Anya Taylor-Joy: Tudo sobre a atriz de O Gambito da Rainha e Os Novos Mutantes

Capa da Publicação

Anya Taylor-Joy: Tudo sobre a atriz de O Gambito da Rainha e Os Novos Mutantes

Por Gus Fiaux

Com seus vinte e quatro anos de idade, Anya Taylor-Joy já conquistou o mundo com seu talento e seus projetos cada vez mais empolgantes. A atriz é bem conhecida por ter participado de longas como A Bruxa, Fragmentado Os Novos Mutantes. E agora, ela está em alta devido ao sucesso de O Gambito da Rainha, nova série da Netflix.

Famosa por seus olhos grandes e expressivos, Anya possui uma carreira bem marcante, com direito a participações em videoclipes e um breve período como modelo. Agora, nesta lista, reunimos 10 coisas que você precisa saber sobre Anya Taylor-Joy, para conhecer de vez essa atriz fenomenal e formidável!

Imagem de capa do item

Quem é Anya Taylor-Joy

Anya Josephine Marie Taylor-Joy é uma atriz norte-americana, nascida em Miami, na Flórida. Seu pai era um banqueiro e corredor de lancha e sua mãe era psicóloga. Juntos, os três se mudaram para Buenos Aires. Aos oito anos, ela e sua família foram para Londres, o que gerou alguns conflitos para a atriz, que não queria sair da Argentina.

Lá, ela foi educada em grandes colégios preparatórios, além de ter feito aulas de balé. Aos catorze anos, a atriz se mudou para Nova York e, desde então, continua se dividindo entre a cidade e a casa de seus pais no Reino Unido, e viajando para fazer papéis dos dois lados do Oceano Atlântico.

Anya faz aniversário no dia 16 de abril e é do signo de Áries.

Imagem de capa do item

Harry Potter e a língua inglesa

Quando se mudou para o Reino Unido com sua família, Anya Taylor-Joy fez uma espécie de "protesto" para voltar à Argentina. Ela se recusava a aprender o inglês, sempre falando em espanhol tanto em casa quanto na escola. Ao ver que essa "greve linguística" não ia funcionar, ela precisou se alfabetizar novamente em outro idioma.

Curiosamente, uma das coisas que mais a ajudou nesse processo foram os livros da franquia Harry Potter. Anya admitiu, em entrevistas, que seu tio lia os livros para ela antes de dormir. Anos depois, a atriz contracenou com vários atores que estiveram nas adaptações da saga, como Harry Melling, Ralph Ineson, Bill Nighy e Helena Bonham Carter.

Imagem de capa do item

Começo de carreira

Antes mesmo de atuar, Anya Taylor-Joy acabou sendo modelo por um breve período. Ela já contou que a experiência foi bem interessante, apesar do começo ter sido um pouco traumático. Quando tinha 16 anos, ela viu um carro escuro a seguindo na rua e começou a ficar desesperada, acreditando que alguém estava tentando sequestrá-la.

Sem que ela soubesse, o carro trazia Sarah Doukas, a olheira de uma agência de modelos, que estava interessada em levar Anya para o ramo da moda. Depois que a confusão foi resolvida, Anya seguiu a carreira de modelo por alguns anos até fazer a ponte com um agente de atores - e só então ela começou seus primeiros passos no cinema.

Imagem de capa do item

A Bruxa e o estrelato

O primeiro papel de Anya Taylor-Joy veio no filme Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras, mas sua cena foi cortada da versão final do longa. Depois disso, ela participou de pequenos projetos na televisão, como as séries britânicas Endeavour e Atlantis, além do telefilme Viking Quest.

Nos cinemas, o estrelato foi alcançado em 2015, graças ao lançamento de A Bruxa. O filme, dirigido por Robert Eggers, colocou Anya no papel principal de uma garota cuja família era destruída devido às ações de uma bruxa misteriosa na floresta. O longa, que também marcou a estreia de Eggers, acabou sendo muito premiado e trazendo muita visibilidade para a atriz.

