8 animes dos anos 80 e 90 que envelheceram mal
8 animes dos anos 80 e 90 que envelheceram mal
Esses animes são difíceis de maratonar nos dias de hoje
Uma boa obra fictícia geralmente precisa ser atemporal, ou seja: ser feita e pensada de uma forma que sua mensagem não se perca ao longo do tempo, assim como toda a sua produção não se torne datada. Claro que essa é uma tarefa difícil, ainda mais quando falamos de animes. O fato das animações evoluírem com o passar dos anos e os traços de personagens irem mudando podem dificultar ainda mais a tarefa de tornar um anime uma obra que resiste ao tempo.
Sabendo disso, hoje vamos te contar quais são os 8 animes dos anos 80 e 90 que envelheceram mal e os motivos que levaram a isso.
Monster Rancher
Apesar de Monster Rancher ter chegado ao Brasil apenas nos anos 2000, essa obra fez sua estreia ainda na década de 90. Essa é uma história que se baseia nos games de mesmo nome, projetados pela Tecmo e apresenta a história de Genki: um jovem viciado em videogames e que compete por aí. Um certo dia, ao ganhar uma dessas competições, o garoto recebe um jogo misterioso que ainda não foi lançado…
Quando vai jogá-lo é que a surpresa acontece e ele é transportado para dentro do game, tendo que conviver com outros personagens. Mas, como você pode notar, esse anime não tem nada de especial e não é diferente de outros animes do mesmo gênero.
Shurato
Shurato ficou muito popular na época da extinta TV Manchete, tendo uma abertura épica que chamava a atenção do público. Mas, apesar de ter tomado conta da programação na época, Shurato era mais um anime de personagens com armadura e logo ficou conhecido como “uma cópia de Os Cavaleiros do Zodíaco”. Claro que até os dias de hoje esse é um anime que tem os seus fãs, mas a comparação com CDZ dificultou as coisas e a obra acabou envelhecendo mal.
Robotech
Robotech a princípio se mostrou inovadora, já que era um gênero envolvendo ficção científica e lutas, algo que não era muito visto na época. Assim, tanto o anime quanto seus brinquedos fizeram muito sucesso e foram muito vendidos ao redor do mundo. Porém, assistir ao anime nos dias de hoje pode ser extremamente cansativo, principalmente pelas quantidades excessivas de edição.
Muitas partes relevantes foram retiradas, tornando praticamente impossível que o telespectador veja os episódios originais.
Bubblegum Crisis Tokyo 2040
Bubblegum Crisis Tokyo 2040 foi visto como um anime incrível assim que foi lançado, porém, muitas coisas mudaram desde aquela época. Essa é uma trama que aborda o capitalismo e as tecnologias sendo usadas sem nenhum tipo de restrição ou controle, arruinando toda a sociedade e fazendo uma crítica clara a tudo isso.
Mas a reinicialização da série de TV não teve a pegada divertida que o anime clássico tinha, se levando muito a sério e sendo quase sombrio, demorando demais para desenvolver a história. Isso acaba atrapalhando até mesmo na formação da equipe principal, que demora a ser estabelecida e a de fato lidar com os boomers.
Os Cavaleiros do Zodíaco
Calma fãs, sabemos e respeitamos muito o carinho e apego que vocês tem com os Cavaleiros do Zodíaco. Mas você precisa admitir que esse é um anime com poucas cenas de ação e bem arrastado, ganhando cenas de luta empolgantes só no arco das Batalhas das 12 Casas. Sabemos que existem sim momentos relevantes no início da série, mas é mesmo um roteiro lento e que demora a acontecer. Possivelmente, quem pega CDZ para assistir nos dias de hoje pode acabar com um pouco de sono.
Samurai Warriors
Samurai Warriors é mais um exemplo de anime que foi considerado uma cópia pelos fãs de Os Cavaleiros do Zodíaco e acabaram não agradando o público quando foi exibido. Isso nos faz questionar: se na época em que animes com personagens usando armaduras estavam em alta, Samurai Warriors não agradou… Imagine nos dias atuais!
Além disso, o seu enredo, além de muito simplista, faz com que os heróis precisem vencer o vilão principal duas vezes!
Beast Wars II
Beast War II é um spin-off de animação Mecha, para aqueles que gostam de assistir robôs gigantes, como os Transformers. Porém, os fãs de Transformers podem acabar se atraindo pela estética, mas se decepcionando com a história. Como é voltado para um público mais jovem, ele tende a ser mais bobo e usa comédia em momentos bem inesperados de cada episódio, ou seja, não parece ser algo que prenda alguém nos dias de hoje.
Cutie Honey
Esse é um anime muito conhecido por seu fanservice excessivo, onde as personagens femininas são “atrevidas” sem nenhum motivo que acrescente na trama. Mesmo sendo um criador de tendências e importante para o gênero com “garotas mágicas”, esse anime acaba perdendo um pouco em sua história e traços, o que pode afastar o público recente.