8 animes que são populares no Japão mas não tão conhecidos no Brasil

Capa da Publicação

8 animes que são populares no Japão mas não tão conhecidos no Brasil

Por Flávia Pedro

Animes e mangás são produtos do Japão, mas se tornaram tão populares que encontraram espaço no mercado internacional. É fato que os animes mais recentes e produzidos por grandes estúdios estão se tornando um sucesso aqui no Brasil, mas também existem animes que fazem muito sucesso em seu país de origem, porém, não ganham a mesma atenção por aqui.

Hoje vamos te apresentar 10 animes muito populares no Japão, mas que poucas pessoas no Brasil conhecem ou já assistiram! Bora pra lista?

Imagem de capa do item

Detetive Conan

Detetive Conan - ou Case Closed - é conhecido por alguns otakus brasileiros, mas sem sombra de dúvidas o público japonês é muito maior. Esse anime foi inspirado em Sherlock Holmes e tem chamado muito a atenção das pessoas do Japão, que não perdem um episódio.

Conan Edogawa, o protagonista da série, é um personagem muito amado por lá, tanto que em 2015 um aeroporto foi batizado com seu nome (Aeroporto de Conan), abrindo as portas no distrito de Tottori.

Imagem de capa do item

Sr. Osomatsu

O Sr. Osomatsu tem tudo a ver com comédia pela comédia. O programa segue o formato tradicional de anime gag e não depende de arcos de histórias instigantes para atrair os espectadores.

Enquanto a série mais recente começou em 2015, a propriedade começou como um mangá em 1962 e recebeu uma adaptação animada em preto e branco logo depois. Por causa disso, toneladas de crianças japonesas cresceram com a franquia , o que talvez explique a excepcional popularidade do programa em seu país de origem.

Imagem de capa do item

Doraemon

Doraemon é um dos animes de maior duração no Japão e claro que isso não é à toa. Desde que o mangá fez sua estreia em 1969, a série conquistou uma legião de seguidores leais ao ponto de seu anime somar um total de 1787 episódios entre os anos de 1979 a 2005, além de quase um filme por ano produzido pela Toho.

Essa é uma franquia tão grande que até mesmo a Disney quis adquiri-la em 2014, mas sua popularidade foi bem abaixo do esperado se compararmos ao país de origem.

Imagem de capa do item

Uta No Prince-Sama Maji Love 2000

Programas como Uta no Prince-sama acabam fazendo maior sucesso no Japão, raramente encontrando reconhecimento internacional por ser um anime idol, que se encaixa melhor na cultura de seu país.

No Japão, o anime se tornou tão popular que a interatividade permitiu que os telespectadores enviassem chocolates aos seus ídolos desse anime no Dia dos Namorados! Isso se tornou tão absurdo que a própria equipe teve que vir a público pedir aos fãs para que parassem de enviar tantos presentes. Claramente isso é algo que não aconteceria no Brasil, não é?

Imagem de capa do item

Sazae-San

Sazae-san pode até ser conhecido por alguns fãs de anime no Brasil, principalmente por ter quebrado o Recorde Mundial do Guinness por ser a série animada de TV mais longa de todos os tempos! Isso em 2018, quando o anime chegou a marca de 2.250 episódios, mas se engana quem acha que ele parou por aí.

Assim como Sr. Osomatsu , Sazae-san é uma obra de longa duração e isso fez com que diversas crianças crescessem assistindo ao seu programa.

Imagem de capa do item

Yo-Kai Watch

Levando em conta o sucesso de Yo-kai Watch no Japão, é bem estranho que o programa não tenha se tornado um sucesso em outros países como o Brasil. A série em si é bem recente, com seu mangá sendo lançado em 2013 junto com um jogo para videogame, dando origem também a alguns spin-offs.

Como segue a fórmula de sucesso estabelecida por Pokémon e Digimon, com monstrinhos super fofos e amigáveis, o anime tinha tudo para ser popular por aqui, mas não chegou ao território brasileiro.

Imagem de capa do item

Girls und Panzer

Girls und Panzer começou estreou no ano de 2012 e, quase que instantaneamente, se tornou influente em meio a cultura pop japonesa. Há relatos até de que a moral dos cidadãos em relação aos militares japoneses, o que fez muito bem para o país como um todo.

Mas é uma proposta que funciona bem apenas para o país de origem.

Imagem de capa do item

Crayon Shin-chan

Crayon Shin -chan é um ótimo exemplo de produto que funciona melhor em seu país de origem por conter piadas e uma linguagem que envolve especificamente a terminologia e cultura japonesas, o que torna difícil pessoas fora do idioma e da cultura entenderem o humor dessa obra.

O sucesso é tanto que o anime está em exibição desde os anos 90 e em 2018 recebeu novos episódios que ainda estão sendo lançados. A história de Shin - um garotinho de 5 anos - conquistou o país e chama a atenção até os dias de hoje, mas não tem o mesmo impacto em nossas terras.