Almirante Thrawn: Tudo sobre o inimigo de Ahsoka em Star Wars
Almirante Thrawn: Tudo sobre o inimigo de Ahsoka em Star Wars
Quem é o homem que Ahsoka procura em The Mandalorian?
A essa altura Star Wars deixou bem claro que o Imperador Palpatine é um exímio estrategista com a habilidade de planejar centenas de passos à frente de seu inimigo. Fora dos filmes, há outro vilão capaz de rivalizar e possivelmente superar seu intelecto: o temível Grão-Almirante Thrawn.
Entre os pouquíssimos alienígenas com alta patente no Império, ele supera todos adversários com armadilhas sofisticadas e quase inescapáveis. Suas proezas arrepiaram todos que assistiram as séries animadas ou leram os livros da saga, mas tudo indica que ele finalmente fará sua estreia em live action em Star Wars: Ahsoka. Chegou a hora de descobrir tudo sobre o Grão-Almirante Thrawn.
Quem é o Grão-Almirante Thrawn?
Mitth'raw'nuruodo, ou simplesmente Thrawn, é um alienígena vindo das Regiões Desconhecidas da galáxia. De pele azulada e olhos vermelhos, suas maquinações conquistaram a atenção do próprio Imperador. Ao ouvir sobre seus feitos entre seu povo, os Chiss, Palpatine o incorporou no império com uma patente mediana e um subordinado direto, Eli Vento.
Suas conquistas para o Império impressionaram tanto que ele escalou rapidamente na pirâmide militar, alcançando em meses a patente de Grão-Almirante. Sua ascensão atraiu a fúria de senadores e outras figuras importantes que se sentiam ameaçados por um alienígena tão realizado. Com as alianças certas, ele conseguiu eliminar qualquer inimigo em seu caminho, procurando sempre o melhor para o Império.
Quem são os Chiss?
Os Chiss são uma raça bastante temida na Orla Exterior, mas muito pouco é conhecido sobre esse povo além de lendas. Eles são originários do planeta Csilla, governados pela impressionante Ascendência Chiss — quase como um Império das Regiões Desconhecidas.
Seus espiões são mestres do disfarce e usam peles falsas para se infiltrar em outros governos, como no próprio Império. As mulheres, quando jovens, podem ter a capacidade de receberem visões da força. Elas são chamadas de “caminhantes do céu” (no original, Sky-walker).
Mestre Estrategista
Parte do que torna Thrawn um oponente tão formidável é sua capacidade sobre humana de formular estratégias. Nada escapa seu olhar aguçado, tornando muito difícil que seja superado. Ele tem um apreço especial por entender o passado e a cultura de seus adversários, descobrindo novas maneiras de machucá-los e controlá-los.
Dificilmente comete o erro de subestimar seus inimigos, mas não tem muito apreço por seres sensíveis à Força, o que acaba sendo sua ruína. Thrawn não foi derrotado, de fato, nenhuma vez em todas suas aparições oficiais em Star Wars. Parece que Ahsoka terá muito trabalho pela frente...
O Terror da Insurgência
Apesar da sua exímia habilidade militar, Thrawn tem muita dificuldade em entender as nuances políticas de Coruscant. Ele precisou de aliados para garantir a sua ascensão, assim conheceu a Governadora Arihnda Pryce, de Lothal. Graças a ela e sua vitória em Batonn, Thrawn se tornou líder de uma das maiores frotas do Império — a Sétima Frota.
Claro que isso teria um preço. Antes mesmo de uma Aliança Rebelde, haviam pequenas células de insurgência que traziam problemas ao Império e Pryce precisava de ajuda para enfrentar a de seu planeta. Para isso, ela cobrou um favor de Thrawn que cercou completamente os insurgentes. Ele só não os destruiu por completo devido a interferência do jedi Ezra Bridger.
Maiores vitórias da carreira
Lutando pelo Império, Thrawn foi responsável por grandes vitórias contra as primeiras células da Rebelião. Ele assumiu o comando da Vespa Trovejante durante a Batalha de Umbara. Seu superior se mostrou inapto para liderar esforços de combate, então ele decidiu tomar a iniciativa e venceu a batalha. Isso irrita os figurões do Império, mas como protegido do Imperador, Thrawn se safa pela insubordinação.
Outro momento decisivo de sua carreira foi a Batalha de Batonn. Ela aconteceu após uma reunião entre grandes Almirantes do Império a mando de Tarkin. O arrogante Donassius exigia um ataque imediato, mas Thrawn sabia que precisava de tempo para estudar seus adversários. O Almirante Durill ficou com a Batalha de Batonn. Thrawn observou seu fracasso como modo de aprender as táticas dos inimigos e só então entrou na guerra destruindo qualquer resistência.
Trilogia Thrawn: A Lenda Original
Antes da compra de Star Wars pela Disney, Thrawn foi a grande ameaça do futuro da saga em uma trilogia de livros escrita por Timothy Zhan. Passados cinco anos após o final de O Retorno de Jedi, Thrawn surge dos confins das Regiões Desconhecidas para controlar o que restou do Império contra Luke, Leia, Han Solo e toda a Aliança Rebelde.
