As 10 maiores reviravoltas de “Vingadores: Ultimato”!

Capa da Publicação

As 10 maiores reviravoltas de “Vingadores: Ultimato”!

Por Gus Fiaux

Vingadores: Ultimato é, sem a menor sombra de dúvida, o maior filme que o Universo Cinematográfico da Marvel já nos apresentou. Além de momentos marcantes e situações fenomenais, o filme – com suas três horas de duração – conseguiu estabelecer uma série de surpresas e reviravoltas fascinantes.

Desde mortes e sacrifícios inesperados ao retorno de personagens que não julgávamos possível, o filme nos surpreendeu em cada segundo de sua duração. E é por conta disso que separamos, aqui, as 10 maiores reviravoltas e plot twists de Vingadores: Ultimato!

Créditos: Disney

Imagem de capa do item

Fuga do Reino Quântico

Abrimos esta lista com uma reviravolta que não foi lá muito boa - na verdade, ela só está aqui pelo fato de ser ridícula ao extremo. Após o fim de Homem-Formiga e a Vespa, ficamos curiosos para saber como Scott Lang conseguiria fugir do Reino Quântico, já que ficou preso lá graças à dizimação de Thanos.

No entanto, a resposta é bem aquém das nossas expectativas. Em vez de alguém buscá-lo, descobrimos que um rato pisou nos controles da máquina que garante acesso ao microverso - fazendo com que o Homem-Formiga conseguisse escapar e fosse atrás dos Vingadores. Um baita de um ex machina, não é mesmo?

Imagem de capa do item

Professor Hulk

Desde as primeiras artes promocionais liberadas do filme, já sabíamos que o Hulk ganharia um novo visual, com direito a uma roupa maleável que usaria mesmo transformado no Gigante Esmeralda. Porém, o filme nos trouxe uma revelação bem diferente: não apenas o herói mudou sua aparência, mas também sua personalidade.

Após o Hulk e Bruce Banner serem derrotados por Thanos, ambas as personalidades perceberam que encontrariam paz caso se aliassem, em vez de se confrontarem. Assim, nasce o Professor Hulk, um ser que possui toda a inteligência de Banner e toda a força do Hulk - mas gostaríamos que ele tivesse usado mais seu fator "esmagador".

Imagem de capa do item

Nebulosa vs. Nebulosa

Qualquer filme que mexa com viagem no tempo não está completo sem alguns paradoxos temporais. E aqui, temos o maior deles quando a Nebulosa acaba, através de sua tecnologia, passando informações para o Thanos de 2014 através da sua versão passada, que posteriormente assume o seu lugar.

Entretanto, não para por aí. O momento mais importante da personagem se dá quando, ao tentar escapar, ela acaba matando sua versão do passado - bem na frente de sua irmã, Gamora. Foi um momento surpreendente, que mostra o quanto Nebulosa está disposta a "apagar" o seu passado.

Imagem de capa do item

Gamora à solta

Por falar em Nebulosa, não podemos nos esquecer de Gamora. Mas não a que você está pensando. O filme deixa bem claro que, tirando os personagens mortos no estalar de dedos de Thanos, todos os que foram perdidos anteriormente não retornariam à vida. E isso se mantém até o fim.

No entanto, descobrimos que a Gamora de 2014, vinda até o ano de 2023 a bordo da nave de Thanos, não apenas ajudou na batalha final, como também decidiu ficar nessa realidade - e isso abre os precedentes para uma trama surpreendente que deve ser mais explorada em Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Imagem de capa do item

O sacrifício da Viúva Negra

Enquanto Guerra Infinita foi um filme bem centrado em Thanos, o foco de Ultimato são os seis Vingadores originais. Aqui, cada um possui um propósito e funções mais do que necessárias no combate. No entanto, já de início vemos um praticando o sacrifício supremo.

A Viúva Negra e Ronin vão até Vormir, onde precisam localizar e recuperar a Joia da Alma - mas, como descobrimos no filme anterior, para isso eles precisam abdicar de algo que amam. Então, é extremamente chocante ver Natasha Romanov dando sua vida - ainda mais com um filme solo a caminho.

Imagem de capa do item

Thor: Longe de Casa

O Deus do Trovão teve uma das evoluções mais surpreendentes de todo o Universo Cinematográfico da Marvel. Em Thor: Ragnarok, ele se tornou uma figura independente, sem a necessidade de seu martelo, e que ainda assim conseguiu se provar um herói para seu povo. Movido pela ira, o de Guerra Infinita evoluiu ainda mais.

Entretanto, quando o encontramos em Ultimato, percebemos que ele se tornou uma figura irreconhecível, traumatizado pela devastação de metade do universo. Quando a guerra chega ao fim, é chocante vê-lo passando o reino de Nova Asgard para a Valquíria e partindo em uma nova aventura com os Guardiões da Galáxia.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro onipotente

Um dos momentos mais surpreendentes da batalha final se dá quando Thanos conquista a Manopla do Infinito. No entanto, ao estalar seus dedos para devastar todo o universo, ele percebe que as Joias do Infinito foram removidas - e é aí que descobrimos que o Homem de Ferro as roubou e estaria prestes a usá-las.

Ver o herói com as relíquias mais poderosas do universo é algo sensacional, especialmente quando ele exclama uma de sua frases mais famosas ("Eu sou o Homem de Ferro"). Além disso, é espetacular vê-lo usando essa onipotência para apagar não apenas o Titã Louco, mas todo o seu exército.

Imagem de capa do item

Sacrifício final

Porém, poder tem um custo - e no caso de Tony Stark, foi sua própria vida. Já sabíamos dos efeitos que as Joias do Infinito causavam em seus usuários, especialmente quando eles a usam para feitos gigantescos. E aqui, vemos o Homem de Ferro sucumbindo graças à energia da Manopla.

Então, de repente, tudo faz sentido - descobrimos o motivo pelo qual o Doutor Estranho precisou salvar o herói para que, anos depois, todos pudessem derrotar o Titã Louco. Além disso, é o encerramento digno para o personagem que começou como um playboy egocêntrico e, no fim, deu sua vida pela sobrevivência do universo.

Imagem de capa do item

A dança do Capitão América

Outro momento excepcionalmente bonito de Vingadores: Ultimato se dá logo ao fim do filme, quando o Capitão América é enviado para devolver todas as Joias do Infinito em suas respectivas linhas temporais. Porém, em vez de ser resgatado, o herói acaba indo viver sua vida em uma realidade alternativa.

Lá, ele volta para Peggy Carter logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, e se casa com ela. É um momento bonito e de extremo respeito com o personagem, que retorna para passar seu legado adiante para o Falcão. Uma despedida mais do que honrada para um herói que representa a honra encarnada.

Imagem de capa do item

Thanos finalmente encontra sua morte

Por fim, temos a grande reviravolta do filme - que acontece logo em seu início. Passamos toda a Guerra Infinita criando um medo absoluto pelo Titã Louco, que consegue conquistar as Joias do Infinito e, com isso, aniquila metade da população mundial. Entretanto, ele encontra seu fim pouco tempo depois.

Quando os heróis vão até o Jardim para encontrar o vilão, descobrem que ele está vivendo uma vida pacífica, tendo destruído as Joias do Infinito. E é aí que Thor simplesmente decepa o Titã Louco, deixando todos nós em choque - claro que ele retornaria posteriormente, ou melhor, uma versão passada sua retornaria.