Os 8 animes shonen mais sombrios
Os 8 animes shonen mais sombrios
Conheça os animes mais sombrios e mais populares do gênero shonen
Atenção: Alerta de Spoilers!
O gênero shonen é muito conhecido por apresentar histórias com heroísmo, amizade, companheirismo, trajetória e evolução do elenco principal… Isso o colocou, diversas vezes, como um gênero infanto-juvenil, já que obras mais “pesadas” são automaticamente categorizadas como Seinen. Mas você sabia que existem algumas obras no shonen que são extremamente sombrias?
Hoje nós vamos te apresentar os 8 animes shonen mais sombrios e populares entre os animes! Então, bora pra lista?
The Promised Neverland
Apesar de uma segunda temporada questionável, The Promised Neverland se enquadra como um shonen sombrio por toda a trajetória construída na primeira temporada do anime. Inicialmente, essa parecia uma trama fofa e alegre, onde crianças órfãos viviam felizes e em harmonia com suas tutoras. Mas tudo muda completamente e temos uma reviravolta perturbadora…
Na verdade, o orfanato se tratava de uma fazenda humana! Seres monstruosos devoravam as crianças que estavam sendo criadas nessas fazendas e isso resultou nas crianças mais velhas - Emma, Ray e Norman - tramando um plano para conseguir escapar com as crianças mais novas, todas ilesas.
Death Note
Um anime chamado “Caderno da Morte” - em tradução livre - só pode ter uma trama sombria, não é mesmo? Death Note é uma história repleta de mortes, mistérios, investigação e, claro, muito suspense. O anime começa com um Deus da Morte entediado e querendo se divertir no mundo dos humanos, para isso ele manda um Death Note até a Terra, que acaba sendo encontrado por Light Yagami.
Com o poder em suas mãos, o jovem que era estudioso se torna um assassino em série disposto a se tornar o Deus do Novo Mundo e matar qualquer um que se oponha a ele. Sua temática que aborda a morte com tanta frequência faz desse um dos animes sombrios mais populares há décadas.
Afro Samurai
Afro Samurai é um anime curto, de 5 episódios, que conta a história de Afro: um homem que está em busca de vingança após ter visto seu pai ser morto quando ainda era uma criança. Assim, em um mundo distópico onde o nível de poder de um espadachim é o que decide a hierarquia do mundo, ele precisa enfrentar inúmeros inimigos até chegar ao espadachim número 1.
Uma trama adulta, direta, muito violenta e que aborda temas como solidão, remorso, traição e vingança, Afro Samurai foi uma grata surpresa para animes que saem da curva e, ainda assim, apresentam a trajetória do herói.
Attack on Titan
Se você não gosta de histórias repletas de mortes explícitas, Attack on Titan é um anime para você ficar longe. Nessa trama, temos uma comunidade que vive dentro de muralhas enormes que impedem seu contato com o mundo exterior. Porém, logo no primeiro episódio nós descobrimos que elas protegem a população contra os Titãs: seres gigantes que devoram pessoas!
Ao longo do anime, diversos personagens são mortos, devorados, destroçados, mutilados e mais… As cenas em que temos confrontos entre os humanos e os Titãs são brutais e, agora que o anime está na reta final, o seu lado sombrio apareceu mais do que nunca! Eren Yeager, o protagonista, está disposto a matar toda a população mundial esmagada por um evento chamado Estrondo, onde diversos Titãs destroem tudo em seu caminho.
Dororo
Dororo é um anime que nos apresenta e Hyakkimaru, um jovem que acabou perdendo inúmeras partes de seu corpo para demônios assim que nasceu, acabando deformado e sendo considerado um bebê incapaz de sobreviver por muito tempo. Assim, deixado para morrer, Hyakkimaru contraria tudo e, ao ser encontrado por um marceneiro, vive até alcançar sua fase adulta.
Para recuperar as partes de seu corpo que foram roubadas por demônios, ele precisa enfrentar e matar cada um deles. Ao longo de sua jornada, ele conhece o jovem Dororo, que dá um ar de leveza para a história, mas ainda assim o lado sombrio da vida de Hyakkimaru é marcante e inesquecível para quem assiste.
Hell's Paradise: Jigokuraku
A partir de agora nossa lista contará com os 3 animes que são chamados pelo público de “Trio Sombrio da Shonen Jump”!
Começando por Hell's Paradise: Jigokuraku, um anime que fez sua estreia em 2023 e já chamou a atenção por ter banhos de sangue a cada episódio. Aqui nós conhecemos o Gabimaru, um ninja assassino muito temido e reconhecido por suas habilidades. Também chamado de “Gabimaru, o Frio”, ele acaba sendo sentenciado a morte e, depois de inúmeras tentativas de execução mal sucedidas, ele é chamado para ir em uma missão perigosa atrás do “Elixir da Vida Eterna”.
Mas, chegando na Ilha Paraíso - onde supostamente estaria esse elixir - ele e seus companheiros de viagem descobrem que sobreviver no local é praticamente impossível e criaturas terríveis os esperam.
Jujutsu Kaisen
Jujutsu Kaisen é um dos maiores sucessos shonen da atualidade e também faz parte do “Trio Sombrio”. Mais uma vez considerado mais pesado por não economizar em cenas violentas e explícitas, Jujutsu também é considerado sombrio por sua premissa que envolve um universo próprio repleto de maldições impiedosas que adoram torturar e matar humanos.
Yuji Itadori, protagonista da série, acabou devorando um objeto amaldiçoado que o transformou no receptáculo de ninguém menos que Ryomen Sukuna, o Rei das Maldições! Agora, o garoto precisa encontrar e comer mais 19 objetos amaldiçoados para ser executado e dar fim ao demônio.
Chainsaw Man
Chainsaw Man é o último em nossa lista para fechar o “Trio Sombrio da Shonen Jump”, sendo extremamente violento, grotesco e repleto de gore em boa parte dos episódios. A série também acompanha um jovem - chamado Denji - em um universo repleto de demônios e humanos especializados em caçá-los. Porém, Denji é meio-demônio e também consegue se transformar no “homem motosserra”!
Nessa forma, Denji faz seu sangue jorrar na tela e se torna incontrolável, matando todos os demônios que estão a sua frente. Uma linguagem imprópria e mais adulta também colocam Chainsaw Man em nossa lista, além da série abordar outros temas como abandono, fome, dependência emocional, depressão, solidão, insegurança e muito mais.