As 10 melhores adaptações de quadrinhos que não são da Marvel ou da DC Comics!

Capa da Publicação

As 10 melhores adaptações de quadrinhos que não são da Marvel ou da DC Comics!

Por Fernando Maidana

Vale lembrar que a lista não inclui filmes de outros selos das editoras. Portanto, produções como KingsmanMIB e Kick-Ass, publicadas por uma subdivisão da Marvel, e V de Vingança e Red, da DC Comics, ficaram de fora.

Imagem de capa do item

O Máskara

Editora: Dark Horse

Ok, o filme estrelado por Jim Carrey é completamente diferente da obra original dos quadrinhos, mas quem assistiu durante a infância tem boas memórias do alucinado herói de rosto verde.

O Máskara levou para as telonas a saga de Stanley Ipkiss o, primeiro personagem a utilizar o artefato nos quadrinhos. Logicamente, diversos elementos da trama tiveram de ser amenizados para que o filme se adequasse à proposta do diretor Chuck Russell. Porém, como se tratava de um personagem relativamente desconhecido, o resultado foi um estrondoso sucesso.

Imagem de capa do item

Snowpiercer

Editora: Casterman

Baseado na graphic novel francesa Le Transperceneige, o filme traz Chris Evans na pele de Curtis Everett, o líder de uma revolução dentro do Snowpiercer.

Em uma realidade pós-apocalíptica, a Terra se transformou em uma grande esfera de gelo e o gigantesco trem realiza um movimento contínuo em volta do planeta. Seus tripulantes são os únicos sobreviventes.

Imagem de capa do item

300

Editora: Dark Horse

Baseado no quadrinho de Frank Miller, 300 parece ter sido tirado diretamente das páginas da graphic novel.

O filme é centrado na guerra dos Espartanos contra o Deus-rei Xerxes e seu exército, e foi dirigido por ninguém menos que Zack Snyder.

Imagem de capa do item

Witchblade

Editora: Image

Com duas temporadas lançadas entre 2001 e 2002, a série de TV Witchblade, produzida pela TNT, foi um grande sucesso entre público e crítica.

A trama contava a história da Detetive Sara Pez, que encontra e se torna a portadora do Witchblade, um artefato místico que lhe dá superpoderes.

Apesar do sucesso, a série foi cancelada devido ao fato da atriz que dava vida à protagonista, Yanci Butler, estar enfrentando um sério problema de alcoolismo.

Imagem de capa do item

Scott Pilgrim Contra o Mundo

Editora: Oni Press

Baseado na popular série de quadrinhos de Bryan Lee O'Malley, o filme de Edgar Wright surpreendeu pela linguagem visual, que mescla aspectos do próprio quadrinho com videogames e música.

Temos, basicamente, a história de Scott Pilgrim, que se apaixona pela misteriosa Ramona Flowers e deve, então, derrotar seus ex-namorados para poder conquistá-la de vez.

Imagem de capa do item

Sin City

Editora: Dark Horse

Com um visual incrível, Sin City traz a incursão do diretor Robert Rodriguez no mundo dos quadrinhos - e do quadrinista Frank Miller como co-diretor.

Possivelmente a transcrição mais fiel das páginas para o cinema, Rodriguez descreveu seu filme como uma "transposição, e não uma adaptação".

De qualquer modo, o filme com clima noir conseguiu capturar a atenção dos críticos e dos fãs de quadrinhos.

Imagem de capa do item

Dredd

Editora: IPC Magazines

Depois do filme protagonizado por Sylvester Stallone em 1995, o diretor Pete Travis trouxe o policial e juiz Dredd de volta à vida em um aclamado filme, em 2012.

Mais preocupado em funcionar como um filme de ação que como um longa-metragem de super-heróis, o filme possui cenas viscerais de violência e pancadaria, além de um visual fantástico.

Vale a pena conferir.

Imagem de capa do item

Oldboy

Editora: Futabasha/Dark Horse

O filme coreano, de 2003, é baseado no mangá de Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi.

Em 2005, a Dark Horse adquiriu os direitos de distribuição das histórias e, mais tarde, a versão americana do filme também foi produzida, mas não se compara à obra prima original.

Na versão coreana, Oh-Dae Su - inspirado em Shinichi Goto - é sequestrado e mantido em cativeiro por 15 anos. Quando ele é solto, decide buscar vingança por conta própria.

Imagem de capa do item

O Corvo

Editora: Image

Inspirado na graphic novel de James O'Barr, o filme causou polêmica pela misteriosa morte de seu protagonista, Brandon Lee, durante as filmagens.

Apesar do filme ter dividido a crítica, a produção foi abraçada pelos fãs principalmente pelo seu visual gótico e sombrio que remete diretamente ao estilo dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Hellboy II - O Exército Dourado

Editora: Dark Horse

Do visionário Guillermo Del Toro, Hellboy II traz o Irmão Vermelho de volta a um mundo ainda mais fantástico, enfrentando a ameaça de um Rei maníaco.

Recheado de incríveis efeitos visuais e uma história envolvente e com subtramas relevantes, Hellboy II é um filme que merece destaque.