Os 15 animes mais populares de todos os tempos no Japão

Capa da Publicação

Os 15 animes mais populares de todos os tempos no Japão

Por Nick Narukame

De tempos em tempos uma penca considerável de animes é lançada no Japão para a alegria dos fãs da cultura pop oriental. No meio de tanto título novo e interessante é comum que alguns outros caiam no esquecimento, mesmo que sua premissa, à época de seu lançamento, tenha sido legal e cativado muita gente.

Mas, há também aqueles que se tornam memoráveis por uma série de fatores e, assim, não saem do topo dos mais queridinhos do público nipônico, mesmo que décadas e mais décadas se passem. Na lista abaixo você poderá conferir 15 dos animes que se enquadram nessa descrição segundo levantamento do site QuestionJapan. Animes que, mesmo que tenham anos e anos de exibição, não saem do gosto do público japonês. Vamos conferir?

Imagem de capa do item

Sword Art Online

Abrindo a febre dos animes isekai em 2012, Sword Art Online foi baseado em uma série de light novels escrita por Reki Kawahara lançada pela primeira vez em 2009 e estando em publicação até o presente momento. O anime esteve em exibição até o ano de 2020 totalizando três temporadas ao todo.

A história gira em torno de um jogo de realidade virtual chamado Sword Art Online que atrai milhões de jogadores para seu mundo. Dentre eles o jogador Kazuto Kirigaya, cujo avatar no jogo se chama Kirito, vindo ele a ser o protagonista da série.

Imagem de capa do item

Anpanman

É um anime voltado para o público infantil que encontra-se no ar de 1998 até os dias atuais, baseado em um mangá escrito e ilustrado por Takashi Yanase publicada pela primeira vez em 1973. A trama segue a história de Anpanman, um super herói muito querido que ensina muitas coisas importantes às crianças ao longo de seus episódios, principalmente lições tocantes sobre sacrifício.

Imagem de capa do item

Sazae-san

Considerada a animação mais longa da história das animações japonesas, Sazae-san ainda está em exibição até os dias atuais, tendo sido exibido seu primeiro episódio em outubro de 1969, contando com mais de dez mil capítulos animados já lançados. O mangá que deu origem ao anime foi publicado pela primeira vez em um jornal local de Hasegawa em 1946, encontrando seu fim em fevereiro de 1974.

A história apresentada pela obra foca no cotidianoSazae Fuguta e sua família composta por seu marido, seu filho, seus pais e seus irmãos.

Imagem de capa do item

Osomatsu-san

O título originalmente se chamava “Osomatsu-kun” com o sufixo utilizado para se referir a rapazes adolescentes e seguiam a vida de seis irmãos gêmeos em sua juventude. O anime de comédia se baseava no mangá escrito e ilustrado por Fujio Akatsuka lançado entre 1962 e 1969. A animação teve duas adaptações seguindo os gêmeos Matsuno jovens, uma de 1966 produzida pelo Estúdio Zero e outra de 1988 produzida pela Pierrot Animation.

Em 2015, para comemorar os oitenta anos do autor da obra, foi lançada a obra Osomatsu-san, com o sufixo utilizado para se referir a pessoas mais velhas, dando a entonação de “senhor” ao nome do protagonista Osomatsu Matsuno, mais velho entre os sêxtuplos. O anime é repleto de comédia nonsense em um cotidiano agitado, tendo como responsável agora pelo mangá o autor Masako Shitara. O mangá de Osomatsu-san ainda está em publicação, inclusive.

Imagem de capa do item

Attack on Titan

Escrito e ilustrado por Hajime Isayama, Attack on Titan começou a ser publicado em 2009 pela Kodansha e encontrou seu fim em abril de 2021, totalizando 34 volumes em seu mangá. Atualmente o anime encontra-se em sua temporada final , tendo sido primeiramente exibido em 2013.

Na trama acompanhamos Eren Yeager, um rapaz que sonha em conhecer o mundo fora das muralhas que cercam o povoado onde vive, uma vez que o mundo lá fora é cheio de ameaçadores titãs comedores de gente e os habitantes do local são proibidos de sair dos limites dos muros. Toda sua vida pacata é abalada quando um titã gigante quebra uma das muralhas e comanda uma invasão ao local que culmina na morte da mãe do garoto e o faz jurar que um dia iria eliminar todos os titãs da face da terra, decidindo assim que iria entrar para a frente de combate contra esses monstros.

