Aquaman: Os 10 melhores poderes do herói da DC

Capa da Publicação

Aquaman: Os 10 melhores poderes do herói da DC

Por Gus Fiaux

Zoado por vários fãs da DC Comics ao longo dos anos, o Aquaman é um dos heróis mais clássicos da editora, tendo participado da primeira formação da Liga da Justiça e sendo considerado um dos maiores líderes no mundo. Embora tenha se tornado motivo de piada e zoação, o herói acabou provando seu valor ao longo das décadas.

Além de ser um personagem muito complexo e intrigante, Arthur Curry também conta com uma miríade de poderes e habilidades que o transformam em um combatente único no Universo DC. E é com isso em mente que listamos aqui os 10 melhores poderes do Aquaman nos quadrinhos!

Imagem de capa do item

Fisiologia anfíbia

Um híbrido entre humano e atlante, Arthur Curry sempre soube que era uma pessoa diferente, desde criança. Ele podia respirar debaixo d'água com muita facilidade e também não se afogava, e isso logo o fez notar que havia "algo a mais" em sua origem. E a resposta para isso veio com a descoberta de que ele tinha uma fisiologia anfíbia.

Além de conseguir viver tranquilamente na superfície (algo que nem todos os atlantes são capazes de fazer), ele também pode viver na água por anos sem precisar subir à terra. Isso por si só já é uma habilidade impressionante, mas é o uso que ele faz dessa fisiologia para se portar como líder de Atlântida e seu representante na terra firme que o torna tão poderoso.

Imagem de capa do item

Superforça

A superforça é um poder que já vem no pacote básico da maior parte dos super-heróis dos quadrinhos - afinal, para deter o crime, é necessário mostrar uma força física maior que os adversários comuns. Porém, quando falamos do Aquaman, essa habilidade acaba se provando ainda mais interessante, já que ele fica no páreo de outros deuses, como o Superman.

Dentro ou fora d'água, Arthur Curry pode suportar pesos impressionantes, sendo capaz de segurar navios e submarinos fazendo pouco (ou até nenhum) esforço. Certa vez, ele já caiu no pau com o Hércules da DC Comics e fez o semideus comer poeira. Além disso, ele já foi capaz de mover várias placas tectônicas da Terra usando apenas suas mãos.

Imagem de capa do item

Visão noturna

Se você parar para pensar, muitos peixes - especialmente aqueles que vivem em áreas muito profundas do oceano - são cegos, já que a luz não penetra na água com a mesma facilidade que ocorre na atmosfera terrestre. O fundo do mar pode ser um breu completo, e para se adaptar a esse extremo, o herói foi consagrado com uma "visão noturna".

Mesmo em terra firme, os olhos de Arthur Curry são capazes de captar o mínimo de luz sem que ele deixe de enxergar o que está por perto. Isso já o salvou em inúmeras circunstâncias, sobretudo no fundo do oceano, quando foi perseguido por inimigos vindos diretamente das fossas mais profundas. É dito que ele consegue enxergar abaixo de 11km da superfície.

Imagem de capa do item

Sentidos aguçados e sonar

Porém, a visão noturna não é a única habilidade "especial" que o Aquaman conquistou graças à sua vida embaixo d'água. Para se adaptar ao ambiente submarino, sobretudo em locais muito profundos, ele acabou desenvolvendo uma série de melhorias em seus próprios sentidos, ganhando superaudição, superolfato e reflexos aguçados.

Não apenas isso, mas o herói também desenvolveu uma espécie de sonar, que acaba sendo bem útil quando ele precisa localizar algo na imensidão dos oceanos. Esse sonar faz com que ele possa detectar inimigos escondidos ou até mesmo enviar sinais para "embaralhar" a frequência de submarinos e/ou navios.

Imagem de capa do item

Voo

Para quem achava que o Namor da Marvel era o único atlante capaz de dominar os céus, é preciso falar que essa habilidade também se estende ao Rei dos Sete Mares da DC Comics. Embora não use com tanta frequência, o Aquaman é capaz de voar sem necessitar de nenhum aparato especial ou relíquia atlante.

