Arquivos Legionários: Guia básico do Ciclope
Arquivos Legionários: Guia básico do Ciclope
Scott Summers tem se tornado, ao longo dos anos, uma das maiores faces de uma nova era da Marvel. Construindo fãs em seus mais de 50 anos de publicação, o personagem desenvolveu e foi desenvolvido por muitas histórias. No Arquivo Legionário de hoje você conhece mais do Ciclope!
Histórico
Assim como os outros quatro X-Men originais e seu mentor, o Professor Xavier, Ciclope apareceu pela primeira vez em X-Men #1, de setembro de 1963 por Stan Lee e Jack Kirby.
Vida civil
Scott Summers é o filho mais velho do Major Christopher Summers e sua mulher Katherine Ann.
Ao realizar uma viagem junto de sua família após algumas semanas de férias, uma nave do império Shi'ar acabou destruindo o avião particular em que estavam.
Com apenas um paraquedas, Christopher acabou fazendo com que seu filho pulasse junto do irmão mais novo, Alex Summers.
Ainda jovens, os dois foram separados. Scott sofreu anos como experiência nas mãos do Senhor Sinistro.
Ao manifestar seus poderes, ele acabou atraindo a ira de diversos homo sapiens, tendo que fugir, quando finalmente foi encontrado pelo Professor Xavier, tornando-se seu primeiro X-Men.
Personalidade
Quando jovem, Scott era inseguro e até um pouco retraído... o que fazia com que ele não tivesse pulso suficiente para comandar os X-Men. Na segunda equipe, esses problemas se intensificaram um pouco, até que Scott passou a agir como um verdadeiro líder.
Mais recentemente, Ciclope se viu disposto a esquecer até mesmo um pouco de sua moral para atingir seu objetivo prioritário: salvar e unir os mutantes.
Tendo feito uma mortal atrocidade, ao matar Charles Xavier ao fim da saga Vingadores vs X-Men, Ciclope entrou em um processo de redenção, ainda tendo o pulso e a capacidade de lutar pelos mutantes, mas lembrando-se do sonho de Xavier.
Poderes
Ciclope possui portais atrás de seus olhos para uma dimensão feita de pura energia.
Isso garante um poderoso disparo ótico (que não é raio laser, apenas avisando), que só pode ser controlado através de lentes de quartzo-rubi.
Inimigos
Os maiores inimigos de Ciclope estão normalmente relativizados aos X-Men. Entretanto, alguns atraíram rixa pessoal contra Scott, como é o caso do Mestre Mental, que disputava Jean Grey com o personagem.
Além dele, podemos citar o Senhor Sinistro, que esteve intimamente ligado à construção do personagem que viria a ser o Ciclope.
Equipes
Ciclope é mais conhecido pelos X-Men, a equipe por qual dedicou quase 90% de sua história. Porém, o personagem foi do X-Factor e inclusive fundou uma das versões da X-Force.
Isso sem contar os Cinco Fênix, cinco avatares da entidade cósmica previamente hospedada em Jean Grey.
Fraquezas
Mesmo tendo sobrevivido ao acidente de avião que "matou" seus pais, Scott acabou sofrendo um trauma no cérebro, o que o impede de controlar as rajadas óticas.
Além disso, durante suas primeiras histórias, ele não podia usar seu poder continuamente, tendo que fazer pausas para "recarregar".
Tendo perdido um pouco essa fraqueza, isso se intensificou após os eventos de Vingadores vs X-Men.
Uniforme
Scott possui uma série de uniformes, todos bem diferentes do anterior.
Os que valem grande menção são: seu uniforme durante os anos 90, que possuía uma cor azul vibrante e um sistema de bolsos. O uniforme que veio após a fase de Whedon, azul e com detalhes amarelos nas laterais e por fim, o da Nova Marvel, a roupa preta e vermelha que destoa do resto dos uniformes de seus X-Men (pretos e brancos) e o coloca na pose de líder.
Grande momento
Após ter unificado a raça mutante e perdido amigos e inimigos no processo, Scott encontra-se no auge de sua fase heroica.
Líder de um grupo de X-Men que basicamente deve fugir da justiça, ele se tornou não apenas a encarnação do melhor entre Magneto e Xavier... ele se tornou o ícone de uma revolução.
Fora das HQs
Scott já apareceu na franquia dos X-Men nos cinemas (sendo interpretado por James Marsden, Tim Pocock e agora por Tye Sheridan), tendo um papel consideravelmente menor do que deveria.
Outra grande participação do personagem se dá em praticamente todas as séries animadas dos X-Men, com destaque especial para a animação dos anos 90 e o anime produzido em parceria com a MadHouse.