Imagem de capa do item

Sailor Moon

Um dos shoujos (animes voltados para o público feminino) mais conhecidos de todos os tempos, Sailor Moon é fruto do trabalho da mangaká Naoko Takeuchi e seu mangá viu a luz do dia pela primeira vez em 28 de dezembro de 1991, chegando ao fim em 03 de fevereiro de 1997.

O anime esteve em exibição entre 1992 e 1997 contando com diversas temporadas divididas em cinco fases: Pretty Guardian Sailor Moon, Pretty Guardian Sailor Moon R, Pretty Guardian Sailor Moon S, Pretty Guardian Sailor Moon SuperS e Pretty Guardian Sailor Moon Stars. Um remake da obra, intitulado Pretty Guardian Sailor Moon Crystal e sendo mais próximo do mangá, foi produzido em 2014, contando com duas temporadas, tendo sido a segunda exibida em 2016.

A história conta a saga vivida por Usagi Tsukino, uma garota colegial que tem sua vida virada do avesso ao encontrar uma gatinha falante chamada Luna na rua enquanto ia para a escola. Essa gata lhe diz que ela deverá se tornar uma guerreira mágica e proteger a terra de forças malignas que estão à espreita.

Imagem de capa do item

Fullmetal Alchemist

Originalmente Fullmetal Alchemist foi uma série em mangá escrita e ilustrada por Hiromu Arakawa que esteve em publicação pela Shounen Gangan entre 12 de junho de 2001 e 11 de setembro de 2010. O anime conta com duas versões diferentes, a primeira tendo sido lançada em 2003 e contando com 51 episódios e a segunda, chamada Fullmetal Alchemist: Brotherhood, mais fiel ao mangá, lançada entre 5 de abril de 2009 e 4 de julho de 2010, totalizando 64 episódios e quatro OVAs adjacentes.

A história gira em torno de Edward e Alphonse Elric, dois irmãos que perderam sua mãe e tentam usar de alquimia para trazê-la de volta à vida. Porém todo processo alquímico exige uma troca equivalente e os dois garotos acabam perdendo partes de seu corpo (no caso de Alphonse foi o corpo todo mesmo) e o intento ainda fracassou, ou seja, nada da mãe deles voltar a viver de verdade. A partir daí, os irmãos se unem ao Estado Militar de Amestris a convite de Roy Mustang que promete materiais de pesquisa para que os garotos possam pesquisar formas de reaver seus corpos.

Imagem de capa do item

Death Note

Sucesso absoluto nos últimos 20 anos, Death Note é, originalmente, uma série em mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. Tendo sua primeira publicação em 2003, chegando ao fim em 2006, a história contando com 12 volumes compilados dos capítulos publicados na revista japonesa Weekly Shounen Jump.

A trama de Death Note gira em torno de Light Yagami, um adolescente totalmente entediado com o mundo a sua volta que encontra um caderno no pátio de sua escola. Ao abri-lo, encontra uma série de instruções de como usá-lo e que a finalidade do tal caderno seria a morte de todo aquele que tivesse seu nome escrito em suas páginas.

Imagem de capa do item

Doraemon

O mangá de Doraemon, escrito e ilustrado por Fujiko F. Fujio, teve seu primeiro capítulo lançado em 1969 pela editora Shogakukan tendo o público infantil como alvo principal. Sua série original em anime esteve no ar entre abril e setembro de 1973 contando com duas outras versões posteriores lançadas. A primeira, e que foi exibida internacionalmente em peso, foi exibida de 1979 a 2005 e encontrou seu fim com um total de 1787 episódios. A segunda começou a ser exibida em abril de 2005 e está em lançamento até os dias atuais.

A história gira em torno de um gato robótico futurista que volta no tempo para auxiliar um humano atrapalhado chamado Nobita Nori. Aqui pelo Brasil a obra ficou conhecida como Doraemon: o gato do futuro.

Imagem de capa do item

Pokémon

Pokémon teve início como uma franquia de jogos da Nintendo, mais tarde, em 1997, sendo adaptado para anime e tendo essa animação alcançado sucesso em escala global quando exibida em outros países pelo mundo. O anime está em exibição até o presente momento e já conta com mais de mil episódios lançados.

