Anthony Mackie: Os melhores filmes do ator além do Universo Marvel
Anthony Mackie: Os melhores filmes do ator além do Universo Marvel
Conheça melhor o talento de Anthony Mackie, o Falcão, em filmes além da Marvel!
Muito conhecido por interpretar Sam Wilson, o Falcão dos filmes e séries do Universo Cinematográfico da Marvel, Anthony Mackie é um ator extremamente carismático e bem-humorado, mas seus papéis no cinema não se restringem a isso. Ao longo dos anos, antes e depois de ter sido escalado na franquia da Casa das Ideias, ele já esteve em várias produções incríveis.
Seja interpretando figuras históricas, personagens complexos ou até mesmo em comédias besteirol, Mackie sempre deu o melhor de si em suas atuações. Por isso, resolvemos listar aqui os 10 melhores filmes de Anthony Mackie, para você que quer conhecer mais da carreira do ator fora dos filmes da Marvel!
De Irmão pra Irmão (Brother to Brother, 2004)
Anthony Mackie começou sua carreira nos cinemas em 2002, mas o seu primeiro papel de destaque veio apenas dois anos depois, em De Irmão pra Irmão. O longa, lançado em 2004, segue a vida de Perry (Mackie), um jovem artista homossexual que é expulso de casa por sua sexualidade. Enquanto isso acontece, ele se relaciona com um colega de classe.
Porém, todo o coração do filme gira em torno da relação que Perry cria com Bruce, um idoso morador de rua que foi uma das figuras cruciais na "Renascença do Harlem". Ao longo do filme, Perry descobre tudo que Bruce sofreu na década de 20 por conta do racismo e da homofobia, e então percebe que suas realidades não são tão diferentes assim.
Half Nelson: Encurralados (Half Nelson, 2006)
Lançado em 2006, Half Nelson: Encurralados foi um dos primeiros filmes a dar o devido destaque a Ryan Gosling que, até então, era só conhecido por seus papéis em comédias românticas melosas. No filme, Gosling vive um professor apaixonado por sua profissão, mas que precisa lutar contra o vício em drogas.
Porém, outro destaque do filme é Anthony Mackie, que vive um traficante importante no arco do personagem. Diferente do que esperamos, ele aqui faz um personagem muito complexo e cheio de nuances, o que só abrilhanta a já excelente performance de Ryan Gosling. É um drama bem poderoso e que vai fazer você se emocionar.
Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008)
Bem no começo de sua carreira, Mackie teve a oportunidade de trabalhar em grandes produções elogiadas pela crítica. Um dos melhores exemplos disso é Guerra ao Terror, filme de 2010 onde o ator atua ao lado de um de seus futuros colegas Vingadores, Jeremy Renner. O filme é um grande estudo de personagem sobre soldados na Guerra do Iraque.
O longa foi de extrema importância na carreira de Mackie, ainda mais por ter sido o vencedor do Oscar de Melhor Filme na edição de 2010. Aqui, o ator interpreta o Sargento J.T. Sanborn, um membro do mesmo esquadrão de William James (Renner). Sanborn e James acabam tendo vários atritos que são maximizados pelo terror psicológico causado pela guerra.
A Noite que nos Domina (Night Catches Us, 2010)
Lançado em 2010, A Noite que nos Domina foi um dos filmes de maior projeção de Anthony Mackie, chegando a render alguns prêmios para o ator. No filme, ele interpreta Marcus Washington, um membro do Partido dos Panteras Negras que retorna para casa, na Filadélfia, em 1976, anos após ter partido.
No filme, exploramos um pouco mais das tensões raciais em um período de segregação. Assim, vemos o começo de uma grande rebelião política por parte da comunidade afro-americana. É um filme poderoso com um elenco de peso (como Kerry Washington e Jamie Hector). O filme foi um sucesso de crítica desde sua estreia no Festival de Sundance.
Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau, 2011)
Quem disse que ele só interpreta os mocinhos? Em 2011, Anthony Mackie estrelou em Os Agentes do Destino, um filme de ficção científica, thriller e romance protagonizado por Matt Damon e Emily Blunt. Damon vive David, um político que se apaixona por Elise (Blunt), uma dançarina. Porém, o romance começa a ser atacado por forças sinistras.
