Arquivos Legionários: Guia Básico do Loki
Arquivos Legionários: Guia Básico do Loki
Um dos vilões/anti-heróis mais carismáticos da geração atual, Loki é um personagem fundamental na construção de Thor e dos Vingadores. No Arquivo Legionário de hoje discutiremos um pouco mais sobre o Deus da Trapaça!
Histórico
Há duas formas de se falar da primeira aparição de Loki. Em Venus #6 de 1949, uma versão ruiva e demoníaca do personagem aparecia pela primeira vez.
O personagem só iria aparecer de novo em Journey Into Mystery #85, de outubro de 1962, inaugurando sua era moderna nos quadrinhos. De qualquer forma, a versão que se manteve foi a mais atual, criada por Stan e Larry Lee e Jack Kirby.
Origens
Loki é o filho de Laufey, um dos líderes dos gigantes de gelo de Jotunhein. Envergonhado pelo tamanho diminuto do filho, Laufey escondeu Loki, e durante a eclosão de uma guerra contra Asgard, Odin encontrou o bebê. Tomado por honra e pena, ele acabou levando o menino para crescer em Asgard.
Inicialmente, o pequeno garoto se auto proclamava Deus da Mentira/Trapaça, provocando alguns truques aqui e acolá, que conforme o tempo passava, se tornavam mais sádicos e cruéis.
Por fim, sedento de vingança e querendo ascender ao trono, Loki se voltou inúmeras vezes contra Asgard, eventualmente sendo preso e fugindo, iniciando um ciclo eterno de malícias enfadonhas.
Personalidade
Enquanto vilão, Loki é extremamente sádico, cruel e manipulador, tendo um grandioso complexo de inferioridade em relação ao seu meio-irmão Thor. Durante várias vezes, ele já demonstrou um certo lado heroico, mas nada tão forte assim...
... pelo menos até ser revertido à forma de criança. Assim, Loki é realmente jovial e possui um senso claro do que é certo e o que é errado, constantemente manipulando as pessoas, mas tentando se redimir dos erros de sua antiga persona.
Poderes
Loki é experiente no uso de magia, sabendo convocar desde ilusões a encantamentos poderosos. Além disso, ele possui uma série de dons psíquicos, como telepatia, e dons resultantes de sua fisiologia divina, como super-força e regeneração. Além disso, ele possui uma inteligência anormal.
Equipes
Loki já fez parte de equipes malignas como a Cabala e os arquitetos de "Atos de Vingança". Além disso, já participou de equipes heroicas, como os Vingadores (durante a saga AXIS), os Jovens Vingadores, os Poderosos Vingadores (disfarçado como Feiticeira Escarlate) e a Academia Braddock, também disfarçado.
Inimigos
Loki é a nêmese pessoal de Thor, servindo quase sempre como inimigo do herói. Além dele, Loki já criou rivalidade com outros deuses asgardianos, como Sif e Balder, além de possuir um forte rancor contra seu pai Laufey e os Gigantes do Gelo.
Fraquezas
Loki possui um grande complexo de inferioridade proveniente do abandono de seu pai e sua criação por Odin. Sempre se achando inferior que todos, Loki acaba se sabotando ao não perceber seu próprio potencial.
Além disso, ele tem fraco entendimento da vida humana, além de que suas magias na terra possuem pouca força.
Uniforme
Loki possui uma variedade de indumentárias, seja como herói ou como vilão... porém algo nunca mudou: a palheta de cores. Seus trajes sempre foram puxados para o verde e o amarelo, tendo-se destaque para seu capacete com chifres, que sempre é lembrado mesmo em versões como Kid Loki, que possui um detalhe na testa.
Grande Momento
O grande momento de Loki nos quadrinhos veio em um futuro alternativo. Na minissérie que leva o nome do vilão, Loki finalmente derrota e aprisiona Thor, e acaba sendo rei de Asgard por alguns dias... antes que algo inevitável aconteça.
Fora das HQs
Loki já apareceu em diversos jogos e animações, mas nada se compara à interpretação de Tom Hiddleston para o personagem no Universo Cinematográfico da Marvel.
Roubando a atenção onde quer que passe, o Loki dos cinemas conseguiu se provar uma verdadeira ameaça ao Deus do Trovão, e pavimentou um belo caminho para a entrada dos Vingadores.