Arquivos Legionários: Guia Básico da Mulher-Gavião!
Arquivos Legionários: Guia Básico da Mulher-Gavião!
Com diversos adoradores, principalmente por sua participação nos desenhos animados da Liga da Justiça, a Mulher-Gavião é uma poderosa, divertida e encantadora personagem. Confira aqui tudo o que você precisa saber antes de se aventurar nas histórias da personagem!
Criação
Criada pelo escritor Gardner Fox e o artista Dennis Neville, Shiera Sanders apareceu pela primeira vez em “Flash Comics #1” em janeiro de 1940, na mesma história também foi introduzido o Gavião-Negro.
Shiera apareceu pela primeira vez como Mulher-Gavião em All Star Comics #5, em Julho de 1941.
Origem
Séculos atrás, Chay-Ara e seu amante, o príncipe Khufu foram mortos por Hath-Set com uma faca forjada de um metal alien chamado “metal nth”.
As propriedades do metal e a força do amor do casal criou uma ligação entre eles, fazendo com que eles renascessem diversas vezes através das eras.
Poderes
Mesmo não sendo um poder exato, a reencarnação da Mulher-Gavião (e do Gavião-Negro) faz com que eles possam trapacear a morte e retornar a atividade em sua atual reencarnação. Além disso, a Mulher-Gavião tem flashes/déjà-vus de suas vidas passadas, que acabam a desorientando e podem distrai-la no meio do combate.
Ela também possui asas artificiais e um cinto e botas feitas do metal Nth, que lhe dão força, velocidade, durabilidade e visão aumentadas, além de fator de cura acelerado.
Ela também utiliza armas arcaicas, a principal sendo uma intimidadora maça.
Equipes
Cada uma de suas encarnações participou de diferentes equipes através dos séculos, porém as principais foram a Sociedade e a Liga da Justiça da América.
Ela também fez parte do Comando Invencível, além de brevemente ter se juntado aos Lanternas Brancos e Negros.
Maldição
Junto de sua ressureição, a Mulher-Gavião também é amaldiçoada: A cada vez que ela nasce, deve vagar a terra até encontrar novamente sua eterna alma gêmea.
Porém, assim que eles formam uma profunda ligação, estão destinados a serem assassinados novamente e continuar o ciclo.
Mulheres-Gavião
Além de Shiera Sanders, a principal Mulher-Gavião antes do reboot da DC, também houveram diversas outras mulheres a assumirem seu manto.
Entre elas Shayera Tal, a “Mulher-Gavião Selvagem”; Shayera Hol, durante a era de Prata e Bronze; Kendra Saunders também foi a Mulher-Gavião por um longo período.
Diversas outras heroínas (e algumas vilãs) utilizaram o manto, contudo, nem todas realmente eram uma reencarnação de Chay-Ara.
Morte
Shiera Sanders morreu quando se uniu com Carter, o Gavião Negro, e Katar Hol para formar uma nova versão do Gavião-Negro, uma criatura que seria um “Deus Gavião” durante o evento Zero Hora.
Kendra Saunders morreu durante a “Noite Mais Densa”, quando finalmente ia falar seus sentimentos para Carter Hall, foi empalada por Sue Dibny.
Grande Momento
Com diversas Mulheres-Gaviões, cada fã tem uma favorita e, consequentemente, uma história que mais gosta com ela. Porém, “Hawkworld” (que veio para o Brasil apenas como Gavião-Negro), fala muito da heroína e seu infortuno romance.
Novos 52
Kendra Munoz-Saunders é uma caçadora de tesouros.
Por causa de sua reputação, ele é contratada para um projeto que acabou lhe dando asas permanentes em suas costas.
Ela existe apenas na Terra-2 e forma uma grande aliança com o Flash (Jason Garrick), o Eléktron (Albert Pratt) e o Lanterna Verde (Alan Scott).
Outras Mídias
A principal aparição da Mulher-Gavião fora dos quadrinhos foi no desenho animado da Liga da Justiça. Nele, é Shayera Hol quem assume o manto e é muito mais similar ao Gavião-Negro, em termos de personalidade, do que a Mulher-Gavião dos quadrinhos.
Ela também teve breves participações nas temporadas finais de Smallville.