O filme é baseado em uma obra de Phillip K. Dick (o mesmo autor da obra que deu origem a Blade Runner). Anthony Mackie faz o papel de Harry Mitchell, um agente que precisa manter o casal separado a qualquer custo. E apesar de parecer um inimigo comum, seu personagem está envolto em diversas reviravoltas e revelações chocantes.
Sem Dor, Sem Ganho (Pain & Gain, 2013)
Quem diria que algum dia íamos recomendar algum filme do Michael Bay por aqui, não é mesmo? Ainda assim, Sem Dor, Sem Ganho se destaca na carreira do diretor conhecido por seu estilo caótico e pelas explosões de carros. Aqui, temos um filme de comédia onde três fisiculturistas acabam se metendo em um esquema criminoso que dá muito errado.
Anthony Mackie interpreta um desses fisiculturistas, ao lado de nomes bem curiosos como Dwayne "The Rock" Johnson e Mark Wahlberg. E se você ainda tem problemas com o cinema megalomaníaco de Michael Bay, esse talvez seja o filme para mudar de ideia, já que substitui as pirotecnias absurdas por uma história divertida e emocionante.
Sexo, Drogas e Jingle Bells (The Night Before, 2015)
Falando em comédias, esse aqui é para quem gosta de besteirol. Em 2015, Anthony Mackie se uniu com Seth Rogen e Joseph Gordon-Levitt para estrelar The Night Before (a comédia que veio com o título infame de Sexo, Drogas e Jingle Bells para o Brasil). No longa, três amigos partem em busca da festa de Natal perfeita em Nova York.
O filme conta com aquele humor bem escrachado que já se espera das obras de Seth Rogen. Apesar disso, há vários momentos muito divertidos e um surpreendente desenvolvimento de personagens para o trio de amigos. Para quem procura um filme completamente despretensioso e descerebrado, é uma ótima pedida.
Até o Fim (All the Way, 2016)
Em 2016, Anthony Mackie teve a chance de interpretar uma das figuras históricas mais importantes da luta pelos direitos civis. Em Até o Fim, filme televisivo lançado pela HBO, o ator deu vida a Martin Luther King Jr., em uma história que envolve a relação do ativista com o presidente norte-americano do período, Lyndon B. Johnson.
No filme, Mackie contracena com um ator de peso - Bryan Cranston, o astro de Breaking Bad, que faz o papel de Johnson. O filme mostra um importante momento na história norte-americana, sobretudo do ponto de vista da comunidade negra. É um filme muito relevante que fez bastante sucesso entre a crítica especializada.
Synchronic (2019)
A dupla de diretores Justin Benson e Aaron Moorhead é conhecida por seu trabalho com filmes de terror bem complexos e artísticos - como é o caso de Synchronic, longa de 2019 que segue dois paramédicos, que por sua vez precisam lidar com várias mortes bizarras relacionadas ao uso de uma droga com efeitos devastadores.
Um desses paramédicos, Steve Denube, é interpretado por Anthony, enquanto o outro, Dennis Dannelly é vivido por Jamie Dornan. O filme foi muito bem recebido pela crítica, sobretudo devido ao seu intrincado roteiro e as atuações de Mackie e Dornan. É um excelente filme de horror e suspense com um toque de ficção científica.
O Banqueiro (The Banker, 2020)
Lançado no ano passado, um pouco antes do ápice da crise do Coronavírus, O Banqueiro é um drama biográfico bem interessante, estrelado por dois nomes de peso do Universo Cinematográfico da Marvel. Anthony Mackie estrela no papel de Bernard Garrett, um empresário que conta com a ajuda de Joe Morris (vivido por Samuel L. Jackson).
Ambientado na década de 60, Bernard e Joe não conseguem entrar para o mercado empresarial por conta do racismo da época. Por isso, eles acabam contratando um homem branco (interpretado por Nicholas Hoult) para se passar pelo "chefe" da sua companhia, enquanto eles precisam fingir que são um faxineiro e um motorista particular.