As 10 criaturas mais sombrias do Mundo Bruxo!

Capa da Publicação

As 10 criaturas mais sombrias do Mundo Bruxo!

Por Gus Fiaux

Mundo Bruxo é uma das franquias mais populares e ricas da literatura e dos cinemas. Se expandindo através de Animais Fantásticos Harry Potter, a saga criada por J.K. Rowling nos apresentou um universo de bruxos, magia e locais fantásticos… mas também nos ilustrou os perigos que vagam livremente.

Entre esses perigos, podemos citar as criaturas mágicas, que variam das mais dóceis e fofas a seres verdadeiramente perigosos, assustadores e sanguinários. E nesta lista, estaremos discutindo justamente as 10 criaturas mais sombrias do Mundo Bruxo!

Para essa lista, não estamos fazendo a distinção dos “animais mágicos“, como é ilustrada no guia Animais Fantásticos e Onde Habitam. Em vez disso, temos também outros seres que podem ser considerados “criaturas”, mas que não são oficialmente designados como animais.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Testrálio

O Testrálio pode até abrir esta lista, mas ele é bem menos "sombrio" do que você pensa. Na verdade, essas criaturas são vítimas de um enorme preconceito por sua aparência, mas são muito dóceis e carinhosas, e servem de leais montarias para quem tratá-los bem.

O que torna esses seres tão assustadores é sua fisionomia, que lembra um cavalo alado esquelético, até mesmo com alguns traços reptilianos. Outro fator que também os deixa bem grotescos é o fato de que eles só podem ser vistos por quem já testemunhou a morte.

Imagem de capa do item

Dragão

Para muitos, um dragão não é lá nenhuma criatura "sombria", por assim dizer. E, de fato, os dragões do Mundo Bruxo não são lá muito diferentes dos outros que observamos em outras franquias ou mitologias. Mas alguns deles compensam isso por sua intensa agressividade.

Você provavelmente deve se lembrar do Rabo-Córneo Húngaro, que o próprio Harry Potter enfrenta em sua primeira tarefa no Torneio Tribruxo, não é? Pois então, temos outras espécies de dragões ainda maiores, mais assustadores e mais violentos por aí!

Imagem de capa do item

Bicho-Papão

Apresentados pela primeira vez em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o Bichos-Papões são seres incríveis, que se transformam no maior medo de suas vítimas, paralisando-as e extraindo o que há de pior em suas mentes.

Esse ser é bem trabalhado ao longo da saga - e devemos ver ainda mais deles em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, como podemos ver pelo trailer. E felizmente, se ele se transforma no maior medo de suas vítimas, ao menos a forma de derrotá-los é bem divertida: através do riso e do feitiço Riddikulus.

Imagem de capa do item

Nundu

Citado nas páginas de Animais Fantásticos e Onde Habitam como "provavelmente, o animal mais perigoso do mundo", o Nundu é uma fera africana, que remete a um gigantesco leopardo e espalha uma doença virulenta que pode acometer um vilarejo inteiro.

Imensamente feroz e poderoso, essa criatura requer um esquadrão inteiro de centenas bruxos para poder ser detida. Felizmente, já sabemos que uma espécime mora dentro da maleta mágica de Newt Scamander. E pelo que aparenta ser, ele é até dócil com o magizoologista...

Imagem de capa do item

Lobisomem

Embora não seja classificado como um animal mágico, o Lobisomem está entre os seres mais perigosos do universo de Harry Potter e Animais Fantásticos, e não é pra menos: qualquer um que se transforme em um lobisomem perde completamente a memória e se torna um ser sanguinário, disposto a matar até mesmo seu melhor amigo.

É isso, por exemplo, que acomete o professor Remo Lupin, um dos personagens mais adorados da franquia. E ele não é o único exemplo de licantropo ao longo da história, conforme também temos o desprezível Fenrir Greyback, que é um aliado de Lord Voldemort.

Imagem de capa do item

Acromântula

"Sigam as aranhas. Por que aranhas? Não podia ser 'sigam as borboletas'?" Se você, assim como Rony Weasley, sofre de aracnofobia, talvez deva considerar pular direto para o próximo item. Isso porque as acromântulas são uma espécie mágica de aranhas gigantes e falantes, que se comunicam com os seres humanos... ou os devoram.

A espécime mais famosa de sua raça, Aragogue era um "bichinho de estimação" para Hagrid - que inclusive, foi responsável pela expulsão do meio-gigante de Hogwarts. Anos depois, ele se tornou o patriarca de uma gigantesca família aracnídea que ainda espreita às sombras da Floresta Proibida.

Imagem de capa do item

Basilisco

Rival eterno das acromântulas, o Basilisco é um dos seres mais devastadores do Mundo Bruxo inteiro, sendo capaz de matar apenas com o seu olhar. E se isso não bastar, ele ainda possui o corpanzil de uma serpente gigantesca, com presas do tamanho de adagas.

O basilisco está entre as criaturas mais mortais que rastejam pelo planeta. Não é à toa que Salazar Slytherin, disposto a manter seu legado de sangue-puro pelo mundo, deixa um escondido em sua Câmara Secreta, para matar todos os alunos nascidos-trouxa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Imagem de capa do item

Inferius

As Artes das Trevas são capazes de deturpar até mesmo a morte. E, se no Mundo Bruxo, nada é capaz de fazer uma pessoa ressuscitar de forma plena, ao menos existem maneiras de criar exércitos violentos e assustadores de zumbis, os chamados Inferi.

Nós temos uma amostra nada amigável desses seres em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, uma vez que eles guardam o esconderijo de uma das Horcruxes de Lord Voldemort. É garantido que a cena em que eles aparecem arrepiou muitos fãs e, por sorte, ainda não vimos mais deles no cinema ou nos livros.

Imagem de capa do item

Mortalha-Viva

Uma criatura que - feliz ou infelizmente - ainda não apareceu nos cinemas, a Mortalha-Viva já foi apresentada aos fãs através do bestiário Animais Fantásticos e Onde Habitam, onde é descrita por Newt Scamander como um manto negro que espreita à noite.

Ela se alimenta de seres humanos e entra pelas janelas de suas casas. Uma vez no recinto, ela envolve suas vítimas e as mata asfixiadas. Para muitos, foi a partir delas que evoluíram os Dementadores, se considerarmos a similaridade e o fato de que as duas criaturas são repelidas com o Feitiço do Patrono. Aliás, falando neles...

Imagem de capa do item

Dementador

Em primeiro lugar, nenhuma criatura consegue ser mais tenebrosa e sombria que o Dementador. Seres etéreos, eles são conhecidos por sugar a felicidade e a alma de suas vítimas, e são usados como carcereiros na prisão de Azkaban, pelo menos durante o período da saga Harry Potter.

Tudo neles é extremamente arrepiante, desde sua aparência fantasmagórica às descrições de seus atos e seu cheiro de morte. Curiosamente, vale mencionar que essa criatura foi inspirada na própria experiência de J.K. Rowling com a depressão, o que o torna ainda mais revoltante.