10 vezes em que os animes se inspiraram em contos de fadas

Capa da Publicação

10 vezes em que os animes se inspiraram em contos de fadas

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Animes, assim como qualquer outro tipo de mídias, buscam inspirações de diversos locais diferentes, sejam eles o mundo real, outras animações japonesas, ou até mesmo em contos de fadas. Nesta lista você confere 10 vezes que os animes se inspiraram nos contos de fadas, seja por meio de algum personagem ou então na obra inteira.

Imagem de capa do item

Goku é inspirado pela Jornada ao Oeste

Apesar de Dragon Ball não ser inteiramente inspirado por um conto de fadas, o seu protagonista é extremamente inspirado em Sun Wukong, o Rei Macaco, um dos personagens principais da Jornada ao Oeste. A história conta a aventura do monge Xuanzang para recuperar escritos budistas que estavam na Índia.

Wukong agia como o guarda costa do monge, já que ele era tão forte que podia mover montanhas e também capaz de acompanhar a velocidade de um meteoro. Goku, além de ter também força e rapidez, inicialmente conseguia se transformar em um macaco gigante e mesmo na forma normal apresentava um rabo da criatura.

Imagem de capa do item

Pandora Hearts se inspira em Alice no País das Maravilhas

Pandora Hearts se inspira em Alice no País das Maravilhas para mostrar uma história cheia de ação. O anime é protagonizado por Oz Vessalius, que em seu aniversário de 15 anos é lançado na prisão conhecida como Abyss. Lá ele é salvo por uma Chain, chamada de Alice e também conhecida pelo nome de “Coelho Negro”.

Ao retornar ao seu mundo Oz descobre que se passaram 10 anos desde o dia que foi preso e, agora, o protagonista busca entender o Abyss, Alice e a misteriosa organização Pandora. O anime apresenta a maior parte dos personagens dos livros de Lewis Carroll, alguns de forma mais explícita como a própria Alice e outros mais disfarçada, fazendo com que o espectador precise pensar um pouco mais nas referências usadas.

Imagem de capa do item

Inuyasha é inspirado no Inugami

Inuyasha conta a história de Kagome, que acaba caindo em um poço e sendo mandada para o Japão Feudal, onde yokais dominavam a região, alguns do bem, mas diversos querendo espalhar a maldade e matar os humanos. Logo no começo a garota se encontra com Inuyasha, um meio yokai que irá acompanhá-la em sua jornada.

O personagem de Inuyasha foi inspirado no Inugami, um cachorro que segundo as lendas japonesas é capaz de possuir outras pessoas, concedendo efeitos diversos. Nas histórias, para invocar o yokai é preciso fazer um ritual com restos de cachorros mortos. O irmão de Inuyasha, Sesshoumaru, também é inspirado na mesma criatura.

Imagem de capa do item

Prince Lumiere se inspirou no Príncipe Feliz

Black Clover conta a história de Asta que sonha em se tornar um Rei Mago, apesar de nascer sem nenhuma forma de magia. O anime conta com diversas referências a conto de fadas, como a história de Vanessa ser inspirada em Rapunzel, Grey ter inspiração em Cinderela, além de Kahono ser inspirada em A Pequena Sereia. Mas a trama esconde também uma referência ao livro O Príncipe Feliz de Oscar Wilde, no personagem de Prince Lumiere Silvailion.

A história de Lumiere se inspira no livro de Wilde em vários aspectos, como ser transformado em uma estátua e se encontrar com um pássaro - que em Black Clover é representado por Secre, que tem como sobrenome Swallowtail, que pode ser traduzido para rabo de andorinha. Além disso, ambas as histórias terminam de forma trágica.

Imagem de capa do item

Branca de Neve de Cabelos Ruivos

Akagami no Shirayukihime, ou Branca de Neve de Cabelos Ruivos, conta a história de Shirayuki uma garota que vivia no reino de Tanbarun e era extremamente cobiçada por seus cabelos ruivos, únicos na região. Quando a garota é notada pelo príncipe Raj que queria que ela se tornasse sua amante e então Shirayuki decide fugir do reino.

Durante a fuga ela então conhece o príncipe Zen Wistaria e começa a se aproximar dele, apesar da diferença de status entre os dois. A obra leva o nome de Branca de Neve, mas tem suas diferenças, como não apresentar os 7 anões ou então não ter uma bruxa má. Apesar disso, a maçã envenenada também está presente, mas o antídoto para ela é bem diferente do conto de fadas.

