7 animes de ficção científica que você deveria assistir
7 animes de ficção científica que você deveria assistir
Entre robôs gigantes e futuros apocalípticos
O universo dos animes não se contenta apenas com lutas intensas e garotas mágicas. Ao longo dos anos, diversas produções se arriscaram em contar histórias complexas sobre humanidade e filosofia. Para isso, alguns autores utilizaram ficção científica para tornar suas tramas ainda mais apelativas. Nessa lista, separamos 7 desses animes que merecem a sua atenção. Confira abaixo!
Serial Experiments Lain
Misturando saúde mental, o bug do milênio e tecnologia, Serial Experiments Lain é uma obra complexa e cativante. Nela, acompanhamos Lain, uma jovem comum que presenciou o surgimento do sistema Wired, uma rede capaz de unificar toda a comunicação humana.
Mas, para além do lado positivo dessa nova ferramenta, algo sombrio parece espreitar a invenção e, junto, a vida da garota. Entre e-mails de um estudante morto e uma obsessão por aparelhos eletrônicos, Lain se vê, aos poucos, sendo arrastada para um mundo que não entende completamente.
Parasyte
Lançado em 1988, o mangá Parasyte, ou Kiseijū, estampou os anseios de Hitoshi Iwaaki com relação à modernidade, sua geração e as mudanças que o mundo enfrentava. Entre metáforas, ele criou uma história com invasão alienígena, parasitas e muitos debates filosóficos.
No anime de 2014, temos uma atualização da trama, mas sem esquecer o cerne da questão de Hitoshi. Aqui, conhecemos Izumi Shinichi, um rapaz que mora com os pais em Tóquio. Sua vida vira de cabeça para baixo quando uma invasão alienígena leva um parasita a controlar sua mão direita.
Code Geass: Lelouch of the Rebellion
Entre mangás, animes e jogos, Code Geass já causou um nó na cabeça do público. Mas, aqui, focaremos no anime de 2006 com design de personagem da CLAMP, Code Geass: Lelouch of the Rebellion. Nele, adentramos uma sociedade que vive sob uma política complicada que parece estar a ponto de ruir.
Em seu centro temos Lelouch Vi Britannia, descendente real da família Britannia, que foi vendido para o Japão junto com sua irmã, Nunnally. Após uma guerra que se inicia entre Britannia e Japão, os dois irmãos são adotados pela família Ashford. Sete anos mais tarde, Lelouch descobre um poder adormecido, o Geass, que o permite se vingar de Britannia pelos horrores que enfrentou por conta da guerra.
Steins;Gate
Steins;Gate é o tipo de produção que, quanto menos se sabe, melhor. Aqui, conhecemos Rintaro Okabe, um autoproclamado "cientista louco", que dirige o "Laboratório de Dispositivos do Futuro" em um apartamento junto com seus amigos, Mayuri Shiina, Itaru "Daru" Hashida e Makise Kurisu. As brincadeiras com o conceito de “cientista maluco” começam a ganhar um novo contexto quando viagem no tempo, mensagens do futuro e um microondas surgem na trama.
Trigun Stampede (2023)
Lá vem o Ciclone Humano! Trigun Stampede é uma atualização do mangá de 1996 de Yasuhiro Nightow, mas também do anime de 1998. Na nova produção, reencontramos Vash, um pistoleiro que viaja de cidade em cidade escondendo um passado duvidoso.
Conhecido como o Ciclone Humano por trazer consigo devastação e desgraça, uma jornalista decide descobrir a verdade por trás de Vash. Porém, o que ela encontra é um passado distorcido que dão maiores detalhes sobre o surgimento do futuro apocalíptico em que vive.
Inuyashiki
Se Parasyte é uma ficção científica que mostra os medos do futuro, Inuyashiki extrapola essa questão ao criar um embate de gerações. Nele, um homem de 58 anos de idade e um jovem do ensino médio são mortos pelo o que parece ser a colisão de uma nave alienígena. Tentando resolver a situação, as entidades presentes na nave recriam seus corpos com tecnologia avançada.
Enquanto o velho Inuyashiki Ichirou vê nessa mudança a possibilidade de uma segunda chance para fazer sua vida valer a pena; O jovem Hiro Shishigami vê nessa experiência traumática um motivo para tratar a vida ao seu redor como algo insignificante. Essas duas ideias conflitantes criam uma situação insustentável que promete mudar todo o mundo.
Pluto
E por que não falar de Pluto, anime que chegou recentemente à Netflix? Inspirado por Astro Boy de Osamu Tezuka, em Pluto, Naoki Urasawa reinterpreta a história como um suspense misterioso.
Centrado em Gesicht, caímos de paraquedas na investigação de uma série de mortes de robôs e humanos. Pluto é uma obra instigante do início ao fim que, quanto menos se sabe, mais se ganha.