10 animes que fizeram história e você precisa assistir
10 animes que fizeram história e você precisa assistir
Clássicos da animação japonesa!
A animação japonesa não seria o que é hoje sem grandes séries, que capturaram o coração do público e ajudaram a levar os animes e mangás para todas as partes do mundo. Mais do que entretenimento de qualidade, elas mudaram a cultura pop com seu estilo único de contar histórias e influenciaram até mesmo indústria ocidental, que ainda bebe da fonte dos japoneses tanto no traço quanto na narrativa.
Nessa lista, vamos relembrar algumas das séries mais marcantes da história, celebradas e cultuadas até hoje! Faltou alguma que vocês acham que deveria ter sido citada? Falem pra gente nos comentários!
Cavaleiros do Zodíaco
Saint Seiya, mais conhecido como Cavaleiros do Zodíaco no Brasil, fez um sucesso considerável no Japão na década de 80, sendo um êxito ainda maior na Europa e um clássico absoluto e indisputável por aqui.
O anime dispensa qualquer tipo de apresentação e ainda hoje gera vários mangás derivados e séries de TV, como Saint Seiya Omega e Saintia Sho. O voo do Pégaso é para sempre!
Hokuto no Ken
Hokuto No Ken pode ser considerado o "pai" do anime shonen moderno, apresentando conceitos que apareceram em praticamente tudo o que veio depois, da aura de batalha que dá poderes aos personagens ao drama que dita o tom dos combates mais ferrenhos.
A história se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde o herói Kenshiro percorre terras devastadas destronando tiranos e libertando povos usando sua arte marcial, cujos golpes fazem seus inimigos... explodirem. O anime se mantém altamente popular no Japão até hoje.
Pokémon
Se Pokémon continua sendo uma enorme febre planetária ainda hoje, boa parte disso se deve ao sucesso do anime, que segue firme e forte nas telinhas desde 1996.
Mais do que um comercial de brinquedos de 20 minutos de duração, o anime marcou gerações inteiras e ajudou a firmar a marca como uma das mais lucrativas e facilmente reconhecíveis da cultura pop. Vale a pena assistir, nem que seja apenas como um estudo de caso para entender o sucesso da franquia.
Death Note
Death Note redefiniu os conceitos de "anime inteligente" apresentando uma trama instigante e surpreendente de investigação, traição e megalomania, contada do ponto de vista de um garoto que aspirava ser um deus.
O jogo de gato e rato de Light e L prende o espectador na cadeira até o último segundo do último episódio, se transformando em uma experiência inesquecível para quem acompanhar a história pela primeira vez.
Neon Genesis Evangelion
Evangelion permanece há 25 anos como um dos pilares da animação japonesa moderna, sendo extremamente bem sucedido ao criar uma narrativa que consegue misturar filosofia e religião com garotas atraentes e robôs gigantes.
Além de brindar o espectador com lutas brutais entre Mechas enormes e anjos vindos do céu, o anime ainda mergulha profundamente na psiquê de seus personagens, os tornando tão vulneráveis quanto relacionáveis. Vale muito a pena sentar e assistir com atenção.
Dragon Ball Z
Hokuto no Ken pode até ser o precursor dos "shonen de lutinha", mas foi Dragon Ball Z que popularizou o gênero fora do Japão, se tornando um fenômeno global e abrindo de vez o mercado americano para a animação japonesa.
A fase Z é outra série que dispensa qualquer tipo de apresentação, e mesmo quem nunca viu nenhum episódio sequer sabe quem é Goku, Vegeta e companhia. E a melhor parte? A franquia ainda tem um futuro brilhante pela frente.
Naruto
Naruto é um sucesso global tão grande quanto Dragon Ball Z foi em sua época, se tornando uma marca forte no mundo todo e ainda recebendo muita atenção da mídia, mesmo depois de seu final.
A saga do pequeno ninja para se tornar Hokage faz muito barulho, especialmente no Brasil, onde o anime tem os fãs mais apaixonados. A série completa, tanto a fase clássica quanto a Shippuuden, podem ser vistas por aqui pela Crunchyroll.