Arquivos Legionários: Guia Básico do Wiccano
Arquivos Legionários: Guia Básico do Wiccano
Wiccano é um dos membros centrais mais importantes dos Jovens Vingadores. Mas não apenas isso, ele é o rapaz com a capacidade de reescrever as leis da magia do universo. Esse Arquivo Legionário trará detalhes de sua criação, poderes e muito mais!
Histórico
Um personagem relativamente recente, Wiccano acabar de fazer 10 anos de idade, tendo sido criado por Allan Heinberg e Jim Cheung em Young Avengers #1 de abril de 2005.
Em suas primeiras aparições, Billy utilizava o codinome Asgardiano, sendo um equivalente do Thor na equipe. Nessa época, seus poderes eram puramente elétricos e ele carregava um cajado, o qual usava para canalizar seus disparos de energia.
Origem
Billy Kaplan é o filho mais velho do casal Jeff e Rebecca Kaplan. Porém, sua alma tem origem anterior. Antes mesmo dele nascer, a Feiticeira Escarlate e o Visão tiveram dois filhos, Thomas e William.
Entretanto, as crianças eram apenas fruto da imaginação da Feiticeira e que haviam ganhado vida ao serem incorporadas por fragmentos da alma de Mefisto. Quando o demônio "engoliu" de volta esses pedaços, as crianças deixaram de viver e a Feiticeira ficou desolada. Entretanto, as duas almas reencarnaram nos corpos de Billy Kaplan e Thomas Sheperd.
Billy sempre sofreu na escola devido a sua sexualidade e ao seu gosto por super-heróis. Uma vez, envergonhado, ele acabou se encontrando com a própria Feiticeira Escarlate, ainda sem saber que esta era sua "mãe". Ela lhe encorajou a demonstrar a pessoa que era por dentro e enfrentar seus medos.
E foi isso que Billy fez. Ao confrontar um dos valentões de sua escola, Billy acabou manifestando seus poderes elétricos, quase matando o rapaz. Ele continuou usando seus poderes, desesperado por ajuda. Ao correr atrás dos Vingadores, ele descobriu que a equipe havia debandado (A Queda). Entretanto, ele logo seria chamado pelo Rapaz de Ferro. Juntos, ele, Hulkling, Patriota e o já mencionado Rapaz de Ferro iriam constituir a base dos Jovens Vingadores.
Personalidade
Billy talvez seja um dos mais sensatos e serenos heróis dos Jovens Vingadores. Mesmo nunca assumindo inteiramente a posição de líder, é ele quem bota a cara a tapa para salvar seus amigos e seu namorado quando necessário.
Mesmo assim, Billy perde um pouco da noção quando o assunto chega a ser muito pessoal para ele. Isso inclui invadir sozinho o castelo do Dr. Destino apenas para descobrir do paradeiro de sua "mãe", a Feiticeira Escarlate.
Poderes
Originalmente, os poderes de Billy eram baseados exclusivamente na geração e manipulação de eletricidade. Com o tempo, ele percebeu que isso fazia parte de um dom quase místico, e com isso, aprendeu a manipular as bases da magia.
Ou seja, Billy pode controlar o básico, invocando elementos da natureza, realizando teletransporte, voando, erguendo escudos e construtos sólidos, se curando e prevendo o futuro. Além disso, assim como Wanda, ele possui a habilidade de manipulação da realidade, o que significa que ele pode distorcer tudo que existe apenas com um pensamento.
Fraquezas
Apesar de ter um potencial gigantesco não explorado, Billy é limitado por um detalhe: ele ainda não aprendeu como se focar inteiramente em seus feitiços e invocações.
Isso significa que, para se focar, Billy tem de repetir suas conjurações (Por exemplo, se ele quer fogo, tem que repetir constantemente "fogofogofogo" ou "queimaqueimaqueima"). Isso o ajuda a se concentrar, mas ao mesmo tempo, dá aos inimigos a chance de descobrir o que irá acontecer e contra-atacar com vantagem.
Equipes
Falar de Billy é necessariamente falar dos Jovens Vingadores. O Wiccano sempre esteve presente desde a criação da equipe e é um membro em todas as formações da mesma até então, sempre servindo como figura central.
Além disso, ele e grande parte dos Jovens Vingadores foram incorporados aos Vingadores Secretos do Capitão América durante a Guerra Civil dos super-humanos.
Inimigos
Billy encontra um rival em potencial em qualquer um que deseje fazer mal a seus colegas de equipe. Nesse âmbito, vale destacar Kang, o Conquistador, que nada mais era que a versão futura do Rapaz de Ferro.
Doutor Destino, que tentou sugar os poderes da mãe de Billy. E por fim, a Mãe, um parasita interdimensional que possui o corpo da falecida mãe do namorado de Billy, Hulkling e que comanda mentalmente todos os pais e adultos relacionados aos Jovens Vingadores.
Trajes
Em sua carreira, Billy possuiu dois trajes bem característicos. O primeiro, utilizado durante o primeiro volume da série e o arco Cruzada das Crianças, trata-se de um collant preto e dourado, com um cinto, uma bandana na cabeça e uma capa rasgada. Nessa época, ele usava o cajado e passou um tempo se chamando Asgardiano (só mudou para Wiccano pois, ao assumir seu relacionamento com Hulkling, Kate sugeriu que seu nome poderia ser motivo de chacotas - no original, Asgardian pode acabar soando como Ass Guardian)
Já no segundo volume, Billy adotou um traje quase divino. Ainda collant, sua roupa cinza traz, nas laterais e nos braços, detalhes azuis/pretos onde se pode ver o universo. Além disso, a capa vermelha continua, porém agora com um capuz e sem rasgos.
Grande Momento
O maior momento de Billy se deu no fim do segundo volume de Jovens Vingadores. Quando tudo parecia perdido na luta contra a Mãe, Wiccano aceita finalmente seu destino e acabada tomando apenas um pouco de seu poder como Demiurgo.
Isso o permite derrotar a Mãe, mas também abre caminhos para um grande futuro, um futuro no qual Billy será o responsável por reescrever as leis da magia.
Vale lembrar que, em mais de um futuro alternativo, Billy acabou se tornando o Mago Supremo do planeta, herdando o Olho de Agamotto.
Fora das HQs
Por ser um personagem relativamente recente, Billy tem poucas aparições em outras mídias. Na realidade, apenas duas, e estão presentes em jogos eletrônicos.
A primeira vem do final do Dr. Estranho em Marvel vs Capcom 3, onde o vemos brevemente ao lado da Feiticeira Escarlate. Além disso, o vemos no MMORPG Marvel Heroes, onde ele é uma skin alternativa da Feiticeira Escarlate.