10 animes slice of life para quem gosta de tramas cotidianas
10 animes slice of life para quem gosta de tramas cotidianas
Os melhores animes cotidianos para quem curte esse estilo!
O termo “Slice of Life” (fatia de vida, em uma tradução livre) é utilizado para descrever o uso do cotidiano em várias vertentes artísticas voltadas para o entretenimento. Apesar dos animes serem conhecidos por suas tramas fantasiosas de modo geral, há uma grande quantidade de títulos mais cotidianos cujo foco é nada além do dia a dia de seus personagens e problemas comuns que poderiam ser enfrentados por qualquer um.
Na lista abaixo separamos dez dos melhores títulos desse estilo para que você possa assistir se seu interesse são tramas mais “realista”. Confira e descubra que há um anime slice of life para cada gosto!
Watamote
O anime Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaetemo Omaera ga Warui!”, ou só “Watamote” para simplificar, foi lançado em 2013 e conta com apenas doze episódios sendo uma excelente pedida para quem tem interesse em títulos mais curtos.
Na trama, acompanhamos Kuroki Tomoko, um adolescente de 15 anos que acredita que sua vida irá mudar drasticamente assim que ela entrar no Ensino Médio. Essa certeza vem dos jogos Otome que ela jogou ao longo da vida, mas, ao chegar nesse período escolar, ela percebe que a realidade pode ser bem diferente do que ela esperava e então começa a avaliar as escolhas que fez em sua vida.
Hyouka
Hyouka é um anime baseado em uma série de livros escrita pelo autor Honobu Yonezawa lançado em 2012. Encontrou seu final com 22 episódios ao todo. Produzido pela Kyoto Animation, Hyouka é uma pedida excelente para quem gosta de investigações e histórias ambientadas em escolas.
A história gira em torno do adolescente Oreki Hotarou que, a pedido de sua irmã mais velha, se junta ao clube de Literatura Clássica de sua escola para impedir que ele fosse fechado por falta de membros. Junto a ele estão os estudantes Eru Chitanda, Satoshi Fukube e Mayaka Itabara. Juntos eles terão de resolver um mistério ocorrido naquela escola há 45 anos envolvendo o tio de Chitanda.
Komi-san Can't Comunicate
O anime original da Netflix é baseado no mangá escrito e ilustrado pelo mangaká Tomohito Oda. Ele começou a ser lançado em outubro de 2021 contando com 24 episódios lançados até o momento.
Logo no início do anime conhecemos o jovem Tadano Hitohito, um colegial que se aproxima da garota mais popular de toda a escola e descobre que ela, na verdade, possui um quadro muito forte de ansiedade social que a impossibilita de se comunicar com os outros a sua volta, por mais que ela queira. Tadano então se prontifica a ajuda-la a fazer pelo menos cem amigos.
Sketchbook: Full Color’s
Anime baseado na série de mangás escrita e ilustrada por Totan Kobako que foi exibido originalmente em outubro de 2007. Também faz parte do grupo indicado para quem tem interesse em obras mais curtas, encontrando seu fim com apenas 13 episódios.
Na história acompanhamos a estudante Sora Kajiwara, uma menina tímida e com problemas de comunicação que entra para o clube de artes de sua escola. Aos poucos ela vai estabelecendo laços com seus companheiros de grupo e, claro, com os gatos que aparecem nos episódios a todo momento. Gatos estes que tem sua própria sociedade e regras de convívio nela, gerando uma subtrama que, às vezes, se mostra mais interessante até que a principal.
Hi Score Girl
Anime original da Netflix baseado no mangá homônimo escrito e ilustrado pelo mangaká Rensuke Oshikiri. Lançado em julho de 2018, o título possui duas temporadas, a primeira sendo finalizada com 15 episódios e a segunda apenas nove.
A história gira em torno de Haruo Yaguchium garoto completamente viciado em jogos de fliperama que encontra na jovem Akira Ono uma rival a sua altura nos jogos. Porém, vários fatores irão dificultar a aproximação dos dois e o crescimento dessa amizade.
Wotakoi
Otaku ni Koi wa Muzukahii (O amor é difícil para Otakus, em uma tradução livre), ou apenas ”Wotakoi” é um anime baseado no anime homônimo escrito e ilustrado por Fujita. Lançado em 2018, a obra tem apenas 11 episódios ao todo o que também a torna perfeita para quem procura títulos rápidos e diretos.
A história segue um casal de adultos que trabalham juntos e escodem segredos perturbadores para o restante da sociedade: ela é uma fujoshi e ele um otaku gamer. Os dois podem parecer perfeitos um para o outro, porém, como o próprio título sugere, o amor é difícil para otakus e ambos ainda tem muito o que enfrentar pelo caminho.
Suzumiya Haruhi no Yutsu
Suzumiya Haruhi no Yutsu foi um anime extremamente popular na primeira década dos anos 2000. A obra é baseada na série de livros escrita por Nagaro Tanigawa e ilustrada por Noizi Ito que, mais tarde, também recebeu uma adaptação em mangá, tendo ido ao ar em 2006. A animação possui um total de 14 episódios originalmente e, em 2009 recebeu uma retransmissão que adicionou alguns episódios a mais na conta, totalizando 28 ao todo.
A história é narrada pelo estudante apelidado de Kyon que frequenta a mesma escola da menina Suzumiya Haruhi. Ela, na verdade, é uma espécie de divindade que controla os eventos que ocorrem a sua volta e, não raro, as situações cotidianas são envoltas em bizarrices como ataques alienígenas e tudo o mais que uma garota adolescente pode “inventar” como Deus.
Lucky Star
Lucky Star é um anime lançado em 2007 baseado no mangá escrito e ilustrado pelo mangaká Kagami Yoshimizu. A obra conta com 24 episódios ao todo e foi produzida pelo estúdio Kyoto Animation.
Na trama acompanhamos o cotidiano de quatro amigas que cresceram juntas na cidade de Saitama. Cada uma delas tem uma personalidade própria e bem diferente das demais e a relação delas é abordada de modo cômico e interessante desde seus dias como colegiais até o ingresso delas no Ensino Superior.
Himouto! Umaru-chan R
O anime foi lançado em 2015 e é resultado da adaptação do mangá de mesmo nome escrito e ilustrado por Sankaku Head. A obra possui 12 episódios no total e é mais uma boa pedida para os que procuram títulos curtos.
A história gira em torno da estudante Umaru Doma que é conhecida na escola por ser uma excelente aluna, proativa e dedicada, mas, ao chegar em casa, sua personalidade muda completamente e ela se transforma em uma menina preguiçosa que depende de seu irmão mais velho para quase tudo.
K-On!
K-On! é um anime de duas temporadas baseado no mangá escrito e ilustrado por Kakifly. A série começou a ser exibida em 2010 e possui um total de 41 episódios ao todo se somarmos ambas as temporadas existentes.
A história foca em um grupo de quatro garotas que formam um clube de música em sua escola. A protagonista entra nesse clube sem saber tocar nenhum instrumento e iria desistir logo em seguida, mas é convencida a ficar pelas outras três garotas que teriam de desistir do clube se não encontrassem um quarto membro para sua composição.