Arcane: Todos os campeões e referências no Ato 3 da série de League of Legends

Capa da Publicação

Arcane: Todos os campeões e referências no Ato 3 da série de League of Legends

Por Melissa de Viveiros

O terceiro ato de Arcane finalmente chegou, trazendo consigo o bombástico fim da primeira temporada da série. Se o Ato 2 se destacou pelo desenvolvimento de seus personagens, a última leva de episódios da temporada mostra as consequências disso, com reuniões, desencontros e, é claro, várias referências.

Nesta lista, separamos todos os easter-eggs e detalhes que você pode não ter encontrado no Ato 3 de Arcane!

Imagem de capa do item

Ekko

Ekko já havia aparecido no Ato 1, quando o vemos ainda criança, trabalhando como aprendiz em uma loja, além de ser amigo de Powder, Vi, Claggor e Mylo. Após o fim trágico da família de Powder, no entanto, o personagem ficou "desaparecido" por algum tempo, retornando no terceiro ato.

Na realidade, assim como muitos fãs haviam deduzido, Ekko também está no Ato 2, ainda que não revele sua identidade. Crescendo, o garoto se tornou o líder dos Fogolumes, principal grupo zaunita que opõe Silco e sua soberania devastadora na subferia.

Imagem de capa do item

Mural

O mural que Ekko mostra a Vi após seu reencontro foi considerado por muitos como uma das partes mais belas do Ato 3. Além de seu significado dentro da história, no entanto, a cena é uma referência a um elemento do vídeo de introdução de Ekko no League of Legends.

No vídeo, é possível ver o campeão em batalha, com um mural bem semelhante ao fundo. Como os personagens e trama de Arcane ainda não haviam sido apresentados, as figuras representadas são diferentes. Ainda assim, a conexão com o campeão e este ser um modo de lembrar aqueles que se foram se mantém a mesma em ambas as versões.

Imagem de capa do item

Teemo, pela terceira vez

Teemo aparece nos três atos por meio de pequenos easter-eggs deixados no cenário. Enquanto no Ato 1 ele está na máquina de jogos da qual Powder se aproxima, no segundo ele ilustra um livro infantil. Já no Ato 3, ele aparece em forma de bichinho de pelúcia, como um dos muitos objetos deixados próximos ao mural para relembrar aqueles que se foram.

Imagem de capa do item

Desavenças

Quem conhece a história de LoL sabe o rumo que Viktor e Jayce devem seguir. O Ato 3 começa a estabelecer isso, mostrando os personagens em caminhos cada vez mais divergentes.

Um dos grandes momentos nesse sentido ocorre na ponte, quando Jayce se mostra cheio de preconceito contra os zaunitas -- se esquecendo de que Viktor é um deles, algo que não é bem aceito por ele. Como consequência, ainda que tenha defendido que seu amigo entenderia ao conversar com Singed, Viktor acaba não confiando em Jayce quando retorna à cidade alta.

Imagem de capa do item

Barões da Química

Os últimos episódios da primeira temporada de Arcane começam a estabelecer Zaun não só como uma região que existe por si só, como que tem seu próprio governo. É aí que entra o conselho formado pelos Barões da Química, que são o grande poder que controla a subferia.

Logo fica claro que, na prática, todos eles obedecem Silco. Ainda assim, a apresentação deste núcleo não só serve para construção de mundo, como para o que Zaun se tornará no futuro, além da apresentação de outros personagens conectados a essa parte da cidade baixa.

Imagem de capa do item

Canção de ninar

A série começa mostrando Powder e Vi na ponte que conecta Piltover e Zaun, com a primeira cantando uma canção de ninar. Quando crianças, a personagem se mostra assustada, segurando a mão de sua irmã e se escondendo atrás dela.

O ato final faz referência a isso colocando a garota de volta na ponte em meio a um conflito. Dessa vez, no entanto, ela aparece como Jinx. E, mesmo que cante a mesma canção, sua atitude é bem diferente, e ela não hesita ao matar os policiais de Piltover.

Imagem de capa do item

O garoto que estilhaçou o tempo

Em uma das melhores cenas do episódio, Ekko e Jinx se enfrentam na ponte. Além de contar com um estilo de arte bem peculiar, o momento alterna entre mostrá-los como crianças e adultos, com o confronto intercalado com as brincadeiras deles da infância.

