8 animes psicológicos que vão mexer com sua mente
8 animes psicológicos que vão mexer com sua mente
Essas são obras marcantes e dificilmente você irá esquecer…
Os animes são obras ficcionais que podem explorar uma infinidade de gêneros e temas, indo da comédia ao horror, com muita diversidade de títulos. Assim, não é difícil encontrar animes que exploram o psicológico humano de formas variadas, desde o terror psicológico às diversas questões psicológicas que uma pessoa pode ter.
Claro que os animes que são bem escritos dentro dessa temática acabam sendo marcantes e nos fazem refletir por dias. Por isso, hoje vamos trazer 8 animes psicológicos que vão mexer com sua mente! E aí, bora pra lista?
Neon Genesis Evangelion
Quando falamos de anime com teor mais psicológico, é praticamente impossível não se lembrar de Neon Genesis Evangelion. A animação que começou como uma série mecha onde robôs gigantes tripulados por jovens enfrentavam criaturas monstruosas chamadas Anjos, logo deu espaço para uma narrativa sobre saúde mental e instabilidade emocional de seu protagonista.
O que temos ao final da obra de Hideaki Anno é um anime que explora a consciência, a individualidade, as inseguranças, os traumas e os desafios de viver em um mundo injusto. Não é à toa que o fim de Evangelion se tornou um dos mais comentados entre os animes da década de 90.
Perfect Blue
Filmes também vão entrar em nossa lista, já que Perfect Blue é uma obra tão memorável dentro do cinema de animação que já inspirou outros longas ocidentais, como o icônico Cisne Negro. O filme foi dirigido por Satoshi Kon e estreou em 1997, trazendo a história de uma Idol chamada Mima Kirigoe que decide abandonar essa sua carreira para se tornar uma atriz.
O filme então usa a dualidade humana como seu conceito principal para explorar a sanidade da protagonista, deixando-a na dúvida se ela está ou não enlouquecendo enquanto não consegue mais separar sua vida pessoal da profissional. Tudo piora quando um fã stalker aparece na história e Mima precisa lidar com o terror e a insanidade.
Paprika
E se uma máquina que permite aos cientistas acessar o cérebro das pessoas durante o sono e gravasse seus sonhos fosse criada, o que será que poderia ser feito com isso? Essa é a temática central do anime do renomado diretor Satoshi Kon, que usa a narrativa do roubo desse aparelho para explorar e apresentar ao público um mundo de fantasia e imaginação.
Realidade e sonhos se misturam em efeitos visuais brilhantes enquanto um detetive e um terapeuta se juntam para recuperar a máquina antes que ela caia nas mãos de um “terrorista dos sonhos”.
Mononoke
Para os fãs de anime que gostam de terror psicológico, Mononoke é ótimo e bem diferente do que estamos habituados. A série traz uma animação surreal e com uma identidade artística única, criando um visual tão diferente que é impossível assistir e não reconhecer qualquer arte depois. O terror utiliza os recursos visuais para envolver o público e isso é algo que com certeza funciona.
A narrativa perturbadora e a estética funcionam em conjunto, além de acompanharmos o protagonista que viaja para o Japão e acaba se envolvendo em casos sobrenaturais que se tornam cada vez mais bizarros e insanos.
Paranoia Agent
A essa altura já deu para perceber que Satoshi Kon é um nome recorrente na vertente psicológica, então vamos a mais um anime do diretor: Paranoia Agent! Aqui, Satoshi cria uma narrativa para explorar a ansiedade social como um mecanismo que cria efeitos individuais nas pessoas, gerando o terror que assola comunidades inteiras ao redor do mundo.
Em Musashino, diversos ataques misteriosos estão assolando a população da cidade que fica a oeste de Tóquio. O agressor, por sua vez, não foi identificado e atende pelo apelido popular de “Lil’s Slugger”, descrito como um jovem do ensino fundamental que usa patins e um bastão dourado. Claro que essa “lenda urbana” apavora a comunidade e a consequência é um medo psicológico agravado.
Serial Experiments Lain
Com uma narrativa cyberpunk, Serial Experiments Lain acompanha uma estudante do ensino médio que não possui muitos amigos e se isolou socialmente, com isso sendo agravado por seu interesse na tecnologia e no ciberespaço chamado The Wired. Em uma época sem a internet da forma que conhecemos hoje, Serial Experiments Lain aborda corretamente os efeitos da tecnologia sob a percepção das pessoas.
A identidade, a comunicação, o poder que a internet possui sobre as pessoas… Tudo isso é bem explorado e deixa o público que assiste perplexo até hoje, mesmo 20 anos após seu lançamento.
Monster
Enquanto algumas obras têm suas narrativas voltadas ao psicológico, Motor tem uma pegada diferente, já que o seu antagonista é o responsável por toda a catástrofe psicológica e emocional que assola os personagens desse anime. Johan é um jovem que foi salvo por Dr. Tenma após ser baleado na cabeça ainda criança, mas qual é o preço de salvar a vida de uma pessoa que é ruim? Isso é o que a jornada de Monster nos conta ao acompanharmos Tenma em sua jornada investigativa.
Johan, por sua vez, é um personagem brilhante que consegue manipular qualquer personagem, conseguindo que todos cumpram as suas vontades. Por isso, ele é visto por muitos como um monstro, por outros como um líder e para os telespectadores, um mistério. Essa é com certeza uma história que mexe com todos aqueles que decidem dar uma chance a ela.
Midori
Midori (ou como é originalmente conhecido: Shojo Tsubaki) é um filme em formato de anime muito polêmico e que já foi banido de diversos países. A trama acompanha a vida de uma menina que se junta a um circo de horrores após perder a sua família, mas ela não imaginaria que sua vida estava prestes a se tornar um inferno…
A fachada de espetáculos bizarros e incríveis esconde inúmeros segredos sinistros, incluindo abusos intermináveis e muitos traumas. Ao acompanhar todo o sofrimento de Midori, os telespectadores sentem repulsa e desespero, já que a jovem parece não ter esperanças. Duvidamos que você consiga esquecer essa animação caso tenha a coragem de assistir.