Andrew Garfield: Fatos e curiosidades sobre o ator que interpretou o Homem-Aranha
Andrew Garfield: Fatos e curiosidades sobre o ator que interpretou o Homem-Aranha
Tudo que você precisa saber sobre a vida e carreira do ator Andrew Garfield
Andrew Garfield deixou sua marca na história do cinema de super-heróis após interpretar Peter Parker na saga O Espetacular Homem-Aranha, que teve um fim abrupto em 2014. Mas recentemente, ele se tornou um dos atores mais comentados pelos fãs devido a sua possível aparição em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, que poderia ser sua estreia no MCU.
Seja por contratos ou apenas uma triste verdade, Garfield insiste em negar seu retorno ao traje do teioso. Parece que só vamos descobrir de vez quando o filme estrear, mas enquanto dezembro não chega, vamos relembrar fatos e curiosidades interessantes sobre um dos Homens-Aranhas mais divisivos.
Sotaque britânico
Por causa de seu sotaque britânico, muita gente acredita que Andrew Garfield nasceu na terra da Rainha Elizabeth, mas na verdade o ator nasceu no paraíso das estrelas de Hollywood: Los Angeles, na Califórnia. Acontece que sua família é parte britânica e o ator foi morar no Reino Unido ainda pequeno, quando tinha apenas três anos.
No passado, Garfield costumava falar de suas duas pátrias com bastante orgulho, afirmando se sentir igualmente em casa nos dois países. Mas em uma entrevista de 2019, ele revelou que seu sentimento havia mudado.
Ao ser perguntado se ele se considerava mais britânico ou americano, Andrew respondeu: “Eu me considero mais judeu que qualquer coisa. Tenho uma relação de amor e ódio com ambos os países e eu costumava ter muito orgulho de meus dois passaportes. Hoje, eu sou ligeiramente menos orgulhoso.” A mudança veio ao perceber o que seus países haviam se tornado, com a ascensão de Trump e o movimento xenofóbico que levou ao Brexit, uma vez que o ator é extremamente engajado com causas sociais.
Andrew Garfield fez Doctor Who?
Pouco depois de fazer sua estreia na televisão britânica, no drama adolescente Sugar Rush, Andrew Garfield surpreendeu a todos ao conquistar um pequeno papel na maior epopéia espacial da BBC: Doctor Who.
Ele apareceu em apenas dois episódios, Daleks in Manhattan e Evolução dos Daleks, acompanhando o Décimo Doutor, interpretado por David Tennant, em uma investigação que expõe um perigoso culto de Daleks operando secretamente na Nova York de 1930. Sua atuação foi muito elogiada por fãs e críticos.
Brasileiro do Facebook
Sua carreira deslanchou em 2010 graças ao seu papel no filme A Rede Social. Nesta época, o Facebook ainda era muito popular e todos queriam conhecer a história de como tudo começou. Só não esperavam encontrar ao lado de Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg, um brasileiro: Eduardo Saverin, co-criador do Facebook.
Inicialmente, o diretor queria que Andrew vivesse o famoso Zuckerberg, mas devido a bondade inconfundível que enxergou no ator, chegou a conclusão que ele convenceria mais como Eduardo. A crítica adorou e sua atuação foi nomeada a diversos prêmios, incluindo o BAFTA e o Globo de Ouro.
O Espetacular Homem-Aranha
Não foram só os críticos que gostaram do trabalho de Garfield. Em 2012, o ator estreou como o segundo Homem-Aranha dos cinemas em O Espetacular Homem-Aranha, do diretor Marc Webbs. Sua versão do personagem era muito mais malandrona e dispensou dublês em diversos momentos de ação.
Apesar de convencer bastante como Peter Parker, muita gente não curtiu ver seu lado heróico. Ele retornou para uma sequência em O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro, contracenando com Emma Stone como Gwen Stacy, mas a trilogia nunca chegou a ser concluída. Mesmo após ter sido oficialmente anunciado, O Espetacular Homem-Aranha 3 acabou sendo cancelado e Tom Holland assumiu o manto do herói.
Por que O Espetacular Homem-Aranha 3 foi cancelado?
Existem diversas hipóteses que poderiam justificar o cancelamento repentino de O Espetacular Homem-Aranha 3. Para começar, seu antecessor não foi bem recebido pelos fãs e pela crítica na época, diminuindo a confiança dos executivos na trilogia que seria vista como um investimento de risco. Aí veio o grande escândalo de hackeamento que os servidores da Sony sofreram em 2014 e não tinha muito como o filme sobreviver.
