores animações da Disney nos últimos anos!
As 10 melhores animações da Disney nos últimos anos!
Os anos 2000 caíram bem para o estúdio!
Que a Disney sempre foi a maior referência no que diz respeito a animações cinematográficas, isso não é mistério para ninguém. Contudo, desde a virada do século, o estúdio passou por provações e por sucessos, vivenciando seu pior e seu melhor momento, e consolidando uma nova era de longas animados.
Considerando que o estúdio está prestes a lançar WiFi Ralph: Quebrando a Internet, separamos aqui as 10 melhores animações da Disney de 2000 em diante, para podermos relembrar um pouco da história recente da empresa. Organizamos a lista de filmes por ordem cronológica, para que você possa acompanhar essa “linha do tempo”.
Créditos: Disney
Fantasia 2000 (2000)
Servindo de continuação para uma das animações mais aclamadas do estúdio, Fantasia 2000 serviu para dar as boas vindas ao novo milênio, sendo lançado no dia 1º de janeiro de 2000. O filme é, assim como o original, um grande experimento que reúne animação e orquestra.
Aqui, podemos ver a grande evolução da qualidade técnica do estúdio, especialmente se compararmos com o original de 1940. Além disso, o filme também traz de volta a sequência do Aprendiz de Feiticeiro, um dos segmentos mais lembrados e aclamados da Disney.
A Nova Onda do Imperador (The Emperor's New Groove, 2000)
Uma coisa que a Disney sempre fez muito bem foi incorporar diferentes culturas e tradições às suas animações, criando histórias diversificadas e que fogem ao padrão europeu ou norte-americano. Com os anos 2000, isso foi bem mais intensificado, e A Nova Onda do Imperador é uma prova disso.
O filme segue a jornada de Kuzco, um imperador inca que precisa aprender a ser mais humilde depois de ser transformado em uma lhama pela feiticeira Yzma. É um filme bem aclamado, que gerou inclusive uma continuação e uma série de TV.
Lilo & Stitch (2002)
"Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer". Se você nunca chorou com essa frase, ou pelo menos não ficou emocionado, você deve ser uma pessoa sem coração. Dito isso, Lilo & Stitch é um dos melhores filmes da fase anterior de animações da Disney.
Aqui, acompanhamos uma garota havaiana que descobre um pet bem inusitado: um alienígena do espaço sideral. O longa foi um dos sucessos comerciais mais importantes para a Disney na década passada, e pode ganhar uma série em live-action no streaming do estúdio.
A Princesa e o Sapo (The Princess and the Frog, 2009)
Após um período tenso - considerada a "fase experimental" da Disney, de onde surgiram alguns filmes como O Galinho Chicken Little e Bolt: Supercão, o estúdio decidiu voltar às raízes da animação 2D e dos contos-de-fadas, nos presenteando com A Princesa e o Sapo.
A animação subverte a história clássica, mas compensa por sua atmosfera situada na Louisiana, além de ser um marco histórico por trazer a primeira princesa negra da história do estúdio. É uma pena que o longa não é tão lembrado quanto deveria.
Enrolados (Tangled, 2010)
Influenciada pelo sucesso da Pixar e pela constante leva do 3D em Hollywood, a Disney mudou seus planos e começou a investir na animação tridimensional mais bem-acabada, diferente dos filmes que surgiram durante sua "fase experimental". O primeiro sucesso foi Enrolados.
Trazendo uma nova perspectiva sobre o conto da Rapunzel, o filme é brilhante em sua animação e também traz uma história muito divertida, impulsionada pelo elenco composto (originalmente) por Mandy Moore e Zachary Levi. Destaque para as canções originais.
Detona Ralph (Wreck-It Ralph, 2012)
Prestes a retornar aos cinemas com sua continuação, Detona Ralph prova que o estúdio ainda tem um pé na inovação, e que sabe criar conceitos originais e muito interessantes. Aqui, vemos um vilão de video game querendo mudar o status quo de sua participação.
A aventura no mundo dos jogos eletrônicos encheu os olhos dos fãs e dos gamers no mundo todo, enquanto tivemos participações de personagens de franquias clássicas. Além disso, o 3D continuou evoluindo, trazendo uma animação virtualmente impecável.
Frozen: Uma Aventura Congelante (Frozen, 2013)
Se você não chegou à beira da loucura de tanto ouvir "Let it Go" em 2013, talvez você estivesse em coma. De um jeito ou de outro, Frozen: Uma Aventura Congelante é o maior sucesso recente do estúdio, tanto em bilheteria quanto em crítica, arrecadando mais de 1,2 bilhões de dólares.
O filme poderia ser a clássica história de princesas, mas foca-se muito mais no amor entre irmãs e na desconstrução da ideia do "príncipe encantado", enquanto traz Elsa como uma das personagens mais icônicas da história do estúdio. Ah, e também vale citar a fofura que é o Olaf.
Operação Big Hero (Big Hero 6, 2014)
Os super-heróis estão dominando o mundo a torto e a direito, e a Disney não ia perder a oportunidade de inseri-los em seu próprio universo animado. Adaptando uma equipe bem desconhecida da Marvel Comics, Operação Big Hero é um filme bem original, que cria sua própria história.
O longa nos apresentou o fofíssimo Baymax, além de introduzir uma geração de heróis que agora protagoniza sua própria série televisiva. Na era dos Vingadores e da Liga da Justiça, o longa conseguiu encontrar sua própria voz - e conta com uma participação especial de Stan Lee.
Zootopia (2016)
O estúdio sempre conseguiu passar as metáforas importantes da vida através de animais antropomórficos. Filmes como Bambi, O Rei Leão e O Cão e a Raposa usam animais para contar histórias humanas. E Zootopia não é diferente, apostando em uma trama ainda mais complexa.
Trazendo elementos como preconceito, intolerância e política, o filme fala sobre uma cidade habitada por diversas espécies selvagens, que se dividem entre as presas e os predadores. Contudo, o interessante aqui é observar como a história se torna uma investigação policial a partir da jovem lebre Judy.
Moana: Um Mar de Aventuras (Moana, 2016)
Por fim, temos a animação mais recente da Disney antes de WiFi Ralph. Lançado em 2016 (mas apenas no ano passado, no Brasil), Moana continua a tradição dos longas de princesas, mas com uma protagonista diferente de tudo que já vimos.
O filme explora a fundo a cultura polinésia, e conta com o brilhante trabalho de vozes de Dwayne "The Rock" Johnson e Auli'i Cravalho. O grande mérito, no entanto, está na qualidade impressionante da animação - especialmente no mar, que chega a um nível de fotorrealismo jamais visto.