Aquivos Legionários: Guia Básico do Thanos
Aquivos Legionários: Guia Básico do Thanos
Possivelmente um dos maiores vilões de todo o Universo Marvel, Thanos é um implacável oponente não apenas para os heróis, mas para a vida no universo. Ele é o foco do Arquivo Legionário de hoje. Confira!
Histórico
Criado por Jim Starlin e Mike Friedrich, Thanos apareceu pela primeira vez como inimigo do Homem de Ferro na quinquagésima quinta edição da revista solo do vingador dourado, de fevereiro de 1973.
Origem
Nascido com pele acinzentada e um corpo grande demais, Thanos foi diagnosticado com a Síndrome do Deviante, uma característica que lhe perseguiria para resto da vida.
Cedo, ele se tornou uma criança obcecada com o conceito de morte. Inteligentíssimo, ele entrou em vários campos de pesquisa, até que seus instintos assassinos falaram mais alto e ele matou a própria mãe para dissecá-la.
Sedento por poder e cedendo à loucura, Thanos fugiu de Titã, a lua onde nasceu, e foi atrás de mercenários e soldados em todo o universo. Procurando parceiras sexuais e logo em seguida matando seus filhos, Thanos voltou a Titã... apenas para bombardear o planeta, matando grande parcela de seus habitantes.
Personalidade
Thanos é, para muitos, o mal encarnado. Desde cedo tendo amado apenas a Morte, ele se tornou um ser sádico e cruel, disposto a todos os meios para alcançar seus fins.
Dotado de extrema inteligência, Thanos sabe várias coisas sobre o próprio universo, o que lhe dá uma grande vantagem.
Poderes
Como dito anteriormente, Thanos possui inteligência descomunal. Essa é apenas a mais perigosa de suas habilidades. Ele também é dotado de super-força, super-velocidade, super-estamina, uma quase invulnerabilidade, fator de cura acelerado, agilidade e reflexos sobre-humanos, manipulação de energia...
... telepatia, manipulação e controle da matéria, habilidade de "amaldiçoar" - na verdade, Thanos tem um grande conhecimento de magia, voo e teleporte...
E nem sequer mencionamos sua onipotência quando em posse da Manopla do Infinito!
Fraquezas
A maior fraqueza de Thanos reside em seu subconsciente, que tem conhecimento de sua própria malignidade, e portanto, em todos os planos do vilão, sempre deixa um "furo" que pode derrotá-lo.
Essa, além de ser uma desculpa de roteiristas para não torná-lo virtualmente implacável, também foi a razão pela qual Thanos perdeu para os heróis da Terra mesmo em posse da Manopla do Infinito. Se não fosse por isso, o Universo Marvel teria acabado nos anos 90.
Uniformes
Thanos é sempre visto em sua roupa roxa com detalhes dourados, que lhe dão um ar quase nobre e real. Destaque para o icônico capacete e para o recorrente uso da Manopla do Infinito.
Equipes
Thanos já foi membro de algumas equipes, mesmo sendo perigoso demais por si só. Vale destacar a Guarda do Infinito, a Cabala, a Ordem Negra e até mesmo os Defensores.
Inimigos
Thanos possui em alguns heróis e em parentes inimigos pessoais. Na família, vale lembrar de seu avô Kronos, de seu pai Mentor e de seu irmão Starfox.
Quanto a heróis, precisamos lembrar de Adam Warlock, o Capitão Marvel, Deadpool, os Vingadores, Homem de Ferro e a Garota-Esquilo!
Grande momento
O maior momento de Thanos nos quadrinhos se deu quando o vilão, ressuscitado pela própria Morte, tomou posse de todas as jóias do infinito, as colocou em uma manopla e saiu por aí tocando o terror no universo.
Thanos derrotou membros de sua família, seres cósmicos como a Eternidade e Galactus, além de ter dizimado apenas 50% do universo ao estalar os dedos. Infelizmente, devido à sua fraqueza, ele foi derrotado por sua própria neta Nebula, tendo que se voltar ao lado dos heróis para poder derrotá-la antes que ela fizesse algo ainda pior.
Fora das HQs
Thanos já teve vários momentos consideráveis fora dos quadrinhos. Dois deles, entretanto, se destacam. Trata-se da aparição do personagem na série animada do Surfista Prateado, nos anos 90 e a recente introdução do vilão dentro do Universo Cinematográfico da Marvel.
Em ambas as versões, Thanos deu e dará muito trabalho para os heróis... e isso se for apenas metade do que já era nos quadrinhos.