10 animes clássicos que definiram uma geração
10 animes clássicos que definiram uma geração
Animes que todo mundo se lembra com carinho!
Os animes fazem parte da vida das pessoas há décadas, com obras clássicas abrindo portas no mercado brasileiro e sendo exibidas na TV aberta, cativando os fãs e, claro, marcando uma geração. Você com certeza se lembra da época em que muitos animes eram exibidos nas emissoras, formando um público que se mantêm fiel às obras japonesas até os dias de hoje.
Sabendo disso, preparamos uma lista com 10 animes clássicos que marcaram uma geração e que o público lembra com muito carinho. Será que o seu está na lista?
Samurai X
Samurai X, também conhecido como Rurouni Kenshin foi uma série exibida no Brasil pela Rede Globo nos anos 2000. Por ser um anime repleto de violência, algumas cenas acabaram sendo cortadas para serem exibidas na TV aberta e para o público infantil. Nos anos seguintes o anime também chegou a ser exibido pela Cartoon Network, Ulbra TV e Animax, se tornando um marco para o gênero que explora a vida e jornada dos samurais em um período mais antigo.
A história nos apresenta um samurai sanguinário que, após a Revolução Japonesa, se tornou um andarilho que vagava sem rumo por seu país. Deixando de ser um assassino e buscando uma redenção, ele passou a dedicar sua vida a proteger os mais fracos, tendo que enfrentar desafios envolvendo inimigos do passado e de seu presente.
Pokémon
O anime dos monstrinhos mais simpáticos que já conhecemos: Pokémon! Você com certeza se lembra de Ash e toda a sua jornada ao lado de Misty e Brock para se tornar um Mestre Pokémon. Nós vamos junto com o trio de amigos, desbravando o incrível universo repleto de seres poderosos, fofos e lendários.
Esse anime foi um dos primeiros que apresentou um universo com monstros para o público e cativou os que assistiam, se tornando uma franquia de sucesso que até mesmo vendia inúmeros produtos para crianças e adultos. É impossível olhar para Pokémon e não entender que esse foi um dos principais animes que apresentou esse tipo de narrativa ao público.
Cowboy Bebop
Cowboy Bebop é um anime épico e que levou o público a viver aventuras interestelares! Uma obra à frente de seu tempo, nessa história a humanidade foi prejudicada após um incidente que prejudicou o sistema solar e em pleno ano de 2071, os humanos vivem em outros planetas. Apesar de estarmos falando de um amplo universo, outra coisa que se ampliou foi também a criminalidade, levando algumas pessoas a se tornarem caçadores de recompensa que caçam bandidos.
Essa é uma obra aclamada pelos fãs e pela crítica, sendo um dos maiores animes de ficção científica já criados!
Neon Genesis Evangelion
Mais uma série aclamada de ficção científica, mas dessa vez do gênero Mecha, Neon Genesis Evangelion apresenta um universo pós-apocalíptico repleto de batalhas monumentais entre robôs gigantes controlados por humanos e seres misteriosos chamados de Anjos.
Ele marcou uma geração não só pela forma como abordou o tema Mecha, mas também por mesclar mitologia oriental e ocidental, psicanálise e conceitos filosóficos para compor seus personagens. Desde que foi lançado, nenhuma outra obra de ficção se igualou a essa!
Astro Boy
Astro Boy é um clássico da indústria japonesa e uma das maiores franquias em termos de duração entre os animes. Essa é uma série que conta com inúmeros filmes, séries e spin-offs revelando mais do universo que foi criado por Osamu Tezuka. Desde 1963, Astro Boy se tornou uma referência no que diz respeito a histórias envolvendo robôs.
A trama apresenta um universo único onde humanos e robôs conseguem coexistir socialmente e o protagonista - chamado Astro - é um desses robôs, sendo criado pelo Dr. Tenma, o Ministro da Ciência do Japão. O doutor queria substituir seu filho morto em um acidente de carro por um androide autônomo que viveria eternamente.
Os Cavaleiros do Zodíaco
Se você é uma das pessoas que acompanhou a indústria nacional de animes na década de 90, com certeza teve Os Cavaleiros do Zodíaco como um marco na sua vida. Ele fez sua estreia na extinta Rede Manchete e teve alguns episódios exibidos também na Band, Cartoon Network e Rede TV. Este foi um dos grandes responsáveis por abrir portas para esse tipo de produção em nosso país!
A série que marcou época ao redor do mundo apresentava a história de Seiya, um adolescente que se tornou um cavaleiro de Atena e recebeu a Armadura de Pégaso. Mesclando mitologia grega, romana e elementos das animações japonesas - além de personagens cativantes - Os Cavaleiros do Zodíaco foi um dos animes mais populares por muito tempo e até hoje mantém uma comunidade muito grande de fãs.
Dragon Ball
Impossível falar de animes clássicos e não citar Dragon Ball, de Akira Toriyama. Essa obra está em andamento até hoje com o mangá de Dragon Ball Super e passou por inúmeras mudanças desde que sua obra clássica terminou, mas isso não muda o fato de que toda uma geração torceu pelo pequeno Goku.
Inicialmente, Goku era uma criança com cauda de macaco que tinha muita facilidade com artes marciais e foi desenvolvendo seu talento ao longo dos anos, participando de Torneios Mundiais de Artes Marciais, onde frequentemente se dava bem. Ele enfrentou muitas ameaças para sua pouca idade, mas sua história se tornou um dos shounens mais famosos de todos os tempos!
Sailor Moon
O anime de Sailor Moon marcou o gênero shoujo para sempre, sendo uma obra voltada para o público feminino, mas que se tornou um sucesso geral que perdura por anos! Na trama, nós conhecemos a jovem Usagi Tsukino, uma garota romântica que, na verdade, é a reencarnação de uma guerreira que luta em nome do amor e da justiça, sendo a guardiã do Planeta Terra.
Entre dramas juvenis, romances, amizades e muitos inimigos poderosos, Sailor Moon se destacou por trazer feminilidade em uma obra repleta de ação e boas lutas, mostrando que não são só shounens que entregam esse tipo de enredo.
Slam Dunk
Slam Dunk é um grande marco e está entre os maiores clássicos quando o assunto são os animes de esporte! Usando o basquete como ferramenta narrativa, o anime conta a história de um jovem rebelde e mulherengo chamado Hanamichi, que se descobre um amante do basquete graças a uma dessas garotas.
Após ser rejeitado inúmeras vezes e querendo impressionar uma paquera, ele realiza o desejo da menina de que ele faça uma “enterrada” na cesta, impressionando a jovem. Claro que o destino se encaminharia para que Hanamichi logo entrasse para o time de basquete de sua escola e mostrasse o espírito esportivo de mãos dadas com as amizades que fez
Akira
Apesar de não se tratar de um anime, mas sim de um filme com características e elementos da animação japonesa, Akira é um grande marco mundial para a indústria desse tipo de produção. Apesar do filme não adaptar toda a história que temos no mangá, ele foi o suficiente para ser um dos primeiros sucessos de anime em solo americano e se tornar uma grande referência da cultura pop mundial.
Não só o enredo, mas a própria animação - que contava com muito mais quadros por minuto que qualquer outra - se tornaram referência e são estudados até os dias de hoje por grandes animadores e toda a indústria. É impossível falar de uma obra clássica que marcou a história e não lembrar desse filme incrível de ficção científica em um Japão pós-apocalíptico.