Os detalhes de como funciona essa habilidade nunca foram esclarecidos, mas é importante notar que o Rei dos Sete Mares faz poucos usos da habilidade, talvez porque seja algo que o canse rapidamente. Além do voo, ele ainda se mostrou capaz de dar "saltos muito altos", que usa para pular da água direto em direção aos seus oponentes.

Imagem de capa do item

Supervelocidade

Porém, embora Arthur Curry tenha habilidades que o deem vantagens em terra firme, é justamente nos mares e oceanos que seus poderes ficam ainda mais aguçados e potentes. Por exemplo, ele possui uma supervelocidade única, que funciona justamente embaixo d'água, e o permite atingir grandes distâncias em questão de segundos.

A velocidade do Aquaman consegue superar qualquer dispositivo criado por homens para viagens subaquáticas - tanto que ele já conseguiu passar de um jato submarino que estava em velocidade mach 5. Certa vez, Arthur já foi capaz de "empatar" com o Flash, que corria na superfície enquanto ele usava sua velocidade dentro da água.

Imagem de capa do item

Tridente de Poseidon

Por mais que seus poderes de nascença sejam formidáveis por si só, não há como negar que o Aquaman fica ainda mais legal e imbatível quando está em posse de alguma relíquia atlante especial. Um bom exemplo disso se deu quando ele recebeu, de presente, o Tridente de Poseidon das mãos do próprio deus grego.

O Tridente possui vários usos e capacidades, fazendo com que Arthur Curry seja capaz de controlar o clima, convocando tempestades e maremotos, de dentro ou fora da água. Além disso, com ele, o herói é capaz de se teleportar para qualquer massa aquática no planeta - e, não podemos esquecer, é uma arma potente e fatal quando usada na luta corpo-a-corpo.

Imagem de capa do item

Mão Aquática

Não é apenas o Tridente de Poseidon que torna o Aquaman um herói de extremo poder. Nos anos 90, o herói foi confrontado por um perigoso vilão chamado Charybdis, que foi responsável por decepar a mão esquerda do herói, mergulhando-a em uma piscina repleta de piranhas famintas. Sem sua mão, Arthur Curry teve que contar com a ajuda de terceiros.

A Dama do Lago (sim, a mesma das Lendas Arturianas) deu ao herói uma mão aquática, que o presenteava com uma série de poderes e habilidades pra lá de especiais. Com ela, Arthur Curry desenvolveu a capacidade de ter um toque curativo, bem como um toque fatal além de ter se tornado capaz de controlar a água dos oceanos e até mesmo abrir portais mágicos.

Imagem de capa do item

Telepatia e controle sobre formas de vida nascidas no mar

Quem assistiu ao desenho dos Superamigos, sabe que o Aquaman sempre foi zoado por se comunicar com peixes e outros seres aquáticos (por exemplo, cavalos-marinhos e estrelas-do-mar). Porém, poucos sabem que esse é um dos poderes mais formidáveis do herói, que se origina a partir de sua telepatia única, usada para conversar com outros seres e pessoas no mar.

Mais do que um reles controle mental, Arthur Curry é capaz de "falar" e de controlar qualquer forma de vida que se originou na água - o que faz com que ele possa, caso queira, tomar controle de humanos e outras criaturas "da superfície". Em tese, ele poderia controlar todos os animais do mar sem nem pensar, mas prefere que todos vivam tranquilamente e o respeitem como Rei.

Imagem de capa do item

Controle de espécies mortas e/ou extintas

Expandindo ainda mais seu controle sobre formas de vida aquáticas, Arthur Curry já demonstrou a capacidade de controlar seres mortos (ou extintos) algumas vezes nos quadrinhos. O momento mais famoso, sem dúvida, veio no evento O Dia Mais Claro, que por sua vez sucedeu a trama de A Noite Mais Densa, onde vários heróis e vilões ressurgiram como "zumbis".

Isso trouxe de volta vários cadáveres reanimados das profundezas do oceano, incluindo espécies pré-históricas reanimadas como parte de um plano sinistro e perigoso. Ainda assim, Aquaman demonstrou ser capaz de apaziguar e controlar esses seres mortos, trazendo consigo hordas de tubarões gigantes e horrores cósmicos que existiram no fundo dos nossos mares.