As 10 maiores diferenças entre os filmes e livros de Harry Potter!

Capa da Publicação

As 10 maiores diferenças entre os filmes e livros de Harry Potter!

Por Gus Fiaux

Quando escreveu Harry Potter, J.K. Rowling não estava preparada para o sucesso mundial que sua franquia faria. Logo os direitos foram comprados e foram produzidas oito adaptações cinematográficas dos sete livros da saga. E apesar de manterem-se bastante fieis aos livros, os filmes ainda assim tiveram grandes diferenças com relação à história original…

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Animagos

Nos livros, há uma série de informações a respeito dos Animagos que não foram traduzidos para os cinemas. Por exemplo, não sabemos, nos filmes, que motivo levou Sirius Black e Pedro Pettigrew a virarem animais, enquanto nos livros descobrimos que os dois e Tiago Potter fizeram isso para ajudar Remo Lupin, enquanto ele virava lobisomem.

Além disso, nos livros, há toda uma trama envolvendo a descoberta de que Rita Skeeter, a repórter sensacionalista do Profeta Diário era um animago clandestino, podendo se transformar em um besouro para conseguir furos de notícias.

Imagem de capa do item

O aniversário da morte

Embora, nos cinemas, A Câmara Secreta seja um filme sombrio e misterioso, é certamente um dos livros mais divertidos da saga. Uma cena muito curiosa é o aniversário da morte de Nick Quase-Sem-Cabeça. Ele convida Harry, Rony e Hermione para se juntar a ele e outros fantasmas na celebração de seu aniversário de morte.

Ao chegarem lá, os três se deparam com uma cena horrenda. Comida aos montes, mas apodrecida - já que fantasmas não comem - e música tenebrosa, que lembrava os sons de serras cortando madeira.

Imagem de capa do item

Neville Longbottom e sua importância para saga

Quem assiste aos filmes, acha que Neville Longbottom é um rapaz bobo que só prova seu valor no último filme. Contudo, conforme descobrimos mais sobre o personagem nos livros, vemos que ele é fruto de uma história tão trágica quanto a de Harry.

A mesma profecia que dizia respeito a Harry Potter também poderia dizer respeito a ele e, por esse motivo, seus pais foram caçados por Comensais da Morte e torturados até ficarem loucos. Em A Ordem da Fênix, há uma cena muito tocante onde Neville encontra seus pais no Hospital St. Mungus e eles sequer o reconhecem.

Imagem de capa do item

A trágica história de Dumbledore

Alvo Dumbledore é a principal figura de sabedoria da saga, mas é também um personagem que sofreu durante boa parte de sua vida. No livro As Relíquias da Morte, descobrimos mais de sua juventude, quando ele decidiu se juntar a Gerardo Grindelwald e partir em busca do "bem maior" - mesmo que, para isso, ele precisasse passar por cima de nascidos trouxas.

A grande tragédia se dá em torno de sua irmã, Ariana, que teve problemas e acabou morrendo em um conflito envolvendo Dumbledore, Grindelwald e Aberforth, o outro irmão de Alvo. Isso fez com que o futuro diretor de Hogwarts deixasse de lado seus planos e reconstruísse sua vida do zero. Infelizmente, essa subtrama não foi desenvolvida nos filmes, mas pode retornar na franquia Animais Fantásticos.

Imagem de capa do item

Batalha em Hogwarts

Em O Enigma do Príncipe, logo depois que Harry e Dumbledore voltam da caverna e o diretor é morto por Severo Snape, há uma grande batalha em Hogwarts, que culmina em eventos dramáticos, como a morte de Comensais da Morte e a semi-transformação de Gui Weasley em lobisomem.

No filme, isso foi removido, já que o diretor David Yates sentiu que essa batalha seria repetitiva, levando em conta que As Relíquias da Morte já conteria uma grande guerra situada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Imagem de capa do item

Harry e Gina

Os fãs da saga, em sua maioria, concordam: o romance de Harry Potter e Gina Weasley, nos filmes, não consegue fazer justiça à relação dos dois nos livros. Enquanto nas adaptações cinematográficas, os dois personagens apenas trocam alguns beijos e não há subtramas envolvidas, os livros se aprofundam bem mais no amor deles.

Vemos que Gina já era apaixonada por Harry desde seu primeiro ano letivo em Hogwarts. Com o tempo, ela se torna uma mulher independente, e passa a viver sua vida, até que os dois passam a viver um romance juntos. E ainda assim, todas as cenas de beijos entre eles nos livros dão de dez a zero nos filmes.

Imagem de capa do item

F.A.L.E.

Hermione é mais que uma menina inteligente: ela é um ser humano bom. No livro O Cálice de Fogo, ela fica revoltada ao descobrir as condições de vida dos elfos domésticos no mundo bruxo e prepara uma grande campanha em apoio à sua libertação - o Fundo de Apoio à Liberação dos Elfos, ou F.A.L.E.

Durante mais de um ano, Hermione se torna uma militante poderosa da causa, e se dedica com força total à melhoria do tratamento dado aos elfos. Inclusive, isso é importante para que possamos compreender todo o trabalho que ela faz no Ministério da Magia, depois de formada. Infelizmente, essa trama foi completamente removida dos filmes.

Imagem de capa do item

Dobby

Falando em elfos domésticos, é importante citar a participação de Dobby ao longo de toda a franquia. Primeiramente apresentado em A Câmara Secreta, ele se torna uma figura recorrente nos livros seguintes, passando a trabalhar em Hogwarts e ganhando seu próprio salário, enquanto era visto como um anormal por outros elfos.

Tudo isso torna sua morte, em Relíquias da Morte ainda mais chocante e sentimental. Mas os filmes trabalham com descuido a participação do elfo, já que ele só aparece realmente em Câmara Secreta e Relíquias da Morte - Parte 1.

Imagem de capa do item

A morte de Voldemort

Um dos pontos altos de As Relíquias da Morte é justamente o conflito final entre Harry e Voldemort, que acontece no meio do Salão Principal, na frente dos outros alunos. Ao fim, Voldemort lança uma maldição da morte em Harry, que ricocheteia e o mata. Então ele cai no chão, como apenas mais um corpo entre outras dezenas de baixas.

No filme, o duelo final acontece em um local deserto e acaba com Voldemort virando pó. Embora visualmente a cena tenha ficado interessante, ela tira todo o significado presente nos livros: mesmo com toda sua busca por poder e sua transformação em uma coisa cruel e deformada, Tom Riddle era apenas um homem falho e mortal. Sua morte nos filmes lhe dá um poder que ele não deveria ter.

Imagem de capa do item

A vida de Tom Riddle

Um dos maiores motivos de revolta com os fãs de Harry Potter se dá graças ao sexto filme da saga, que adapta O Enigma do Príncipe. No livro, somos apresentados a diversas memórias do passado de Voldemort, e descobrimos mais de sua jornada até ele se tornar um grande bruxo das trevas.

Contudo, o filme ameniza isso de forma ofensiva, dando poucos detalhes sobre as origens do vilão e seu papel na franquia. Enquanto os livros nos ajudam a compreender e entender o passado e as motivações de Voldemort, os filmes o tornam um vilão plano e unidimensional.