A grande referência aqui, porém, é aos poderes de Ekko, que é capaz de voltar no tempo no jogo. A trama não deixa claro se ele já é capaz de fazer isso, mas mostra a versão criança do garoto ser atingida por uma bala atirada por Jinx. Em seguida, a cena é rebobinada, dando início à briga de verdade.

Imagem de capa do item

Solari

Em uma breve cena, foi mostrado um momento importante da infância de Mel. Além de confirmar a origem noxiana da personagem, vemos como sua personalidade mais favorável à diplomacia não estava de acordo com os ideais de sua mãe, motivo que a levou a ser banida.

A roupa de Mel na cena, porém, chamou a atenção. Isso porque o detalhe que aparece na frente do vestido parece ser uma referência ao símbolo dos Solari, uma das tribos de Targon. Se o detalhe é apenas uma referência ou se existe uma conexão entre a personagem e o local, no entanto, não foi esclarecido.

Imagem de capa do item

Problemas de família

Os episódios também apresentaram a mãe de Mel, Ambessa, além de estabelecer um pouco mais sobre o passado dela e sua família. Logo que se encontram, a guerreira noxiana avisa sua filha sobre a morte do irmão dela, Kino, embora não ofereça muitos detalhes além de um homem poderoso ser o responsável por isso.

Posteriormente, elas conversam mais sobre o assunto, e Ambessa deixa claro que este homem misterioso não está satisfeito com a morte de Kino, e pretende ir atrás do restante dos Medarda. Além disso, ela afirma que ele possui muito mais recursos que eles -- uma família apresentada como extremamente rica no início da série.

Embora as possíveis identidades deste personagem sejam muitas, a discussão não parece se referir a poderes externos, e sim a um conflito em Noxus. Isso levou muitas pessoas a questionarem se o problema dos Medarda não é, na realidade, Swain, já que ao tomar o poder em Noxus, o Grande General fez uma "limpeza" nos nobres da nação.

Ainda que a identidade do responsável pela morte seja apenas tópico de teorias, o momento faz referência à situação de Noxus, o que pode dar pistas da situação atual da nação -- e de como ela pode aparecer na série no futuro.

Imagem de capa do item

Viktor e o barco

Quando a infância de Viktor é mostrado, o público pôde vê-lo atrás de um barquinho que ele construiu. Embora tente acompanhá-lo, o garoto não consegue por causa de seu problema na perna.

Agora, o Ato 3 mostrou Viktor se aventurando com o Hexcore na tentativa de curar a doença que está o matando. Para isso, ele testa os efeitos da mudança em sua perna, que é transformada. Depois, ele aparece testando a transformação ao deixar sua muleta de lado e correr por si só.

Um paralelo com o episódio anterior foi apresentado, já que um barco aparece ao fundo da cena. Desta vez, porém, Viktor não só consegue acompanhar o barco, como ultrapassá-lo.

Imagem de capa do item

Campeões

Vi e Jayce lutam lado a lado brevemente, em um momento que destaca seu futuro como os campeões que o público já conhecia. Esta é a primeira vez que Vi usa as luvas hextech que se tornaram sua marca registrada, mas não haviam aparecido com a personagem ainda.

O outro grande destaque é o martelo de Jayce. Embora já tivesse sido estabelecido que a Casa Talis ficou famosa por seus martelos, o martelo hextech ainda não havia sido mostrado na animação, sendo apresentado como o objeto que o cientista cria ao tentar elaborar uma arma hextech.

Imagem de capa do item

À beira do precipício

Logo no começo da trama, Jayce perde tudo ao ser expulso da Academia e ter o trabalho de sua vida jogado fora. Sem perspectiva, ele quase tira a própria vida -- mas é convencido a viver por sua conversa com Viktor, que abre novas possibilidades para ele.

No Ato 3, o momento é invertido, com Viktor à beira do precipício após suas tentativas de se melhorar com o Hexcore resultarem na morte de Sky. É a chegada de Jayce que o impede, embora este último se mostre bem menos perceptivo quanto ao que estava ocorrendo ali.

