Arquivos Legionários: Guia básico da Feiticeira Escarlate
Arquivos Legionários: Guia básico da Feiticeira Escarlate
Mutante, mística, cigana… Wanda Maximoff é uma heroína com diversas facetas. Desde integrante da Irmandade dos Mutantes até vingadora, a personagem passou por várias provações. Confira, no Arquivo Legionário de hoje, um pouco mais sobre a Feiticeira Escarlate!
Histórico
A primeira aparição da Feiticeira Escarlate se deu nas páginas de X-Men #4, por Stan Lee e Jack Kirby. Foi na mesma edição em que Magneto trazia sua Irmandade de Mutantes contra os X-Men.
Curiosamente, mesmo chamada de Feiticeira Escarlate, por algum motivo, sua roupa na capa da revista acabou saindo na cor verde.
Alter-ego
Wanda Maximoff foi uma garota deixada para viver com ciganos desde cedo, ao lado de seu irmão gêmeo Pietro. Com origens desconhecidas, ela se aventurou até descobrir seus poderes de manipulação da realidade.
Ela acabou se envolvendo em uma vida perigosa, perseguida por humanos que queriam sua morte e a de seu irmão. Foi quando os dois foram salvos por Magneto e colocados em sua Irmandade dos Mutantes.
Durante muito tempo após isso, seria dito que tanto ela quanto Mercúrio eram filhos sanguíneos de Magneto... mas recentemente, na saga AXIS, soubemos que isso não era verdade...
Personalidade
A Feiticeira Escarlate sempre foi uma mulher decidida e forte. Dona de si, ela sempre prezou pela sua família... porém, em alguns vários momentos, o lado Maximoff/Lensherr de sua família se provou como sendo mais rival do que amigo.
Ela sofreu diversos distúrbios de ordem psíquica, o que a levaram a enlouquecer em dado ponto de sua vida, no arco de sagas desde Vingadores: A Queda a Dinastia M.
Wanda também sempre foi uma mulher com o coração livre. Apesar de ser marcada pelo romance com o Visão, ela também já se envolveu com o Magnum, com o Capitão América e até com o Doutor Destino (ainda que, nesse último caso, manipulada)
Poderes
A Feiticeira Escarlate é capaz de alterar a realidade através de um jogo de probabilidades. Essa habilidade lhe foi altamente aumentada após receber a Magia do Caos.
Falando em magia, por suas raízes ciganas e seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, a Feiticeira Escarlate é uma usuária bastante qualificada de feitiços e encantamentos.
Inimigos
Sendo mais fundamental para as equipes a qual pertence, a Feiticeira Escarlate não possui muitos vilões próprios... mas alguns merecem um importante destaque.
É o caso de Chthon, o demônio que lhe conferiu os poderes da magia do caos. Ele sempre está retornando para atentar a vida de Wanda.
Equipes
A Feiticeira foi integrante de diversas equipes ao longo dos anos. Porém, duas se destacam... justamente por estarem em lados opostos da lei.
Ela começou sua carreira na Irmandade dos Mutantes. Logo na sua primeira aparição, via-se que ela e seu irmão estavam ali apenas pela dívida com Magneto, mas que não desejavam fazer mal como o resto dos integrantes do grupo.
E é por essas e outras que, pouco tempo depois, ela integrava a segunda formação dos Vingadores, arranjada pelo Capitão América.
Fraquezas
Apesar de muito diferente do que já foi, a Feiticeira Escarlate ainda possui um estado mental indeterminado, o que faz muitos heróis e vilões se questionarem se ela poderia ou não enlouquecer novamente.
Uniforme
Maiô, botas, luvas, capa e tiara vermelha. Basicamente, esse é o uniforme mais reconhecido de Wanda. Porém, ao longo dos anos, algumas variações foram criadas.
Na fase de Pérez e Busiek, a personagem ganhou uma roupagem que valorizava seu lado cigano. Mais recentemente, ela chegou a usar um vestido, porém já está de volta a seu traje clássico.
Grande momento
O grande momento de Wanda veio ao corrigir um de seus erros do passado. Durante a saga Vingadores vs X-Men, ela, auxiliada por Hope Summers, simplesmente expurga a entidade da Fênix do universo... e restaura o gene mutante, corrigindo o que havia feito em Dinastia M.
Fora das HQs
Wanda é uma personagem ainda em expansão fora dos quadrinhos. Lembrada pela... coisa... que foi em X-Men Evolution, ela agora ganhará a chance de estrear nos cinemas em Vingadores: Era de Ultron, onde será vivida por Elizabeth Olsen.