Arquivos Legionários: Guia Básico da Capitã Marvel
Arquivos Legionários: Guia Básico da Capitã Marvel
Carol Danvers é um verdadeiro ícone da Marvel Comics. Uma heroína forte e determinada, ela construiu uma carreira que fez grande jus e deixou legado para heroínas que viriam depois. Confira mais sobre ela nesse Arquivo Legionário!
Histórico
Carol Danvers teve várias estreias nos quadrinhos. A primeira delas, em sua vida civil, se deu em Marvel Super-Heroes #13, de março de 1968, de Roy Thomas e Gene Colan. Em janeiro de 1977, ela se tornaria a heroína Miss Marvel, nas páginas da primeira edição de sua revista solo.
Assim ela passou um longo tempo, mudando eventualmente seu nome e traje (dali surge, por exemplo, a Binária em dezembro de 1982). Porém, desde Setembro de 2012, a personagem se fixou como Capitã Marvel, passando o manto de Miss Marvel para a jovem Kamala Khan.
Origem
Carol Danvers é a mais velha de três irmãos. Morando com seu pai enquanto jovem, ela se tornou uma ávida leitora, tendo sonhos de virar astronauta e viajar para outros planetas. Seu pai, entretanto, de criação bruta, não conseguia aceitar que homens e mulheres teriam direitos e deveres iguais, e por isso sempre desencorajou sua filha. Por isso, quando os problemas financeiros bateram na porta, ele escolheu que pagaria a faculdade apenas do seu filho mais velho, Steve, apesar de Carol ter notas mais altas.
Ainda assim, ela se graduou no ensino médio e começou a trabalhar com vendas. Poucos meses depois, ela fez 18 anos, largando seu pai e se juntando à Força Aérea Norte-Americana, pretendendo se tornar piloto. Ela logo subiu nos rankings, trabalhando lado a lado de futuros heróis e vilões como James Howlett, Ben Grimm, Victor Creed e Natalia Romanova.
Ela logo foi contratada pela NASA para se tornar chefe do departamento de segurança. Carol conheceu de perto os alienígenas Kree, em especial Mar-Vell, que viria a se tornar um marco na vida da futura heroína. Durante uma batalha, um Kree sequestrou Carol e acabou explodindo um dispositivo perto dela, o que a fez se tornar um ser com o DNA meio-Kree.
Ela então largou a NASA, se tornou escritora e passou a viver certos apagões de memória, desenvolvendo uma dupla personalidade como guerreira Kree. Ela acabou criando um uniforme próprio e se tornando a heroína Miss Marvel. Seus problemas mentais seriam corrigidos no futuro.
Personalidade
Carol é possivelmente o maior ícone feminista da Marvel. Decidida, ela é uma heroína que honra e espelha várias mulheres ao redor do mundo.
Além disso, ela tem um senso bastante aguçado de justiça, honra e responsabilidade, algo que ela desenvolveu após os vários anos como combatente na Força Aérea e chefe de segurança da NASA.
Mesmo assim, ela é bem humorada e está sempre pronta para quebrar o clima de tensão. Mas também é esquentadinha, especialmente se alguém mexe com alguém que ela goste.
Poderes
Carol pode voar, adquirindo altíssimas velocidades. Além disso, ela possui força, agilidade, durabilidade e reflexos inacreditáveis para um ser humano.
Ela também possui uma espécie de sentido especial que a ajuda a desviar de ataques antes mesmo que eles aconteçam. Carol, como se já não bastasse, consegue também absorver e liberar energia sobre a forma de disparos de fótons.
Fraquezas
Como qualquer pessoa com capacidade de absorver energia, Carol também pode acabar se sobrecarregando. Além disso, mais recentemente, ela desenvolveu um problema cerebral que se atenuava toda vez que ela voava.
Equipes
Carol Danvers já foi Vingadora, Guardiã da Galáxia, líder dos Poderosos Vingadores e da Operação Trovoada, membro dos Piratas Siderais e Novos Vingadores... e por aí vai.
Inimigos
Carol possui vilões, e eles não são poucos. Destaque para Rocha Lunar, Cru, Mestre dos Bonecos, Rapina, Yon-Rogg, Hécate, Vampira, Madame Máscara e Marcus Kang.
Trajes
Carol possui dois trajes que merecem muita atenção. O primeiro vem de seus dias como Miss Marvel, e trata-se de um maiô negro, com botas, luvas e máscara, além do icônico raio e uma faixa vermelha na cintura.
Mais recentemente, ao mudar seu codinome para Capitã Marvel, Carol passou a usar um traje mais militar, com várias similaridades ao traje clássico do Capitão Marvel (como a estrela no peito), e nas cores vermelho, azul e amarelo.
Grande Momento
Sua primeira fase como Capitã Marvel é repleta de momentos memoráveis. Enfrentando Yon-Rogg e alguns vilões menores, Carol se deu conta de um problema no cérebro que se agravava toda vez que ela voava.
Ainda assim, em um momento crucial, ela utilizou sua habilidade e acabou perdendo sua memória, em um brilhante ato de heroísmo e responsabilidade.
Fora das HQs
Carol é figura conhecida entre os jogadores da franquia de jogos Marvel: Ultimate Alliance. Ela também aparece nos games Marvel Heroes e Marvel: Avengers Alliance.
Nos desenhos animados, a personagem tem uma participação extremamente importante em Os Vingadores: Os Maiores Heróis da Terra. Além disso, Carol fará sua estreia nos cinemas no dia 2 de novembro de 2018, com um filme solo nas costas.