As 10 maiores criações de Stan Lee e Jack Kirby
As 10 maiores criações de Stan Lee e Jack Kirby
Conheça algumas de suas maiores criações!
Stan Lee e Jack Kirby são, certamente, dois dos maiores nomes dentro do Universo Marvel. Praticamente todos os grandes personagens da Casa das Ideias foram criados ou passaram pelas mãos da dupla.
Pensando nisso, selecionamos as 10 maiores criações de Lee e Kirby ao longo de suas trajetórias na Marvel Comics. Vamos lá?
Nick Fury
Nick Fury começou a ganhar popularidade nos quadrinhos com sua revista solo encabeçada por Jim Steranko, no final dos Anos 60.
Mas nada disso seria possível se não fosse o trabalho de Stan Lee e Jack Kirby em 1963.
Originalmente, a dupla desenvolveu o personagem como um veterano da Segunda Guerra Mundial, que acabou tornando-se amargurado e decidiu voltar à ativa por conta própria.
Anos mais tarde, a Marvel resolveu retrabalhar o conceito do personagem e o transformou nesse enigmático líder que consegue manipular heróis e vilões para alcançar seus objetivos.
S.H.I.E.L.D.
Mas se Nick Fury conquistou a fama que tem hoje, muito se deve à maior agência de segurança da Casa das Ideias.
Apesar de sempre associarmos a figura de Fury à S.H.I.E.L.D., a agência só foi criada em 1965, dois anos depois do personagem.
Além do próprio Nick Fury, outros grandes agentes surgiram graças à S.H.I.E.L.D e a instituição tornou-se parte fundamental de grandes eventos da Marvel.
Vale lembrar que a HIDRA também foi apresentada na mesma edição em que a S.H.I.E.L.D fez sua estreia e, assim como a concorrente, possui braços infiltrados em todo o universo Marvel.
Pantera Negra
Depois de ser apresentado nas aventuras do Quarteto Fantástico, conhecemos um pouco mais da história do Pantera Negra.
O governante de Wakanda participou de várias revistas como Capitão América, Os Vingadores e Demolidor, antes de sua própria trama começar a ser explorada.
Originalmente, Jack Kirby queria que o nome do personagem fosse Tigre de Carvão, mas Stan Lee se lembrou de um herói de uma aventura pulp que lia durante sua juventude e decidiu batizá-lo como Pantera Negra.
Hulk
O Golias Esmeralda é, certamente, uma das maiores criações de Lee e Kirby.
Um "Elemental da Força", Hulk é uma releitura da clássica história do médico e do monstro, mas a dupla conseguiu transformar uma fórmula simples em um dos maiores sucessos da Marvel.
O mais interessante é que a origem e a história de Bruce Banner praticamente não sofreram alteração e, até hoje, são retratadas da mesma forma que foi apresentada em 1962.
Thor
O Poderoso Vingador talvez seja a criação que mais teve trabalho coletivo entre Jack Kirby e Stan Lee.
Kirby sempre foi fascinado com a cultura e mitologia nórdica e Lee sempre quis criar um personagem que fosse a personificação de uma divindade.
Assim, em 1962, conhecemos Donald Blake, um cientista que possuía um cajado capaz de se transformar no Mjolnir e lhe conceder os poderes do Deus do Trovão.
O conceito foi sendo lapidado até o Thor que conhecemos hoje e o personagem se tornou um dos favoritos da dupla e um dos mais importantes dentro da Marvel.
Homem de Ferro
Stan Lee se baseou em Howard Hughes para criar a personalidade do bilionário Tony Stark.
O conceito inicial criado por Kirby era bem diferente da versão vermelha e dourada que conhecemos hoje. Na verdade, a armadura de Tony Stark parecia feita de argila!
Apesar disso, Stark sempre foi mulherengo e egocêntrico, apesar de passar por alguns momentos muito mais sombrios nos quadrinhos.
Hoje em dia, o Homem de Ferro é um dos maiores nomes da Marvel nos cinemas e podemos agradecer a Stan Lee e Jack Kirby por isso!
X-Men
Hoje em dia, os mutantes são alguns dos personagens mais importantes do universo Marvel, mas a primeira edição dos X-Men, lançada em 1963, não empolgou tanto os leitores.
Mesmo assim, a criação de Stan Lee e Jack Kirby passou pelas mãos de outros artistas talentosos e tornou-se referência de diversidade e boas histórias dentro do mundo dos quadrinhos.
O conceito de pessoas que já nasceram com genes que lhes concediam superpoderes, mas que só eram descobertos em uma certa idade, abriu precedentes para uma série de tramas intrigantes, bem como a metáfora para a luta pelos direitos civis que foram o mote das histórias dos X-Men durante décadas.
Quarteto Fantástico
O Quarteto Fantástico é, basicamente, o ponto de partida de todo o Universo Marvel como conhecemos hoje.
O grande trunfo de Jack e Stan foi transformar o Quarteto Fantástico em uma família e não apenas um grupo de seres superpoderosos.
Assim, além das aventuras contra seus inimigos, o Quarteto Fantástico precisava lidar com os problemas de casa, o que tornava a dinâmica muito mais interessante e até mesmo mais fluída.
A dupla trabalhou em mais de 100 edições e praticamente redefiniu o conceito de histórias em quadrinhos, estabelecendo uma nova visão sobre a construção dos personagens e das tramas.
Doutor Destino
E já que falamos do Quarteto Fantástico, precisamos de um tópico à parte para falar do Doutor Destino.
Victor Von Doom não é apenas o maior inimigo da equipe, mas, durante anos, foi a maior ameaça a todo o universo Marvel.
Apresentado em Quarteto Fantástico #5, o personagem parecia um simples cientista maluco com mania de grandeza. No entanto, sua personalidade foi explorada cada vez mais a fundo e conhecemos as nuances por trás do vilão.
O governante da Latvéria combina magia e tecnologia e, apesar de ser confundido, à primeira vista, com um vilão raso e com planos tolos, é muito mais interessante do que podemos imaginar.
Os Vingadores
Os Vingadores são basicamente a reunião de grandes personagens que também foram criados por Lee e Kirby.
Criada em 1963, a equipe é uma resposta direta da Marvel à Liga da Justiça e colocava os maiores nomes da editora para enfrentar ameaças jamais vistas.
Com o passar do tempo, praticamente todos os heróis da Casa das Ideias passaram pelos Vingadores e, hoje em dia, o grupo é o carro chefe do Universo Cinematográfico Marvel.