Imagem de capa do item

Ekko esteve aqui

Jinx é conhecida por deixar sua marca em diversos locais desde seu anúncio como campeã em League of Legends. Em Arcane, ela não é a única que deixa sua marca por Zaun, no entanto.

Na cena em que Silco conversa com a estátua de Vander, é possível ver que a base da estátua conta com diversos rabiscos. O destaque é que, em certo momento, o nome de Ekko aparece rabiscado ali.

Imagem de capa do item

Quimiotanque turbo

Voltando a fazer referência aos itens do jogo, Arcane apresenta o Quimiotanque turbo. No LoL, este é um item relativamente novo, tendo sido introduzido no fim de 2020. Um dos principais efeitos dele é aumentar a velocidade de movimento, algo que foi adotado na versão animada. Além disso, o visual do capacete claramente se refere ao ícone do item.

Imagem de capa do item

Valdiani

No começo de Arcane, Powder e os outros invadem o laboratório de Jayce, coletando tudo de valor que pudessem encontrar. Enquanto procura por coisas para levar, a garotinha nota um objeto, que diz parecer ser um "Valdiani legítimo".

Anos depois, como Jinx, o objeto ainda está com ela. Isso é mostrado no Ato 3, quando ela monta a cena de seu jantar macabro. As velas que ela coloca diante de Vi estão no mesmo objeto que ela roubou quanto criança.

Imagem de capa do item

Fishbones

A série apresentou várias referências às armas e habilidades de Jinx ao longo dos episódios. Sua metralhadora aparece na série, com o nome do objeto sendo referenciado pelo apelido que Vi usa para sua irmã, Pow-Pow. Além disso, a pistola e as granadas da garota aparecem algumas vezes conforme a trama se desenvolve.

A arma mais famosa de Jinx, no entanto, só aparece no fim. O lança-mísseis chamado de Fishbones é mostrado poucos minutos antes do fim do episódio, completando o arsenal de armas da campeã de LoL.

Imagem de capa do item

A filha de Singed

Anteriormente, Singed havia revelado que já teve uma filha, sugerindo que eventualmente a perdeu. No fim do último episódio, ele aparece olhando para o retrato de uma garotinha, provavelmente sua filha.

Muitos compararam a imagem dela à de Orianna, outra personagem de LoL. Em sua história, a dama robótica é apresentada como uma humana que adoeceu após ser exposta à químicos que destruíram parte de Zaun, já que ela insistiu em ir ao local para ajudar as pessoas que estavam próximas do acidente. Com o passar do tempo, o pai dela substitui diversas partes da garota por partes robóticas, para que ela possa sobreviver. No fim, ela sacrifica sua última parte humana -- seu coração -- para salvar o pai.

Vale destacar que, na lore atual, Singed e Orianna não são pai e filha. Ainda assim, Arcane apresentou algumas mudanças, o que mantém a possibilidade de que a referência a Orianna seja real. Até o momento, a única referência concreta é que a imagem é a filha de Singed. Ela ser Orianna ainda é apenas uma teoria.

Imagem de capa do item

Warwick

Desde que a série foi anunciada, grande parte do público esperava ver a origem de Warwick. Embora isso não tenha acontecido na primeira temporada, o episódio final trouxe um vislumbre do personagem -- os sons de lobo característicos dele também podem ser ouvidos no teaser de anúncio da segunda temporada.

A cena brevemente mostrada em Arcane é uma releitura de uma arte apresentada pela Riot no conto Projetando o Pesadelo, no qual Singed fala sobre a criação de Warwick.

Imagem de capa do item

Super Mega Míssil da Morte

Para fechar de modo explosivo, o Ato 3 termina com Jinx utilizando sua habilidade ultimate de League of Legends: o Super Mega Míssil da Morte. Aqui, ele é apresentado como algo que utiliza o poder do hextech, enquanto versões anteriores não explicavam o que dava poder ao enorme míssil.

Vale notar que esta não é a primeira vez que a ult de Jinx aparece indo em direção a Piltover. No clipe de Get Jinxed!, música lançada para divulgar a personagem quando ela se juntou ao elenco de LoL, a garota aparece surfando um míssil enorme direcionado à Cidade do Progresso (e seguido por diversos outros).