Arquivos Legionários: Guia básico do Deadpool

Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia básico do Deadpool

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Criado por Fabian Nicieza e Rob Liefeld, Deadpool apareceu pela primeira vez em New Mutants #98, de fevereiro de 1991.

Originalmente, ele seria apenas um vilão B para a equipe liderada por Cable... tudo mudou quando a Marvel percebeu a recepção do personagem pelos fãs, logo o transformando em um grande ícone da Casa das Ideias.

Imagem de capa do item

Vida civil

Deadpool iniciou sua vida como mercenário, agindo a serviço de quem pagasse mais - inclusive o governo. Ele descobriu que havia contraído câncer e se juntou ao programa Arma X, onde recebeu um fator de cura similar ao Wolverine.

Infelizmente, esse fator de cura acabou acelerando o processo de regeneração celular, o que o deixou deformado. Ele já teve relacionamentos com Dominó, com a Mímica e até mesmo com alienígenas - além da Morte, o que fez Thanos o amaldiçoar a viver eternamente.

Imagem de capa do item

Personalidade

Deadpool é um personagem com uma moral amplamente ambígua. Capaz de trair até mesmo amigos próximos para realizar seus objetivos, ele não se cansa de usar altas doses de humor negro, sarcasmo e perversão.

Além disso, Deadpool possivelmente desenvolveu transtorno de múltiplas personalidades, que podem ser vistas dialogando com ele em seus quadrinhos.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Além de fator de cura, Deadpool possui uma completa resistência a diversos tipos de toxinas e venenos, além de ser imune à telepatia, ter força, agilidade e durabilidade sobre-humanas, além de um certo grau de imortalidade.

Além disso, ele é expert no uso das mais diversas espécies de armamento, é fluente em diverso idiomas e possui um grande treinamento corporal. Ele também utiliza dispositivos que permitem teletransporte.

Imagem de capa do item

Inimigos

No mundo dos quadrinhos, é mais fácil descobrir quem não é inimigo do Deadpool. Entretanto, alguns vilões se destacam.

Citamos por exemplo o Treinador, Id, a lua egoísta, Thanos (graças ao triângulo amoroso com a morte) e algumas versões malignas de si próprio.

Imagem de capa do item

Equipes

X-Force, Thunderbolts, Código Vermelho, Defensores Secretos, Tropa Deadpool, Arma X, Arma Mais, Matilha, Heróis de Aluguel... difícil é encontrar uma equipe que o Deadpool não tenha participado.

Ele inclusive diz constantemente que é membro dos X-Men, mesmo não sendo.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Os poderes de Deadpool fazem com que seus tecidos se regenerem de modo espetacular, e isso também diz respeito a seu cérebro. O que o garante imunidade telepática, mas também um comportamento completamente violento e instável.

Além disso, ele é tão insuportável que muitos de seus aliados o deixam na mão quando ele mais precisa. Isso sem contar em sua deformação física e no seu grande medo de vacas e galinhas.

Imagem de capa do item

Uniforme

Apesar de variações aqui e acolá, o uniforme do Deadpool permanece quase sempre o mesmo, um collant com uma icônica máscara e vários bolsos e armas por todo o traje.

Imagem de capa do item

Grande momento

Não adianta... por mais inútil ou sem graça - e sentido - que o personagem e suas histórias solo sejam, todos os fãs irão surgir com novas ideias para histórias que podem configurar um grande momento para o herói.

Por isso, vale mencionar as inúmeras revistas solo que o mercenário divide com seu amigo/rival Cable. Os plots são sempre mirabolantes, mas sempre temos alguma história no mínimo divertida.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

De um lado, temos a vergonhosa aparição do personagem no vergonhoso X-Men Origins: Wolverine... do outro, temos alguns jogos eletrônicos (incluindo um solo) e aparições em animações como Hulk vs Wolverine.

E a caminho, um filme solo que promete ser uma das adaptações mais fieis de todos os tempos!