Os 8 animes mais influentes dos anos 90

Capa da Publicação

Os 8 animes mais influentes dos anos 90

Por Junno Sena

Mesmo com mais de vinte anos desde seu lançamento, alguns animes ainda são capazes de angariar novos fãs. Desde Sailor Moon até Yu Yu Hakusho e Dragon Ball, essas e diversas outras obras se tornaram verdadeiros ícones dos anos 90.

Nessa lista, separamos 8 dos animes mais influentes dessa década. Confira!

Imagem de capa do item

Sailor Moon

Sailor Moon pode não ter criado o conceito de “garota mágica”, mas foi responsável por popularizá-lo ao redor do mundo. Escrito e ilustrado por Naoko Takeuchi entre 1991 e 1997, a história gira em torno de defensoras renascidas de um reino que, novamente, está ameaçado pelas forças do mal.

Já o anime chegou ao público em 1992. Além dos visuais icônicos das Sailor Senshi, ou melhor, “as guerreiras vestidas de marinheiro”, o anime marcou uma geração pelas longas cenas de transformação e os poderes capazes de deixar qualquer criança impressionada.

Desde seu lançamento, a produção ganhou diversas adaptações, desde filmes, séries live-action, peças de teatro, remakes e revivals.

Imagem de capa do item

Yu Yu Hakusho

É impossível não falar em animes influentes dos anos 90 e esquecer de Yu Yu Hakusho. Criado por Yoshihiro Togashi em 1990, a produção foi adaptada para anime em 1992 e foi ao ar até 1994. E, mesmo depois de quase trinta anos desde o seu final exibido nas televisões, Yu Yu Hakusho ainda é capaz de angariar novos fãs.

Nele, seguimos Yusuke Urameshi, um delinquente que, num ato de altruísmo, é atropelado por um carro e morre tragicamente. O único problema é que a atitude foi tão surpreendente que não há lugar nem no céu e nem no inferno para Yusuke. Agora, após descobrir a existência desse mundo espiritual, o garoto se envolve em diversas aventuras.

Imagem de capa do item

Dragon Ball Z

A criação de Akira Toriyama dispensa apresentações. Publicada pela primeira vez em 1988, o anime chegou ao público em 1989, mas marcou toda a década de 90, criando várias das regras utilizadas até hoje no gênero shounen.

O sucesso do anime gerou numerosos lançamentos, incluindo cerca de 17 filmes, 148 jogos, a maioria lançados no Japão e até mesmo uma adaptação live-action americana. Essa última sendo deliberadamente esquecida pelos fãs.

Cowboy Bebop

Trilha sonora, animação, história. Cowboy Bebop conseguiu marcar uma geração mantendo o nível de qualidade alto em todas as suas especificações. Com apenas dois volumes sendo publicados inicialmente, Hajime Yatate construiu um mundo repleto de ação e aventura.

A história acabou sendo adaptada em 1998 para a televisão e, com 26 episódios, conhecemos a história de Spike Spiegel e seu parceiro Jet Black, dois caçadores de recompensas que viajam pelo sistema solar a borda da nave espacial Bebop.

Imagem de capa do item

Sakura Card Captor

Responsável por várias pérolas dos anos 90, a CLAMP marcou a década com garotas mágicas, andróides, espíritos e muita cultura japonesa. Dentre tantas produções, Sakura Card Captors foi uma das mais proeminentes em seu currículo.

Publicada entre 1996 e 2000, o anime foi lançado em 1998 e não parou por aí. Em 2016, a história de Sakura Kinomoto foi retomada por meio do mangá e parte dela foi adaptada para um anime em 2018.

Nela, seguimos Sakura, uma garota do ensino fundamental que, acidentalmente, libera 52 cartas mágicas após abrir um misterioso livro.

Imagem de capa do item

Yu-Gi-Oh!

Yu-Gi-Oh! foi um verdadeiro golpe de sorte para a Konami. Criado por Kazuki Takahashi em 1996, o mangá seguia a história de Yugi Muto, um garoto tímido que ama todos os tipos de jogos. Foi apenas depois de alguns capítulos que conceitos como o Enigma do Milênio e as regras do jogo de Yu-Gi-Oh! foram criadas.

Deixando boa parte do misticismo de lado, o anime de 1998 se apoiou completamente no desenvolvimento e popularização do jogo de cartas, criando uma extensa franquia com jogos, diferentes animes e até mesmo filmes.

Imagem de capa do item

Pokémon

Pokémon não marcou a geração dos anos 90 apenas com os jogos para Game Boy e Nintendo 64. A franquia se estendeu por diversos caminhos, desde jogo de cartas, curta-metragens, livros, mangá e anime.

O primeiro episódio da aventura de Ash Ketchum foi lançado em 1997 e permanece no ar até os dias de hoje. Com 24 temporadas no total, seguimos a trajetória do garoto e sua incessante busca em se tornar um mestre Pokémon. Mesmo com o fim da era Ketchum, o anime promete permanecer na ativa com novos protagonistas em 2023.

Imagem de capa do item

Neon Genesis Evangelion

Neon Genesis Evangelion é o tipo de obra que marcou, marca e parece que sempre marcará o público. Com um universo extenso e história confusa, o trabalho de Hideaki Anno é o único desta lista que chegou primeiro na televisão e apenas depois no mundo dos mangás.

Lançado em 1995, a série segue um mundo pós-apocalíptico, a história de Shinji Ikari e a intensa luta contra criaturas poderosas chamadas de Anjos. O sucesso foi tanto que a franquia se desdobrou em diferentes projetos, desde mangás com histórias alternativas até filmes, remakes e reboots do anime.