8 animes que você não percebeu que previram o futuro

Capa da Publicação

8 animes que você não percebeu que previram o futuro

Por Flávia Pedro

Obras ficcionais, independente de seu gênero, tem a vantagem de poder imaginar e criar o novo! Isso gera a possibilidade de criação de um mundo e elementos que nem sequer conhecemos, mas que estão dentro do campo das possibilidades. Dessa forma, os animes são um ótimo exemplo de obras que podem “prever” alguns fatores do futuro da humanidade.

Hoje vamos te contar sobre 8 animes que, mesmo sem querer, criaram algo que se tornou realidade em algum momento, como uma previsão. E aí, qual dessas você havia reparado?

Imagem de capa do item

Akira

Começando pelo clássico filme em formato de anime, lançado em 1988: Akira. Essa obra de ficção científica nos apresentou um futuro distópico e cyberpunk, como consequência de uma grande catástrofe que assolou o Japão. Porém, a previsão certeira do filme está ligada a outro elemento…

No filme, o Japão seria o anfitrião dos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 2020 e, em 2013 - já na vida real - Tóquio realmente foi escolhida para receber o evento mundial no mesmo ano registrado no filme.

Imagem de capa do item

Ghost in the Shell

Ghost in the Shell teve um longa metragem nos anos 90 onde vimos o risco que corremos com hackers e o estrago que um deles poderia fazer a toda uma sociedade que está cada vez mais condicionada a confiar e depositar seus dados em aparelhos tecnológicos. Ele aborda um tema bem relevante para a atualidade: a guerra de informação.

Informação é poder e isso nunca foi tão real quanto nos dias de hoje, que crimes cibernéticos estão cada vez mais comuns e recorrentes. Vemos essa perspectiva através da agente policial Major Motoko Kusanagi e toda a sua equipe de especialistas.

Imagem de capa do item

Sword Art Online

Sword Art Online nos apresentou um universo de realidade virtual através de um jogo muito bem desenvolvido, capaz de manter seus jogadores 100% imersos através de alguns dispositivos e - por incrível que pareça - presos dentro desse jogo. Os personagens poderiam até mesmo morrer na vida real caso fossem mortos enquanto jogavam.

Claro, ainda não alcançamos um nível de realismo tão alto no mundo gamer - e tomara que nunca alcancemos. Mas a parte dos jogos virtuais serem coisas frequentes entre os jovens, incluindo a realidade virtual, realmente foi uma previsão certeira do anime.

Imagem de capa do item

Cowboy Bebop

Cowboy Bebop é um dos animes mais populares de todos os tempos, sendo um dos mais amados dos anos 90! Sendo um anime que se passa no espaço, é óbvio que ele trará elementos futuristas, mesmo que sua obra original tenha sido escrita antes desses avanços.

No episódio “Speak Like a Child”, por exemplo, é possível ver drones trabalhando como entregadores durante uma viagem espacial. No anime, eles estão sendo utilizados para entregar pacotes para a tripulação da Bebop. Hoje em dia, em alguns lugares incluindo o Brasil, esse tipo de entrega já está sendo realizada.

Imagem de capa do item

Serial Experiments Lain

Esse anime nos apresenta Lain, uma jovem que cresce e vai se transformando à medida que a internet e o mundo vão se conectando, em uma fusão entre o real e o virtual. Isso o ajuda a ter uma personalidade bem diferente quando está online e quando está vivendo sua vida normalmente.

Infelizmente, isso tem se tornado uma prática bem comum, principalmente porque a Internet dá a impressão de que seu usuário pode não ser reconhecido e, consequentemente, criar a personalidade que deseja.

Imagem de capa do item

Sailor Moon

Sailor Moon, mesmo sendo um anime dos anos 90, onde computadores ainda não eram objetos comuns à grande população, levou para a sua trama supercomputadores! Eles eram capazes de processar inúmeros dados e informações em questão de segundos, entregando dados de forma exata em um curto espaço de tempo.

Bem similar ao que temos hoje em dia com nossos smartphones, não é? Hoje em dia é fácil processar informações de forma rápida e eficaz sem precisar sair do lugar.

Imagem de capa do item

Dragon Ball

Você com certeza já reparou nos óculos engraçados que os Saiyajins como Vegeta estavam usando assim que apareceram na franquia de Dragon Ball pela primeira vez. aqueles “óculos” serviam para escanear o inimigo, conseguindo informações sobre seu estado físico e também o seu poder.

Engraçado é que anos após o anime, foi lançado o Google Glass: um computador em formato de óculos que permite ao usuário realizar diversas tarefas. Bem, ele provavelmente não irá explodir por alguém ter um poder de mais de 8.000, mas esse tipo de tecnologia convertida em um óculos parece mesmo coisa de outro mundo!

Imagem de capa do item

Megazone 23

Megazero 23 é um anime de 1985 e traz uma personagem chamada Eve: celebridade do pop japonês muito popular e amada por toda a população, mas há um segredo sobre Eve… Ela só existe no mundo virtual. Ela foi criada na intenção de alienar as pessoas de uma nave espacial gigante e torná-las ignorantes em relação a sua realidade.

Pode parecer bobeira, mas olha tudo o que tem rodado a Internet nesses últimos meses em relação à Inteligência Artificial e suas criações? Antes disso, em 2000 a tecnologia Vocaloid teve o início de seu desenvolvimento e em 2004 foi lançada, tendo Hatsune Miku como sua principal cantora virtual.