Um rumor curioso sobre o trágico destino do filme envolve o Brasil. Dizem que Andrew Garfield foi convocado para uma festa de gala durante a Copa do Mundo de 2014 para ser apresentado a investidores importantes da Sony. Apesar de ter viajado para o Brasil, o ator teria cancelado de última hora por não se sentir bem, irritando os acionistas que teriam pedido o seu desligamento por falta de profissionalismo. Será?
Andrew Garfield está no clipe do Arcade Fire
Falando em profissionalismo, Tom Holland quebrou a internet quando apareceu fantasiado de Rihanna em 2017 para dublar a música Umbrella no programa americano Lip Sync Battle, impressionando por sua dedicação, mas ele não foi primeiro Homem-Aranha a ter um momento musical memorável em sua carreira.
Em 2014, Andrew Garfiel apareceu em um videoclipe polêmico da banda indie Arcade Fire. De vestido e peruca, ele interpreta uma pessoa LGBTQ+ abraçando a sua identidade ao som da música “We Exist” e denuncia toda a violência que esta comunidade sofre por simplesmente existir. Sua próxima aparição musical acontecerá nos cinemas ainda este ano no filme Tick, Tick... Boom! de Lin-Manuel Miranda.
Mas o Andrew Garfield é gay?
Apesar de estar constantemente em defesa da comunidade LGBTQ+, Andrew Garfield é um homem hétero. A questão é que ele não deixa este rótulo definir a complexidade de sua experiência afetiva. Mesmo que não sinta atração por rapazes em circunstâncias comuns, o ator prefere não se fechar para a possibilidade.
“Meu modo de encarar a vida é que eu tento sempre abraçar o mistério de não estar no comando,” explicou para a revista OUT em 2018, “Eu tenho uma abertura para qualquer impulso que possa surgir em mim a qualquer momento.”
Por que Andrew Garfield e Emma Stone terminaram?
Inclusive, durante as gravações de O Espetacular Homem-Aranha, Andrew Garfield acabou se apaixonando pela atriz que interpretava seu par romântico, Emma Stone. Não era incomum encontrá-los juntos em público, trocando carícias e fugindo dos paparazzi das maneiras mais criativas possíveis.
O namoro de Andrew e Emma durou três anos, chegando ao fim em meados de 2015. O motivo parece ter sido as agendas apertadas dos astros de Hollywood, que precisavam passar muito tempo em países diferentes por causa do trabalho. Durante o tempo que passaram juntos, ficaram conhecidos por seu forte engajamento social.
Vencedor do Tony Awards
Defender a comunidade LGBTQ+ acabou lhe rendendo um prêmio inesperado, o Tony Awards, que é o equivalente ao Oscar do mundo do teatro. O ator participou de uma montagem da renomada peça Angels in America no papel principal de Prior Walter, um homem gay que acaba contraindo AIDS no surto da doença nos anos 80.
Inicialmente, ele foi chamado para encenar para o público britânico em uma pequena turnê. A performance foi gravada e exibida em cinemas de todo o mundo. O sucesso foi tão grande que o elenco londrino acabou sendo convidado para performar na Broadway, onde Andrew foi indicado e ganhou o prêmio de Melhor Ator Principal em uma Peça.
Nomeado ao Oscar
Mas antes de ganhar aclamação no teatro, a atuação estupenda de Andrew Garfield chamou a atenção da Academia do Oscar. Em 2017, ele foi indicado ao prêmio de Melhor Ator por seu trabalho no emocionante longa Até o Último Homem (Hacksaw Ridge no original).
Neste filme de guerra dirigido por Mel Gibson, Andrew interpreta um soldado que recebe Medalha de Honra após participar da Batalha de Okinawa sem usar nenhuma arma. O drama do personagem para manter sua ideologia pacifista enquanto cuidava dos feridos no meio de uma guerra comoveu o mundo e levou o ator bem próximo de conquistar uma estatueta.
Sem Volta Para Casa
O que nos leva a sua aguardada possível participação no Universo Cinematográfico da Marvel. Mas enquanto muitos fãs querem o ator De Volta ao Lar, analisando os caminhos de sua carreira parece mais provável que ele esteja Sem Volta Para Casa. E é o que o ator vem repetindo desesperadamente em suas recentes entrevistas.
Seus anos como Homem-Aranha foram espetaculares, mas desde que abandonou o uniforme do herói, Andrew vem trabalhando duro para conquistar prestígio entre os apreciadores de cinema cult. Seria uma escolha de carreira curiosa retornar a seus tempos de super-herói, mas com o dinheiro certo nesta indústria, ninguém fica muito tempo Longe de Casa.