Anya Taylor-Joy: Os 10 melhores trabalhos da atriz e onde assistir
Anya Taylor-Joy: Os 10 melhores trabalhos da atriz e onde assistir
Os melhores trabalhos da estrela de Furiosa: Uma Saga Mad Max!
Seja enfrentando um chef de cozinha insano ou entidades sobrenaturais, Anya Taylor-Joy é uma das atrizes mais promissoras de sua geração. Dona de um currículo recheado de produções diversificadas, a artista promete ser um nome bastante consagrado de Hollywood no futuro.
Assim, para celebrar o lançamento de Furiosa: Uma Saga Mad Max, seu mais novo projeto, selecionamos os 10 melhores trabalhos de Anya Taylor-Joy para você conhecer mais sobre a carreira da atriz.
Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024)
Onde assistir: Em cartaz nos cinemas brasileiros.
Embora o filme Furiosa: Uma Saga Mad Max tenha chegado aos cinemas recentemente, é justo incluí-lo nesta lista por trazer um dos trabalhos mais interessantes de Taylor-Joy. Com pouquíssimas falas no longa pós-apocalíptico de George Miller, a atriz interpreta a versão jovem da Imperatriz Furiosa, personagem interpretada por Charlize Theron em Mad Max: Estrada da Fúria (2015).
Na trama, acompanhamos a jornada de Furiosa desde a infância, quando um trágico acontecimento a separa de sua família por causa das ações do instável Dementus (Chris Hemsworth). A partir disso, a jovem inicia uma batalha pessoal para conseguir se livrar daqueles que querem capturá-la, enquanto traça um plano para retornar ao seu lar.
O Gambito da Rainha (2020)
Onde assistir: Netflix.
Talvez o projeto de maior sucesso de Anya Taylor-Joy até o momento, a minissérie O Gambito da Rainha estreou em 2020 na Netflix colocando todo mundo na frente da TV para acompanhar os desafios de uma enxadrista em um universo dominado por homens.
No programa, Anya interpreta Beth Harmon, uma órfã que acaba se tornando um grande prodígio no xadrez durante os anos 50. Com um passado conturbado que a levou ao vício em substâncias químicas ainda jovem, Beth tenta se tornar a número 1 no xadrez à medida que luta contra os seus demônios particulares.
A Bruxa (2015)
Onde assistir: Globoplay, Amazon Prime Video, Google Play e Apple TV.
A Bruxa não foi apenas um divisor de águas na carreira do diretor Robert Eggers. Afinal, esse foi o primeiro longa-metragem de destaque da carreira de Anya Taylor-Joy, que aproveitou a baita oportunidade para demonstrar seu talento em um dos filmes de terror mais perturbadores dos últimos anos.
Situado no século XVII, A Bruxa acompanha a rotina de uma família em uma fazenda, conforme uma histeria religiosa passa a assombrar a todos depois que a filha mais velha é acusada pelo desaparecimento do irmão ainda bebê.
O Menu (2022)
Onde assistir: Star+.
Outro sucesso da carreira de Anya Taylor-Joy que também merece uma posição de destaque nos melhores trabalhos da atriz é O Menu. Dirigido por Mark Mylod, o filme conta com uma ótima performance de Anya, além de ter no elenco nomes como Nicholas Hoult e Ralph Fiennes.
Em O Menu, um jovem casal viaja até uma ilha remota para visitar um restaurante exclusivo e misterioso, onde um talentoso chef de cozinha prepara um cardápio recheado de surpresas inusitadas que acabam gerando consequências inesperadas no local.
Peaky Blinders (2013-2022)
Onde assistir: Netflix.
Taylor-Joy também fez parte do elenco da série que nos deu o frio e calculista Thomas Shelby. Estrelado por Cillian Murphy, o programa da BBC fez um baita sucesso entre o público durante seus anos de exibição com uma trama envolvente sobre a rotina de uma gangue da Inglaterra que ganha notoriedade em 1919.
Na série, Anya fez sua estreia na quinta temporada como Gina Gray, a esposa de Michael Gray, reprisando o papel no último capítulo.
Emma (2020)
Onde assistir: Amazon Prime Video, Google Play, YouTube e Apple TV.
Inspirado no clássico homônimo da escritora Jane Austen, a comédia Emma, dirigida por Autumn de Wilde, é mais um destaque da carreira de Anya Taylor-Joy. A produção fez um grande sucesso entre o público que gosta de uma comédia romântica, além daqueles que são apaixonados por literatura.
Na trama, acompanhamos Emma Woodhouse, interpretada por Anya, uma jovem bonita, inteligente e rica que comanda as relações sociais de sua cidade pacata. Em busca de novos desafios, Emma decide se aventurar por decisões equivocadas de relacionamentos alheios até encontrar o amor que acreditava que nunca iria ter.
Puro-Sangue (2017)
Onde assistir: Amazon Prime Video, Google Play, YouTube e Apple TV.
Um tanto quanto “esquecido” na filmografia da atriz, Puro-Sangue também merece uma menção nesta lista por ser um thriller bastante divertido. Estrelado por Taylor-Joy e Oivia Cooke, o filme do diretor Cory Finley conta a história de suas adolescentes que renovam a amizade da infância após anos de afastamento. Mas, quando um assassinato acontece, elas logo percebem que isso pode ser a resposta para os seus problemas.
Fragmentado (2016)
Onde assistir: Star+, Amazon Prime Video, Globoplay, YouTube, Google Play e Apple TV.
Um dos filmes mais divisivos de M. Night Shyamalan, Fragmentado causou um baita burburinho em 2016 ao dar continuidade à trilogia heroica sob comando do diretor. Com James McAvoy na pele do protagonista, o longa também é um grande destaque da carreira de Anya Taylor-Joy.
Em Fragmentado, Kevin possui 23 personalidades distintas, alterando-as com a força de seu pensamento quando ele deseja. Até que, certo dia, ele sequestra três adolescentes em um estacionamento, colocando-as em um cativeiro onde elas passam a conhecer as diferentes facetas do homem, enquanto tentam escapar do local.
O Homem do Norte (2022)
Onde assistir: Amazon Prime Video, Google Play e Apple TV.
O Homem do Norte é mais uma parceria de Taylor-Joy com o diretor Robert Eggers que marcou mais um destaque de sua filmografia. Com um elenco de peso, o longa traz toda a mitologia viking para o centro dos holofotes ao contar a história do Príncipe Amleth (Alexander Skarsgård), que estava prestes a se tornar um homem quando seu tio assassinou seu pai e sequestrou sua mãe. Motivado pelo desejo de vingança, Amleth embarca em uma jornada perigosa para fazer justiça com as próprias mãos.
O Segredo de Marrowbone (2017)
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Mais um longa “escondido” na filmografia de Anya Taylor-Joy que também merece ser mencionado é O Segredo de Marrowbone. Dirigido por Sergio G. Sánchez, o longa de terror acompanha quatro irmãos que, devastados pela morte da mãe, enfrentam um período de crescente depressão e paranoia. Até que eles decidem se refugiar em um casarão em ruínas para tentarem se recuperar, mas um segredo obscuro do lugar logo passa a desafiar essa união.