Na trama podemos acompanhar Ash Ketchum (que se chama Satoshi, no original), em sua jornada para se tornar um mestre Pokémon. No meio do caminho ele vai aprendendo muitas coisas sobre a vida, faz novas amizades e perdendo ligas tantas vezes que, quando ele ganhou sua primeira batalha oficial no episódio 139 do arco Sun and Moon depois de 22 anos de exibição do anime, foi uma verdadeira surpresa para todos os fãs.

Imagem de capa do item

Crayon Shin-chan

Publicado inicialmente entre o período de 1990 a 2010, a obra original escrita e ilustrada por Yoshito Usui foi adaptada para anime em 1992 e, embora a fase principal do mangá tenha encontrado seu fim, o anime segue em exibição até os dias atuais, contando com mais de mil episódios lançados.

A história gira em torno do cotidiano de um garoto de cinco anos chamado Shinnosuke Nohara que reside em Kasukabe, província de Saitama no Japão. O mangá foi renovado para uma segunda fase chamada Shin Kureyon Shin-chan ainda em 2010 e, essa fase em específico, encontra-se em publicação até os dias atuais.

Imagem de capa do item

Naruto

Tendo seu primeiro capítulo publicado pela Shounen Jump em 1997, Naruto começou a fazer sucesso como um mangá escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto, rendendo fama mundial ao autor posteriormente devido a sua adaptação em anime que foi exibida em diversos países, se tornando um sucesso por onde passava.

Na história começamos seguindo o pequeno ninja Naruto Uzumaki que é menosprezado por todos em sua vida por ter um a Raposa de Nove Caudas, que causou muita destruição no passado, selado em seu corpo. Ele, porém, não faz ideia disso no início, e sonha em se tornar o líder respeitado dos ninjas de sua aldeia, um Hokage, para que, assim, as pessoas passem a enxergá-lo com outros olhos.

As aventuras de Naruto deram muito pano para manga e estiveram em publicação 1999 a 2014, recebendo uma continuação direta focada em seu filho assim que a história principal terminou, chamada de Boruto: Naruto Next Generations. A adaptação em anime seguiu o mesmo curso e, apesar de Naruto e Naruto Shippuden terem acabado, Boruto continua contando com novos episódios lançados.

Imagem de capa do item

Detective Conan

Lançado em janeiro de 1994 e também em lançamento até o momento, Detective Conan (Meitanei Conan, no original), conta a história de Shinichi Kudo, um colegial que trabalha de vez em quando com a polícia como detetive, os ajudando a resolver alguns casos. O problema começa quando, durante uma investigação, ele é atacado por uma organização inimiga que o obriga a ingerir uma droga experimental que o transforma em uma criança. O rapaz então abandona seu nome antigo e começa a esconder sua identidade por trás do pseudônimo Edogawa Conan e vai morar na casa de sua amiga de infância e do pai dela, que é um detetive particular.

O mangá do mangaká Gosho Aoyama, como já dito, ainda está em publicação e já possui mais de 100 volumes compilados em tankobon, sendo o anime também tão grande quanto a obra impressa, tendo passado da marca dos mil episódios e também estando em exibição até os dias atuais.

Imagem de capa do item

One Piece

One Piece originalmente se tratava de uma obra em mangá escrita e ilustrada por Eichiro Oda e teve seu primeiro capítulo publicado em junho de 1997, estando em publicação até o presente momento.

A trama segue Monkey D. Luffy, um rapaz que recebeu o poder de esticar partes de seu corpo após comer uma akuma no mi (fruta do diabo). Ele possui o sonho de se tornar o rei dos piratas e encontrar o tesouro lendário chamado One Piece e o enredo basicamente gira em torno de suas aventuras para conseguir alcançar seus sonhos e todas as complicações que isso vem traz para o seu caminho.

Imagem de capa do item

Dragon Ball

Sendo um dos mais famosos mangás de todos os tempos, Dragon Ball se tornou uma grande franquia midiática tendo adaptações para o cinema, para anime e até mesmo para jogos. Seu primeiro capítulo foi publicado na Shounen Jump em 1984 e, desde então, o título se tornou uma verdadeira febre entre os leitores do mangá e, posteriormente, espectadores do anime.

A história gira em torno de Son Goku, um menino ingênuo que acaba por encontrar Bulma, uma jovem moça que deseja encontrar as esferas do dragão. Percebendo a força incomum do pequeno garoto, Bulma o convence a acompanhá-la em sua jornada e os dois então partem em busca dos itens místicos que ela tanto queria. Dragon Ball, hoje em dia, encontra-se em sua fase Super e seu mangá segue em publicação pela mesma editora.