Imagem de capa do item

Ponyo é uma releitura de A Pequena Sereia

A Pequena Sereia é um dos contos de fadas mais populares do mundo, principalmente devido à animação da Disney lançada em 1989, que irá receber uma versão live-action ainda em 2023. Um dos anime mais queridos do estúdio Ghibli, Ponyo, também se inspira no conto de fadas.

Ponyo é uma releitura de A Pequena Sereia, que devido a sua diferença pode passar despercebido por muitos. Assim como o conto de fadas, Ponyo nasceu no oceano, sendo um peixinho dourado ao invés de uma sereia. Após ser resgatada por um garotinho decide se tornar humana para conhecer a terra firme. Apesar dos acontecimentos da jornada de Ariel serem bem diferentes, principalmente devido à Úrsula, a vilã da animação, ambas as obras bebem da mesma fonte: o conto de Hans Christian Andersen.

Imagem de capa do item

Princesa Tutu

Princesa Tutu conta a história de Ahiru (Pato em japonês), uma pata que se transformou em uma humana que faz aulas de balé. Ela se apaixona por Mytho e se torna capaz de se transformar em uma bailarina que se assemelha a um cisne, chamada de Princesa Tutu, e com isso precisa recuperar os pedaços do coração de seu amado, para que ele possa ter sentimentos novamente.

O anime criado por Ikuko Itoh, se inspira em dois contos de fadas diferentes, O Patinho Feio e o Lago do Cisne. O detalhe mais óbvio da inspiração é a protagonista ter o nome de pato e ter uma transformação em uma bailarina com aspectos de cisne extremamente belo e estonteante.

Imagem de capa do item

Os sannins lendários são inspirados em um conto japonês

Os Sannins lendários de Naruto, Jiraiya, Tsunade e Orochimaru são inspirados no conto japonês chamado de O Galante Jiraiya. A história mostra a jornada do ninja que era capaz de utilizar magia de metamorfose para se transformar em um gigantesco sapo.

A inspiração é bem direta, já que os nomes de Jiraya, Tsunade e Orochimaru são mantidos e eles utilizam os mesmo animais, com a diferença que no anime cada um invoca um Sapo, Lesma ou Cobra gigantes ao invés de se transformar em um. Além disso, seus papéis na história continuam os mesmos. Orochimaru trai a vila onde viveu, Tsunade é conhecida pelas habilidades médicas e Jiraiya é um grande aventureiro.

Imagem de capa do item

Fruit Basket e a Grande Corrida

Fruit Basket mostra a história de Tohru Honda, que acaba indo morar com seu colega de classe Yuki Souma e seu primo, Shigure. A garota acaba descobrindo um grande segredo da família Souma, onde treze pessoas daquela família são amaldiçoadas e se transformam em animais do horóscopo chinês quando são abraçados pelo sexo oposto.

Logo no início do anime somos apresentados à Grande Corrida, conto Chinês que explica os animais do zodíaco. A relação das criaturas é usada de inspiração em Fruit Basket, já que no conto os animais participaram de uma corrida para se tornarem os 12 animais do zodíaco - e Kyo representa o gato que havia se tornado amigo do rato, mas é traído por ele e não consegue completar a corrida a tempo.

Imagem de capa do item

As diversas obras inspiradas pela Lenda do Cortador de Bambu

Talvez a Lenda do Cortador de Bambu seja a história japonesa que mais serviu de inspiração para os animes, sendo usada de diversas formas. Seja inspirando personagens como a Kaguya, grande vilã de Naruto, ou então obras inteiras como a animação de 2013 chamada de O Conto da Princesa Kaguya.

O anime conta a história de Kaguya um bebê que foi encontrado dentro de um tronco de bambu. Muitos anos depois ela se tornou uma bela mulher que é cobiçada por cinco nobres, entre eles, o próprio imperador. Vale ressaltar um outro anime inspirado no conto que é Kaguya-Sama: Love is War.

Apesar da história do anime não se parecer nem um pouco com o conto, a protagonista ainda tem vários interesses românticos e seus nomes e personalidade da maior parte dos personagens são os mesmos da Lenda do Cortador de Bambu. Apesar disso, Love is War, é considerado por alguns uma releitura da história clássica.