Imagem de capa do item

Outros papéis

Após o sucesso de A Bruxa, Taylor-Joy se jogou de cabeça em diversos outros projetos, sobretudo de terror e suspense, deixando-a muito popular entre os fãs dos gêneros. Em 2016. ela foi a estrela de Fragmentado, filme de M. Night Shyamalan que o trouxe de volta aos holofotes após anos de projetos fracassados.

Em 2017, ela esteve nos prestigiados suspenses O Segredo de Marrowbone e Puro-Sangue, além de ter retornado ao "universo compartilhado" de Shyamalan em 2019 com Vidro. Entre outros projetos, ela esteve também em Playmobil: O Filme e em Emma., lançado neste ano.

Imagem de capa do item

Sucesso na TV

Engana-se quem acha que a atriz só é famosa nos cinemas. Nos últimos anos, Anya tem diversificado muito sua carreira, focando em outros projetos na televisão e nos serviços de streaming. Um bom exemplo disso é Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas, série da qual ela participou da quinta temporada em 2019.

Além disso, ela protagonizou a minissérie britânica The Miniaturist, além de ter feito alguns projetos para a Netflix. Um de seus lançamentos mais curiosos é a série O Cristal Encantado: A Era da Resistência, onde ela dá a voz a uma das personagens principais. Infelizmente, a série foi cancelada após uma única temporada.

Imagem de capa do item

Direto para o mundo dos super-heróis...

Em meados de 2017, Anya Taylor-Joy foi uma das primeiras atrizes confirmadas no elenco de Os Novos Mutantes, longa que marcou o fim do domínio da Fox sobre os X-Men. No filme, a atriz interpretou a mutante Illyana Rasputin, também conhecida como Magia, famosa por sua capacidade de criar portais de teletransporte.

O filme havia sido originalmente programado para sair em 2018, mas acabou sofrendo diversos atrasos. Inicialmente, a Fox queria regravar muitas de suas cenas, mas a ideia não vingou, especialmente com a compra do estúdio pela Disney. Após mais de dois anos de espera, o filme foi lançado em agosto de 2020, no meio da pandemia do COVID-19.

Imagem de capa do item

Participações em videoclipes

Além de ter feito sucesso na televisão, no streaming e no cinema, a atriz também é conhecida por ter feito parte de alguns videoclipes de bandas e cantores famosos. Sua primeira participação foi no clipe de Red Lips do Good Times Ahead em um remix produzido pelo Skrillex, onde ela aparece cantando, correndo e vestindo looks peculiares.

Depois disso, em 2019, a atriz voltou ao mundo da música para participar do clipe de Dinner & Diatribes do cantor irlandês Hozier. Neste clipe, que conta com uma aura de horror, ela faz o papel da própria esposa do Hozier, se vingando dele em uma cena bem agressiva, onde ela assa um marshmallow no cadáver carbonizado do marido.

Imagem de capa do item

A Rainha faz sua jogada

Neste ano, a atriz surpreendeu o mundo com sua performance na série O Gambito da Rainha, uma produção original da Netflix que estreou no dia 23 de outubro. Na série, Anya interpreta Beth Harmon, um prodígio do xadrez que precisa lutar contra o machismo dos anos 60, além do alcoolismo, para se tornar a maior enxadrista do mundo.

A série surpreendeu por sua qualidade, com muitos elogios para a atuação de Anya Taylor-Joy. Em pouco tempo, a produção quebrou recordes e se tornou uma das séries mais assistidas da história da Netflix. Por se tratar de uma minissérie, o projeto não deve ter uma segunda temporada, mas é uma ótima forma de conhecer mais do trabalho de Taylor-Joy.

Imagem de capa do item

Projetos futuros

O futuro de Anya Taylor-Joy continua brilhante. A atriz já tem alguns papéis engatilhados, incluindo o thriller Last Night in Soho, dirigido por Edgar Wright e que devia ter estreado em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia. Ela irá protagonizar o filme como uma jovem garota fascinada pelo mundo da moda que é transportada para Londres nos anos 60.

Não bastasse isso, ela também estará em The Northman, o próximo filme de Robert Eggers (o diretor de A Bruxa), que será um drama de vingança com pitadas de horror focado em nórdicos. Por fim, a atriz também vai estrelar um prequel de Mad Max: Estrada da Fúria, no papel da Imperatriz Furiosa.