Arquivos Legionários: Guia Básico do Mercúrio

Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico do Mercúrio

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Pietro apareceu pela primeira vez em X-Men #4, de Stan Lee e Jack Kirby. Na edição, ele era um recruta da primeira Irmandade dos Mutantes de Magneto.

Porém, depois de constatar o quão maligno e perverso Magneto era, ele simplesmente deixou para trás a equipe e se dedicou a atos mais heroicos.

Imagem de capa do item

Alter-ego

Pietro Maximoff, assim como a irmã, teve uma infância curiosa. Criado por uma vaca antropomórfica e por ciganos, ele logo descobriu seus poderes que permitiam correr em velocidades impossíveis para humanos normais.

Desde então, Pietro já foi vilão e herói, já participou de inúmeras equipes e até mesmo conseguiu manter relacionamentos estranhos, como com a Inumana Crystal, capaz de manipular os elementos da natureza.

Imagem de capa do item

Personalidade

Pietro é astuto, chegando a manipular diretamente eventos que teriam um grande efeito no Universo Marvel. Além disso, ele é um grande super-protetor para a irmã, tendo se posicionado contrário a ela em diversos cenários da sua vida, como por exemplo quando ela resolveu se casar com o sintozoide Visão.

Além disso tudo, Pietro oscila em uma velocidade de pensamentos e reações, o que o traz um ar "esquentadinho". Ele quase sempre toma decisões que se arrepende e não tem paciência para muita coisa.

Imagem de capa do item

Poderes

Mercúrio é capaz de correr em altas velocidades, o que o permite vibrar suas moléculas, sendo capaz de atravessar objetos sólidos e explodir coisas com um simples toque. Além disso, seus reflexos são tão acelerados que ele pode contra-atacar antes mesmo de receber o primeiro golpe.

Imagem de capa do item

Inimigos

Pietro tem pouquíssimos inimigos próprios, mas talvez, se parássemos para analisar mais a fundo, o maior inimigo de Pietro deve ser sua própria família.

"Filho" do vilão Magneto, Pietro sempre se viu altamente manipulado e influenciado pelo "pai". Isso refletia diretamente no modo como ele tratava sua irmã e o mundo ao seu redor.

Além dele, podemos citar alguns exemplos que atraíram uma rixa pessoal contra Pietro, como é o caso do Alto Evolucionário e de Ronan.

Imagem de capa do item

Equipes

Apesar de ser tão instável a ponto de raramente se fixar em uma equipe, vários foram os momentos em que Pietro se aliou a outras pessoas para combater o mal (ou o bem).

Citamos aqui de importante a Irmandade dos Mutantes original, os Vingadores e o X-Factor.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Assim como todo membro da família Maximoff, Pietro parece ter herdado de seu "pai" uma certa propensão para doenças mentais e depressão.

Sendo assim, Mercúrio já passou por diversas crises mentais, estados de puro ódio pessoal e pelos outros e depressão severa.

Imagem de capa do item

Uniformes

O uniforme clássico de Pietro é apenas um e em duas cores (azul e verde): um collant com detalhes de raios, luvas e botas.

Imagem de capa do item

Grande momento

Um grande momento na vida de Pietro Maximoff foi sua redenção da vida vilanesca e entrada para os Vingadores em Avengers #16.

Diferente de sua irmã, Pietro acabaria não ficando muito tempo na equipe e em suas futuras encarnações, mas ainda assim foi um marco para sua vida e para os Vingadores.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Nos cinemas, Mercúrio teve (e terá) dois momentos importantes. No lado Fox, tivemos Peter Maximoff em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. O personagem fez apenas uma breve participação, mas que foi lembrada por muitos fãs como a melhor sequência do filme inteiro.

E no lado Marvel Studios, teremos Aaron Taylor Johnson interpretando o personagem, com origens um tanto quanto diferentes dos quadrinhos, em Vingadores: Era de Ultron, que estreia ainda esse ano.