A trilogia é composta por Herdeiro do Império, A Ascensão da Força Sombria e O Último Comando. Por muitos anos, esse foi o final verdadeiro da saga no coração dos fãs, mas hoje em dia essas histórias receberam o selo de “Legends” (ou seja, fora do cânone). Ainda assim, muitos elementos populares têm ressurgido nas animações e possivelmente nas séries.
Aliança com Darth Vader
Quando Thrawn foi apresentado ao Imperador, ele revelou que Anakin Skywalker já havia encontrado o Chiss durante as Guerras Clônicas. Thrawn ajudou o jedi a salvar sua esposa, Padmé Amidala, que havia desaparecido em uma missão para encontrar sua ajudante.
Eles cooperaram mais uma vez durante a Era do Império, mas dessa vez Anakin já havia se tornado Darth Vader. Eles investigaram uma perturbação na Força no distante planeta Batuu. O incidente estava relacionado a uma raça pouco conhecida, os Grysk. Ambas as histórias fazem parte do livro Thrawn: Alianças.
Por que Ahsoka procura por Thrawn?
Em Rebels, Thrawn enfrenta uma célula Rebelde bastante próxima de Ahsoka. Sob o codinome Fulcrum, ela foi uma informante da Esquadrão Fênix. Em suas missões, Ahsoka ajudou Kanan Jarrus a treinar Ezra Bridger em um jedi completo. O menino acaba a salvando de um fatídico fim quando ela enfrenta seu ex-mestre, Darth Vader.
Nessa ocasião, ela admite que deve sua vida a Ezra. No final da série, o garoto põe em prática um plano ardiloso para derrotar Thrawn que termina com os dois saltando para algum lugar desconhecido pelo hiperespaço. Ahsoka se junta à mandaloriana Sabine Wren para procurá-lo, como uma forma de pagar sua dívida, e é por isso que ela está atrás de Thrawn em The Mandalorian.
O outro Mikkelsen
Em Star Wars: Rebels, Thrawn intimida especialmente pelo seu jeito de falar: sempre manso, mas terrivelmente ameaçador. Muitos podem ter se lembrado do ator Mad Mikkelsen por seus papéis densos, como em Rogue One: Uma História Star Wars, mas na verdade quem dubla Thrawn é seu irmão mais velho: Lars Mikkelsen.
Lars é mais conhecido nos cinemas por aparecer em produções dinamarquesas, mas você pode reconhecer seu rosto de grandes séries da Netflix — como House of Cards e The Witcher. Ele também emprestou sua voz ao pavoroso Zabuza Momochi na versão dinamarquesa de Naruto, então sabemos que Lars já está acostumado a viver vilões de gelar a espinha.
O Futuro de Thrawn
Até agora, todas as histórias em que Thrawn apareceu ocorreram na época das Guerras Clônicas ou durante a Era do Império. Desde que ele foi sequestrado por Ezra no final de Rebels, não temos notícia do seu paradeiro, mas isso está prestes a mudar.
Thrawn foi quem ensinou o Imperador Palpatine dos segredos das Regiões Desconhecidas, onde boa parte da Frota Imperial se escondeu até A Ascensão Skywalker. Nos livros, seu objetivo secreto em se aliar ao Império foi forjar uma aliança para enfrentar um mal ainda pior.
Será que veremos esse novo exército maligno na nova série da Ahsoka? Qual seu papel na transição do Império para a Primeira Ordem? Só vamos descobrir quando as novas séries de Star Wars chegarem na Disney+.
Ordem Cronológica de Thrawn
A história de Thrawn inicia nos livros e depois passa a intercalar com as animações. Para começar, você pode optar tanto pelo livro Star Wars: Thrawn quanto pela série em quadrinhos de mesmo nome. As HQs se dividem em seis edições que resumem os eventos do livro. Depois, pode começar a assistir a terceira temporada de Star Wars: Rebels.
Thrawn aparece nos seguintes episódios: Dentro da Sombra, Os Heróis de Hera, Um Infiltrado, Missão de Reconhecimento, Pelos Olhos Imperiais, Carga Secreta e Zero Hora.
Em seguida, vem o livro Thrawn: Alliances e a primeira parte da quarta temporada de Rebels. Thrawn está presente nos seguintes episódios: Voo do Defender, Parentesco, Assalto Rebelde e Cavaleiro Jedi.
Antes da sua aparição final, temos o livro Thrawn: Treason. Por fim, ele retorna no final de Rebels, no episódio Reunião e Despedida de Família. Há menções significativas a seu nome no livro Marcas da Guerra: Fim do Império e no capítulo A Jedi de The Mandalorian, ambos na era da Nova República.
Uma nova trilogia de livros contando sua origem está sendo lançada, chamada Thrawn Ascendency.